21 de julho de 2019

1Crônicas 29.18-19

O Coração do Povo e o Coração do Rei
1 Crônicas 29.18-19
(IP Tatuapé – Culto da Manhã – Julho 2019)


Introdução
Na última semana, o texto para o qual nosso coração olhou foi o conteúdo dos versos iniciais desta oração de Davi. Buscamos ali entender como o coração do Rei Davi discernia e media o valor das riquezas. Ela sabia que tudo vinha do Senhor e que nenhum homem dava nada a Deus que não tivesse recebido do próprio Deus. 
Nos versos que buscamos nessa manhã, Davi olha para o povo que o alegrava com suas ofertas voluntárias e pede a Deus por este povo, que continue a servir ao Senhor de coração. Também Davi olha para seu filho Salomão e pede ao Pai que dê a Salomão um coração reto. 
A história dos Reis de Israel é uma história muito rica de ensinos. SE voltarmos no tempo, ainda ao tempo dos Juízes de Israel, aprenderemos sobre como Deus incutiu na mente do seu povo a necessidade de serem guiados por um líder, um rei. 
Naqueles dias não havia rei em Israel e cada um fazia o que achava mais reto (Jz 21.25). 
Este período dos juízes foi um tempo de aproximadamente 400 anos em que Deus foi mostrando ao povo, por meio de suas amargas experiências de lutas na terra prometida, provando o seu coração, mostrando para eles que precisavam de um líder cujo coração pertencesse a Deus.
Logo em seguida, você verá o livro de Rute, que neste período, enquanto Israel sofria os efeitos da falta de direção e de sua inconstância com Deus, o Senhor estava trabalhando no silêncio. Construindo uma família improvável para o Rei, trazendo de Moabe uma jovem, para ser a mãe da linhagem de Davi o Rei. 
Obede gerou a Jessé e Jessé gerou a Davi (Rt 4.22). 
Até que as Escrituras nos levam aos livros de Samuel, onde o Senhor levanta o último dos juízes de Israel para conduzir o povo ao Rei. Povo que desejava ter um rei, mas não pelas razões corretas. Pois queriam ter um rei, porque todas as nações também tinham, Deus diz para Samuel, que eles pediam um Rei não porque não queriam Samuel, mas porque não queriam Deus e este é justamente o erro que os levou a Saul. 
Então os anciãos todos de Israel se congregaram, e vieram a Samuel, a Ramá e lhe disseram: Vê, já estás velho, e teus filhos não andam pelos teus caminhos; constitui-nos, pois, agora, um rei sobre nós, para que nos governe, como o têm todos as nações. Porem esta palavra não agradou a Samuel, quando disseram: Dá-nos um rei, para eu nos governe. Então, Samuel orou ao Senhor. Disso o Senhor a Samuel: Atende a voz do povo em tudo quanto te diz, pois não te rejeitou a ti, mas a mim, para eu não reinar sobre ele (1Sm 8.4-7). 
Saul, escolhido e ungido, tinha como grande valor a aparência, por ser o mais alto. Contudo, o livro de Samuel nos mostra que o verdadeiro Rei que Deus estava provendo para Israel não era um homem, cuja a aparência convencesse, mas sim o coração. Samuel vai à casa de Jessé e este lhe faz passar os seus filhos, o próprio pai não se lembrou de Davi, que estava ausente na visita do homem de Deus. Fez Jessé passar diante de Samuel os seus filhos, a começar por Eliabe, nenhum era o escolhido de Deus, Deus disse a Samuel: 
Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o Senhor não vê como o homem vê. O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração (1