16 de junho de 2019

Provérbios 2.9-22

A Sabedoria Que Faz a Diferença
Provérbios 2.9-22

(IP Tatuapé – Junho de 2019 – Culto da Noite)


Introdução
Na última semana, tive o privilégio de expor ensinos nos versos 1 a 8 deste capítulo e hoje, temos o privilégio de olhar para os versos finais deste capítulo 2 de Provérbios. Levantamos na última semana uma consideração sobre este capítulo 2, como sendo um complemento do capítulo 1 e uma interligação com o capítulo 3. Três palavras são muito importantes: 
·      Capítulo 1, verso 8: OUVE; 
·      Capítulo 2, verso 1: ACEITE; 
·      Capítulo 3, verso 1: LEMBRE. 
Essas palavras parecem querer nos levar a uma atitude a respeito da Sabedoria necessária para viver. Também levantamos outro conceito: a Verdadeira Sabedoria de que trata o verso 7, do capítulo 2, é aquela atitude para com as realidades da vida que nos conduzem a perceber e desfrutar de Deus nas coisas da vida. 
Na última semana, vimos como é que se manifesta a Sabedoria que Constrói um Coração Reto, um coração que não se desvia deste propósito de se encontrar com Deus na vida. Hoje, veremos, como comentamos naquele dia, o outro lado da moeda, a comparação entre o justo e o ímpio, entre o homem que teme a Deus e o que não teme, entre aquele que vive e experimenta Deus e aquele que vive longe e alheio a Deus. 
Olharemos para este texto e buscaremos o seu ensino sobre A SABEDORIA QUE FAZ A DIFERENÇA, AQUELA QUE CONSTRÓI UM CORAÇÃO SENSÍVEL AO SENHOR E COMO O ÍMPIO DEIXA O SEU CORAÇÃO LONGE DO SENHOR. 
Eu te convido a buscar avaliar a si mesmo, com a finalidade de perceber como a SABEDORIA está trabalhando em você e o que ela está te mostrando, como você reage à sabedoria que faz a diferença, diferença entre o homem que teme ao Senhor e o que não teme. 

A Verdadeira Sabedoria Faz a Diferença Quando Ela Te Faz Buscar Um Viver Mais Profundamente Refletido

Então, entenderás justiça, juízo e equidade, todas as boas veredas. Porquanto a sabedoria entrará no teu coração, e o conhecimento será agradável à tua alma. O bom siso te guardará, e a inteligência te conservará  (Provérbios 2.9-11).
Antes de começar a nossa consideração, devemos nos lembrar que o contraste JUSTO X ÍMPIO é uma temática muito repetida nas Escrituras. Desde o início veremos o mundo dividido entre: FILHOS DE DEUS – FILHOS DOS HOMENS; FILHOS DA LUZ – FILHOS DAS TREVAS; JUSTOS – ÍMPIOS; OS QUE AMAM A DEUS – OS QUE NÃO AMAM A DEUS; OS QUE TEMEM A DEUS – OS QUE NÃO TEMEM. Este ponto estará diante de nós mais uma vez. A Escritura, sempre trabalha nos chamando a refletir sobre de que lado estamos nós caminhando, qual é o caminho que estamos trilhando e constantemente as Escrituras nos lembram que é preciso trilhar o CAMINHO DA VIDA e saber que ele é único.
Então entenderás (Athz Tavin)– Como vimos na última semana, estamos tratando da INTERNALIZAÇÃO da VERDADEIRA SABEDORIA e como ELA CONSTRÓI UM CORAÇÃO RETO. Este ponto, que é uma espécie de refrão do capitulo (veja o verso 5), propõe uma espécie de conclusão. Em outras palavras: A VERDADEIRA SABEDORIA TE LEVARÁ A UM ENTENDIMENTO NOVO. Entender é um processo de compreensão cognitiva da vida. A expressão hebraica “Athz Tavin” indica um processo de avaliação de um assunto, sob o controle de premissas da VERDADEIRA SABEDORIA. A verdadeira sabedoria te habilita a fazer um trabalho avaliativo, profundo. Você precisa compreender que isso é importante. Você não pode continuar vivendo sem de fato considerar atentamente o que significa viver.
Justiça, juízo, equidade todas as boas veredas– sim, esses são exemplos de uma mente que consegue discernir com mais clareza os fatos da existência. Ela passa a ter discernimento de quais são os bons caminhos. A Bíblia usa muito essa figura: O CAMINHO. Constantemente, as Escrituras nos convocam a perceber e discernir o caminho que estamos trilhando. O próprio Senhor Jesus aplicou a si mesmo essa figura, dizendo que ELE ERA O CAMINHO. Você precisa considerar melhor os caminhos que está trilhando. Homens e mulheres de Deus não podem confundir o caminho e não podem deixar de pensar muito bem, porque eles são habilitados a PERCEBER AS BOAS VEREDAS, obviamente em contraste com os MAUS CAMINHOS. 
A Sabedoria entrará no coração o conhecimento agradável à alma– Aqui, o ponto central é nos mostrar que a atitude de reflexão é em níveis profundos da cognição. A sabedoria atuará no cerne de quem você é, onde estão as fontes da vida. Não se trata de um mero conhecimento intelectual, uma consideração baseada em uma análise baseada apenas nos fatos, fruto de uma análise racional matemática da realidade. Trata-se de uma consideração em níveis profundos de cognição, onde olhamos as coisas do ponto de vista mais da REALIDADE PROFUNDA DA VIDA. Por isso, o autor propõe que essa ação de discernimento, acontece no CORAÇÃO. Por isso, usando o paralelismo de reforço, ele diz que este é um conhecimento que se torna agradável à alma. A ideia é mostrar quão profunda será a inclinação produzida pela verdadeira sabedoria em nós.
O bom siso (mezimah) te guardará e a inteligência (Tevunah - Tavin) te conservará– o resultado da verdadeira sabedoria é que ela te fará PERCEBER E AMAR O CAMINHO BOM. Isso será fruto de um modo de vida que PONDERA E CONSIDERA viver de forma mais profunda. O bom siso, aqui é o CRITÉRIO que você utiliza será elevado. 
Filhos de Deus não podem viver de qualquer maneira. Eles precisam ter DISCERNIMENTO ELEVADO da vida. Eles precisam fazer considerações e ponderações substanciais sobre o seu comportamento e as estradas que estão seguindo. Às vezes, vejo pessoas cristãs atabalhoadas, com escolhas atabalhoadas. Eu muitas vezes agi assim. Somos convidados a agir poderadamente, pesando com discernimento as escolhas. O texto está nos falando que a VERDADEIRA SABEDORIA FAZ A DIFERENÇA QUANDO ELA NOS GUIA A AGIR MAIS PONDERAMENTE SOBRE A NOSSA PRÓPRIA VIDA. 

A Verdadeira Sabedoria Faz a Diferença Quando Ela Te Faz Perceber o Caminho Mal

Para te livrar do caminho do mal e do homem que diz coisas perversas; dos que deixam as veredas da retidão, para andarem pelos caminhos das trevas; que se alegram de fazer o mal, folgam com as perversidades dos maus, seguem as veredas tortuosas e se desviam dos seus caminhos; para te livrar da mulher adúltera, da estrangeira que lisonjeia com palavras a qual deixa o amigo da sua mocidade e se esquece da aliança do seu Deus; porque a sua casa se inclina para a morte, e as suas veredas, para o reino das sombras da morte; todos os que se dirigem a essa mulher não voltarão e não atinarão com as veredas da vida  (Provérbios 2.12-19). 
Essa capacidade de ponderação agirá em nosso coração, nos levando a ponderar clara e profundamente sobre a vida. Os versos que se seguem nos mostram o resultado mais direto, que tem a ver com a capacitação para identificar o caminho mal e a ter discernimento sobre a morte que há na realidade do maligno. É importante que consideremos que a verdadeira sabedoria faz a diferença, quando na prática, nós começamos a IDENFICAR O MAL NAS ESTRADAS DA VIDA. 
Para te livrar (Natsal) do caminho mal– Devemos parar para pensar que o texto começa nos dizendo que essa capacidade de discernimento nos livrará. Usa-se aqui um verbo hebraico que era usado para falar de alguém sendo liberto de um poder superior, como quando os filhos de Deus foram libertos do Egito, ou quando alguém nos livra das garras de um animal feroz que nos tinha em sua posse. Isso indica, que o mal na verdade já nos domina, e O BOM SISO, a capacidade de ponderar, o entendimento Tavim, irá retirar de sobre nós esse poder do maligno, essa força que já nos inclina. Essa é uma realidade que o autor trabalha, a realidade de que a verdadeira sabedoria nos liberta: CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARÁ. Pare para considerar essa prisão. 
Os que falam coisas pervertidas e deixam as veredas da retidão e andam pelo caminho das trevas– Aqui, falar não se trata apenas de ter um vocabulário baixo ou ruim, trata-se de pessoas que propõe caminhos que nos levam para longe de Deus. Pessoas cuja o propósito é viverem longe do Senhor e andarem em cada dia mais profunda trevas. Trevas, será um conceito importante neste trecho do capítulo, já que mais à frente ele usará a ideia de REINO DAS TREVAS. O que é isso: VIVER NO MUNDO DE DEUS E NÃO CONSEGUIR VÊ-LO É VIVER EM TREVAS. Tenho muito insistido em que a Igreja aprenda a ter discernimento da realidade e descubra Deus no seu dia a dia, e como ele se mostra a todos nós. Mas, se estamos vivendo todos os dias e Ele não está aparecendo no sentido último da existência, então, algo está errado e ainda estamos em trevas. Eu sou míope, um míope relaxado, que não gosta de usar óculos. Mas, estou, dia a dia percebendo que preciso mudar de atitude, porque o pior cego é aquele que não quer ver. Isso é precisamente o que faz o homem perverso do nosso texto, não querer ver, ele ama as trevas: Os homens amaram mais as trevas que a luz. 
Eles se alegram no mal, folgam nas perversidades, seguem veredas tortuosas e se desviam nos seus caminhos– aqui, mais alguns dos qualificativos destes homens que preferem a perversidade ao caminho da retidão. O ponto do autor é nos fazer notar que a VERDADEIRA SABEDORIA nos dá entendimento para IDENTIFICAR ESSAS PERVERSIDADES. Diretas e absurdas. Mas o texto caminha para um outro ponto um outro tipo de perversidade. 
A mulher adúltera– a mulher adúltera é usada nos Provérbios de Salomão como um certo símbolo do engano. Ela cumpre o papel de fazer parecer bom o que é mal, o papel de nos enganar, com sua falsa beleza. Note que o texto propõe uma estrutura de libertação dupla: 
PARA TE LIVRAR DO CAMINHO DO MAL – aqueles que abertamente propõem a perversidade. 
PARA TE LIVRAR DA MULHER ADÚLTERA – aqueles que querem te enganar e ludibriar o seu juízo. 
Natzal – Te livrar da mulher que te lisonjeia com palavras– Há neste modo de argumento uma intenção do Pai, instruir o filho a estar pronto para DISCERNIR também as propostas malignas que buscam ganhar a nossa confiança por meio do engano. Existe aqui nas palavras hebraicas um certo tom de sexualidade. Não aparece claramente em nosso idioma, mas quando ele diz:a mulher estrangeira – ele está usando uma ideia geral nos seus dias de que as mulheres de outros povos, agiam de forma mais sensualizada e tentavam os homens por meio destes subterfúgios sexuais. Ele não está só falando contra o agir sensualizado, mas alertando o seu filho a estar preparado para aqueles que querem nos seduzir, enganando a nossa capacidade de DISCERNIR CLARAMENTE, e é isso o que a sensualidade faz. Ela atinge a cognição humana por atalhos, que somente os que estão atentos para os seus subterfúgios percebem.
Deixa o amigo da mocidade – deixa a aliança do seu Deus– a infidelidade é uma marca destes caminhos malignos. Uma ação deliberada de infidelidade, que aqui é exemplificada na estrutura conjugal. Estes enganos nos fazem tentam nos levar a trair a Deus, tentando amar a dois senhores. Por isso ela é adúltera, sua principal marca é o engano e a deslealdade. Muitas vezes, os caminhos maus são assim, não abertamente ruins, mas enganosos e desleais. São as pequenas infidelidades, que parecem não destruir o amor a Deus, mas que de fato corroem o nosso coração. 
A verdadeira sabedoria nos dá discernimento também para identificar estes movimentos enganosos. 
Porque a sua casa se inclina para a morte – os seus caminhos para o reino das sombras da morte– o homem que é guiado pela verdadeira sabedoria recebe discernimento para perceber a morte disfarçada nos caminhos da mulher adúltera, dos que tentam nos enganar e nos levar a sermos desleais a Deus. Estes caminhos podemos identificar não nos conduzem à vida, que é viver com Deus, mas nos levam a viver em trevas, viver sem Deus. 
A impossibilidade de voltar– o verso 19 vai à consequência ultima deste processo de engano e diz que o discernimento nos livra de sermos presas finais deste engano. Não pense você, que viver no vale da sombra da morte, sem o Senhor, é algo fácil e que a qualquer momento você livra do mal. Estão muito enganados os irmãos que se permitem viver assim. Aqui o sábio instrui o seu filho sobre este perigo e a VERDADEIRA SABEDORIA NOS LIVRA DESTE CAMINHO MAL e nos ajuda a DISCERNIR O CAMINHO MAL.   

