9 de junho de 2019

Provérbios 2.1-8

A Sabedoria Que Constrói Um Coração Reto
Provérbios 2.1-8

(IP Tatuapé – Junho de 2019 – Culto da Noite – Domingo de Pentecostes)


Introdução
O capítulo 2 de Provérbios é uma espécie de complemento do capitulo 1 e um preparador para o capítulo 3. É muito interessante uni-los a partir das suas palavras: 
OUVI – ACEITAR – LEMBRAR – Na verdade, os discursos do pai ao filho sobre a sabedoria são o foco destes capítulos e nos demais até o capítulo 8. O Pai discursa ao filho sobre a importância de se encontrar a sabedoria, primeiramente OUVINDO, em seguida ACEITANDO os seus conselhos e, por fim, NÃO SE ESQUECENDO em todas as situações práticas da vida. 
O ponto central do livro é que o viver no mundo de Deus exige sabedoria, para que consigamos desvendar o que é o viver de uma maneira que possamos, sobretudo, encontrar a Deus e perceber que toda a realidade está posta diante de nós como um quadro para que vejamos as digitais do autor e contemplemos seu maravilhoso poder, amor e presença. 
O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino (Provérbios 1.7). 
O capítulo que nos lê essa noite pode ser dividido em duas grandes partes: do verso 1 ao 11 e do 12 ao 22. Você notará facilmente essa mudança, porque nos versos 1 a 11, o tema central é A FORMAÇÃO DO CORAÇÃO DO JUSTO, e nos versos seguintes é o contraste com O MODO DE VIDA DO ÍMPIO. Sempre concluindo com essa ideia de que o final do CAMINHO DO ÍMPIO é a destruição e do JUSTO é ETERNIDADE.
Vamos dividir o nosso texto em três partes: versos 1 a 4 e vamos falar sobre a o ESTÍMULO PARA A BUSCA DA SABEDORIA, verso 5, sobre O RESULTADO DA SABEDORIA e os versos 6 a 8 sobre A FONTE DESSA SABEDORIA. Você deve estar preocupado porque deixamos de fora os versos 9 a 11, dele iremos falar rapidamente em nossa conclusão. 


O Coração Reto se Constrói Quando o Homem Tem Um Impulso e Desejo Pela Sabedoria

Filho meu, se aceitares as minhas palavras e esconderes contigo os meus mandamentos, para fazeres atento à sabedoria o teu ouvido e para inclinares o teu coração ao entendimento, e, se clamares por inteligência, e por entendimento alçares a voz, se buscares a sabedoria como a prata e como a tesouros escondidos a procurares (Provérbios 2.2-4).
SE(Im) - Claramente podemos perceber que há uma constante nestes versos que é a questão CONDICIONAL. Sem dúvida alguma, Deus poderia nos fazer sábios naturalmente. A sabedoria é a compreensão coerente da realidade que nos cerca e a capacidade de produzir uma leitura realista, isto é, da realidade que se aproxime da verdade essencial das coisas em si. O sábio entende a realidade! A realidade de que Salomão fala nestes versos é a realidade da existência eterna de Deus, que se faz presente na realidade criada, natural e circunstancial da vida. O verdadeiro sábio tem o coração reto, porque o verdadeiro sábio caminha na direção do VERDADEIRO CONHECIMENTO DA VIDA: encontrar DEUS. Mas, como podemos perceber, esse coração reto só se constrói com um gesto de intencionalidade do homem, o impulso e o desejo de encontrar a sabedoria. 
Aceitares as minhas palavras– o texto aponta que a sabedoria não é um conteúdo criado pelo filho, mas aprendido por meio da revelação o Pai. Aqui, o texto está nos dizendo que a sabedoria está fora do homem, ele deve deseja-la, busca-la e lançar-se em obtê-la. O coração reto é construído a partir deste esforço, do homem que sabe que precisa da sabedoria: 
Se algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida (Tiago 1.5). 
As Escrituras nos convocam a perceber nossa estultícia, nossa incapacidade de agir com sabedoria, a limitação do nosso pensar e os desvios do nosso próprio coração.  
Fazeres atentos o ouvido– a prontidão em notar a sabedoria e o seu conteúdo. A disposição de gastar tempo para vê-la construindo em nós esse coração. Muitas vezes, devido à nossa constante pressa por resultados, nossa impaciência, queremos sempre resultados imediatos, mas o texto nos conclama a absorver com paciência por meio de um ouvir atento, isto quer dizer: um ouvido constantemente pronto a aprender.  
Clamares por inteligência– No verso 3, o que temos é o clamor e o grito, uma espécie de demonstração de desejo pela sabedoria. Neste ponto, parece que estamos falando de forma oposta, em lugar de esperar e ouvir atentamente o balbuciar da sabedoria, devo ter em meu coração esse profundo anseio de clamar e gritar para que a Sabedoria me venha. 
Buscares como prata- Aqui, meus irmãos, o que o sábio nos ensina é que o CORAÇÃO RETO é construído num impulso e desejo pessoal, a retidão do nosso coração se mostra real quando ele está inclinado a buscar a sabedoria, a realidade de DEUS na realidade das coisas. 
Veja que aqui, a prata é o ponto de comparação: buscar a sabedoria como prata. Isto é, tê-la como uma riqueza desejável. Como um tesouro escondido, ao qual buscamos com cuidado, com anseio. Esse é o ponto!  
Quando o seu coração deseja aprender sobre Deus e viver para este Deus que está presente em toda a realidade, um CORAÇÃO RETO ESTÁ SE CONSTRUINDO DENTRO DE VOCÊ. Essa sabedoria deve ser buscada!  
No primeiro discurso, é a Sabedoria quem grita em busca de quem a ouça. Aqui neste discurso, é o homem que a almeja que grita procurando encontra-la. O coração reto é aquele que busca a sabedoria.  

O Coração Reto se Constrói Quando o Homem Encontra o Sentido da Vida

Então, entenderás o temor do Senhor e acharás o conhecimento de Deus (Provérbios 2.5). 
O temor do Senhor é o princípio do saber (1.7) – Precisamos compreender que essa é uma chave para o desvendar de toda a realidade. Estamos ouvindo Salomão, o homem que experimentou tudo na vida e percebeu que tudo é vaidade, correr atrás do vento. Estamos falando de um homem que ponderou sobre o que viveu e viveu para ponderar sobre todas as coisas, até os caminhos do erro ele percorreu e nos deixa como legado que o principal da vida é VIVER PARA DEUS É TEMER A DEUS. 
Então– esse conector temporal une os versos 1 a 4 ao conteúdo do verso 5, que é uma espécie de cláusula de resultado. A resultado do impulso, do desejo e da busca do coração reto é o ENCONTRAR e o ENTENDER O TEMOR DO SENHOR. Um trabalho que se constrói em nossa cognição e afeição, que vai organizando nosso modo de pensar a realidade e nos ensinando os meandros de como Deus está presente na realidade que nos cerca. 
Gostaria de fazer uma pausa e pensar sobre o tabernáculo e o posterior templo que foi construído por Salomão. Apesar de serem construções diferentes, uma transitória a outra permanente, uma era apenas uma tenda e a outra uma sólida construção. Ambas tinham uma fantástica coisa em comum: em ambas, as lições sobre Deus estavam presentes. AS lições do tabernáculo eram repetidas no templo e nele ampliadas. Isto é, as partes de cada uma desta construções continham lições maravilhosas sobre Deus. A entrada, mostrava que há diferença entre viver no mundo alienado de Deus e o estar na presença de Deus. Asafe falou sobre isso no seu Salmo 73, quando ele entra no templo ele percebe tudo sobre a vida. AS cores, os símbolos, os gestuais, tudo apresenta Deus de uma maneira que a cognição é conduzida a pensar em Deus. Por isso, irmãos, eu quero que um dia nossa igreja, enquanto uma construção para abrigar a Igreja de Cristo também contenha elementos arquitetônicos assim. Um dia! Por outro lado, nós, enquanto templos vivos de Deus também temos de ter esses elementos que apontam para o Criador. Paulo, nos disse que ESSAS DIGITAIS OU AMOSTRAS DO CRIADOR ESTÃO PRESENTES EM TODA A REALIDADE QUE NOS CERCA. O nosso trabalho é ler essas escritas de Deus, mas isso só acontece: QUANDO BUSCAMOS A SABEDORIA E A ACHAMOS.   
Então entenderás (Tavim) o temor do Senhor– Entender aqui é uma espécie de desvelamento, como um desvendar de um mistério, como quando nossa mãe pedia para desembaraçar  um bolo de lãs e fazer um novelo bem formado. Sim, uma espécie de desvendamento de um mistério intricado na criação que é descoberto e depois se torna claro, fácil de ver, de perceber e logo, o TEMOR DO SENHOR se apresenta, mostrando Deus por detrás de tudo, nos conduzindo em todos os caminhos da vida de uma maneira reverente. Os sábios, passam a entender como Deus se relaciona com todas as realidades e, então, todas as realidade possuem valor. A vida fica cheia de valor! Nada é vão, nada é sem sentido. Encontramos o sentido e o significado da vida. 
Acharás o conhecimento (Yadah) de Deus- O conhecimento de Deus é um dos temas favoritos da Escritura, porque conhecer a Deus é entrar em um relacionamento de amor com Ele, um relacionamento profundo, intimidade do Senhor. 
A intimidade do Senhor é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança (Salmo 25.14). 
O verbo “Yadah” (conhecer) é usado no hebraico para se referir também ao relacionamento íntimo entre um homem e uma mulher. Na verdade, o texto está nos dizendo que o resultado da sabedoria é  CONSTRUÇÃO DE UM CORAÇÃO RETO QUE AMA A DEUS E ENCONTRA ESSA INTIMIDADE E PERCEBE O SEU DEUS NA REALIDADE.
Esse mesmo verbo é usado no Salmo 139.6 e ali se afirma que isso é maravilhoso demais para mim. 
Tu me cercas por trás e por diante e sobre mim pões a tua mão. Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim; é sobremodo elevado, não posso atingir (Salmo 139.5-6).  
Estamos falando de um modo de vida onde se percebe, vive, experimenta o amor de Deus em profundidade. O CORAÇÃO RETO produz este tipo de vida. Ele se CONSTRÓI NA SABEDORIA, na capacidade de vivenciar a vida para encontrar Deus. 

O Coração Reto se Constrói Quando o Homem Percebe Que Não Pode Atingir Isso Sozinho, Mas Depende de Deus 

Porque o Senhor dá a sabedoria e da sua boca vem a inteligência e o entendimento. Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos; é escudo para os que caminham na sinceridade, guarda as veredas do juízo e conserva o caminho dos seus santos (Provérbios 2.6-8).
Eu e você precisamos lembrar humildemente que essa sabedoria jamais será construída por nós mesmos e que não podemos fazer isso sozinhos, porque nosso coração é mal e não é reto. Temos, como nos versos iniciais nos é revelado: clamar por sabedoria, gritar por inteligência. 
O Senhor dá a sabedoria– a intenção do sábio aqui não é nos desanimar, mas ao contrário, nos animar. Sim, na verdade, todos nós sabemos que é muito difícil nosso coração alcançar esse nível de entendimento da vida. Em geral, nos esquecemos de Deus, mais do que nos lembramos dele. De certa forma, todos nós já tentamos encontrar essa sabedoria e, por algum motivo, ela fugiu, pareceu não ser sólida o suficiente para nos fazer constantemente sábios. O ponto de Salomão aqui é que sendo Deus a fonte dessa sabedoria, então nós a acharemos, porque ele é quem no-la dá. Enquanto nos primeiros versos há uma CONDICIONAL que parece colocar a responsabilidade sobre a nossa busca, aqui, ele ameniza isso nos mostrando que, enquanto nós o buscamos, o que realmente está acontecendo é que Ele nos busca primeiro, ele se dá a encontrar. 
Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. Serei achado de vós, diz o Senhor, e farei mudar a vossa sorte; congregar-vos-ei de todas a nações e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o Senhor, e tornarei a trazer-vos ao lugar donde vos mandei para o exílio (Jeremias 23.13-14). 
Da sua boca vem a inteligência e o entendimento – A fonte é o próprio Deus, ele é quem de fato tem o verdadeiro significado de tudo e é ele quem nos conduz à revelação. A nossa intimidade com Deus nos ajuda a compartilhar essa mente divina, porque começamos a compreender as coisas de um ponto de partida superior. Nosso coração é elevado a Deus e pensa do modo de Deus. Como diz Paulo: TEMOS A MENTE DE CRISTO. As Escrituras se tornam a boca de Deus para nós e Ele, por elas, nos conduz a mente a pensar a vida. 
Verdadeira Sabedoria– um contraste com os sábios deste mundo, com aquilo que por aí se chama sabedoria. De fato existe muita verdade sendo dita por boca de homens de coração não reto, homens que não têm relacionamento com Deus. Mas essa sabedoria é imitada, ela não alcança a prateleira mais alta da realidade, que onde se encontra Deus nas profundezas da realidade mais absoluta. Então, a verdadeira sabedoria envergonha a sabedoria do mundo, segundo Paulo e nos revela Deus e não somente as coisas da realidade de Deus. 
O caminho do justo– bem, há mais cláusulas nestes versos e eu gostaria de tratar de todas, mas o tempo não nos permite hoje. Queria perceber com os irmãos que o texto nos apresenta o caminho do justo, assim como a última parte nos fala do caminho do ímpio, e como o livro dos salmos contrasta os dois. Aqui, o caminho do justo é o ponto central. A sabedoria que vem de Deus é o modo como o Senhor guarda o caminho do homem de coração reto.   
Dependemos de Deus para encontrar esse caminho é por isso, o homem que tem um CORAÇÃO RETO busca em Deus esse caminhar. Ele não se estriba no seu próprio entendimento (Pv 3.5), mas descansa no caminho que Deus lhe mostra. 
Essa sabedoria que constrói um coração reto, nos faz depender de Deus e quanto mais nos sentimos carentes e dependentes dele, mas prontos estamos para encontrar a verdadeira sabedoria.  

Conclusão
Acho que uma boa conclusão para essa meditação podem ser encontrados nos versos 9 a 11. Eles parecem ser uma espécie de refrão do texto todo: 
Então, entenderás justiça, juízo e equidade, todas as boas veredas. Porquanto a sabedoria entrará no teu coração e o conhecimento será agradável à tua alma. O bom siso te guardará e a inteligência te conservará (Provérbios 2.9-11). 
O que, meu irmão, você está procurando na vida? O que realmente está construindo os caminhos pelos quais anda o seu coração? O que realmente está te guiando? Uma sabedoria humana, cheia de suas concupiscências, que sutilmente te afastam de Deus? Você consegue compreender as implicações do que este texto revela sobre nós e nossos caminhos? 
Tome muito cuidado com o modo como você constrói o seu coração, sito é, o modo como você constrói a sua vida e o seu entendimento sobre a realidade. A verdadeira sabedoria só tem um resultado: O TEMOR DO SENHOR E O CONHECIMENTO DE DEUS. Você está construindo isso em sua vida, em suas vivências?
A Sabedoria que Constrói um coração reto é antes de tudo RESULTADO DE IMPULSO NA BUSCA DO PRÓPRIO DEUS, NO DESEJO DE ENCONTRÁ-LO EM TODOS OS MEANDROS DA EXISTÊNCIA. É algo que eu e você precisamos saber que não temos e que precisamos desesperadamente achar. 
Lembre-se, a Sabedoria que Constrói um coração reto é aquele que te apresenta Deus como o verdadeiro significado de toda a realidade e o sentido da vida. Tudo que te parecer sábio, tem de estar vinculado com esse fato da existência: encontrar Deus, se não é uma sabedoria parcial e meramente mundana. 
Trabalhe para encontrar essa sabedoria e você saberá que está no caminho, quando na verdade o seu coração perceber que somente a poderá receber quando Deus lha der. Porque a sabedoria que constrói um coração reto é aquela que só pode ser encontrada quando humildemente nos percebemos incapazes e dependentes de Deus.
Todo o caminho que construirmos sem Deus será vazio e no final não nos levará à vida. Porque o caminho da vida é existir, experimentando Deus em tudo o tempo todo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda mensagem escrita é apenas um registro. O sermão bíblico de fato é único, como um rio que passa e muda a cada instante. Um sermão só pode ser pregado uma única vez. Caso seja repetido em outro púlpito, ainda que use os mesmos registros, será outro, por várias razões: a) o pregador nunca é o mesmo, pois está sendo transformado a cada mensagem que prega; b) os ouvintes são outros; c) o Espírito é o mesmo, mas é dinâmico e aplica o que quer aos corações.
Obrigado por ler estes pequenos e falhos esboços!