A Verdadeira Sabedoria Faz a Diferença Quando Ela Te Faz Entender Claramente a Justiça, o Juízo e a Balança Com a Qual Deus Pesa a Sua Vida 

Assim, andarás pelo caminho dos homens de bem e guardarás as veredas dos justos. Porque os retos habitarão a terra, e os íntegros permanecerão nela. Mas os perversos serão eliminados da terra, e os aleivosos serão dela desarraigados (Provérbios 2.20-22).
O verso 9 propõe alguns temas para o nosso discernimento: A JUSTIÇA, O JUÍZO E A EQUIDADE. Quero propor que vejamos nestes versos finais uma espécie de conclusão sobre isso. Antes porém, caminhemos um pouco mais adiante, aliás, bem mais adiante: 
Continue o injusto fazendo injustiça, continue o imundo ainda sendo imundo; o justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar-se. E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras (Apocalipse 22.11-12).
Andarás pelo caminho dos homens de bem guardarás as veredas dos justos– o caminho dos justos é o caminho que se abre aos que andam retamente, os que discernem com A VERDADEIRA SABEDORIA A VIDA. 
A JUSTIÇA – é o discernimento que precisamos ter para saber o que é bom e reto, em contraste com o que é mal e perverso. A Justiça é o DISCERNIMENTO que nos fazer reconhecer isso nos atos da vida e nas propostas que se nos apresentam. O homem reto vive no caminho da justiça, que é o caminho do que é bom, a vereda do justo é iluminado, é o caminho que leva a Deus. 
O JUÍZO – é a ira de Deus contra o mal, contra aqueles que se esquecem dele. As Escrituras falam do fato de que Deus quer que eu e você saibamos que o Senhor não suporta O AGIR INJUSTO, e por isso sempre trará JUÍZO contra os que vivem sem considerar os seus caminhos. 
A EQUIDADE – é a balança com a qual Deus julga todos os homens e nisto não há acepção, QUE DEUS TRARÁ AOS HOMENS SUA JUSTIÇA E O SEU JUÍZO E JULGARÁ a todos, sem distinção e o critério de Deus é a sua justiça, a sua luz que veio ao mundo. 
Os versos finais tratam disto: 
Os retos habitarão na terra – os perversos serão eliminados – os íntegros permanecerão – os aleivosos serão desarraigados– um dia, todos conhecerão esse Deus JUSTO, que baseado na JUSTIÇA, trará a sua BALANÇA DE EQUIDADE à luz e todos comparecerão diante dele. 

Conclusão
Eu e você somos concitados neste texto a pensar com mais seriedade sobre nossos caminhos e jamais nos deixar enganar e nos levar para o caminho das trevas. Somos concitados também a confiar no Senhor e na sua justiça. 
Viver com sabedoria é ser conduzido a este DISCERNIMENTO importante TAVIM, que nos leva a considerar cada decisão, escolha, cada caminho, cada rumo da nossa vida debaixo de um grande propósito: VIVER PARA DEUS E PARA A SUA GLÓRIA, a verdadeira sabedoria. 
Caro irmão, não negligencie a importância de cada circunstância da sua vida e como você tem escolhido viver. Não se permita a ter tantas desculpas e se deixar enganar! Não deixe para descobrir isso tarde demais. 
A VERDADEIRA SABEDORIA FARÁ DIFERENÇA QUANDO FICAR CLARO PARA VOCÊ O CAMINHO QUE VOCÊ DEVE ANDAR e busque não se desviar dele. 
Aplicação para os pais
Pais, principalmente nós, somos chamados a ensinar essas veredas aos nossos filhos, para que tenham bom siso e saibam que tantos estão tentando enganá-los e fazê-los viver longe do Senhor. Converse ainda hoje com eles e lhes mostre como é possível que sejam enganados e estarem amando o mal, e andando na direção do juízo de Deus. Mostre-lhes a seriedade destas coisas. 
Aplicação para os filhos 
Filhos a aplicação para vocês é ainda mais direta. Porque no texto, é a obrigação do Filho: OUVIR, ACEITAR E LEMBRAR das palavras do Pai. Vocês não serão julgados pela conduta dos seus pais, mas por terem desprezado o CONHECIMENTO e o DISCERNIMENTO que a Verdadeira Sabedoria lhe proveu, tendo como ferramenta os seus pais.
Aplicação para os retos 
Portanto, hoje é dia de que os retos sejam um bom exemplo para todos sem desanimar. Precisamos que homens que tenham compromisso com a VERDADE vivam a VERDADE para que possam ilustrar por meio da sua vida o que é viver com Deus. Não nos esqueçamos nunca, que os retos são aqueles que trilham o caminho da justiça e vivem na prática de uma vida, que dia a dia busca a Deus. O que não vive assim, não está no caminho e ainda está sob o controle do Reino das Trevas.
Aplicação para os ímpios

Leia o texto e não se esqueça de que se você não tem se inclinado ao caminho da VERDADEIRA SABEDORIA, as Escrituras tem a dizer a você: O CAMINHO DO ÍMPIO PERECERÁ. Pense melhor e pense diferente nesta noite. Olhe bem o caminho que você está trilhando e tome ainda hoje uma decisão diferente.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda mensagem escrita é apenas um registro. O sermão bíblico de fato é único, como um rio que passa e muda a cada instante. Um sermão só pode ser pregado uma única vez. Caso seja repetido em outro púlpito, ainda que use os mesmos registros, será outro, por várias razões: a) o pregador nunca é o mesmo, pois está sendo transformado a cada mensagem que prega; b) os ouvintes são outros; c) o Espírito é o mesmo, mas é dinâmico e aplica o que quer aos corações.
Obrigado por ler estes pequenos e falhos esboços!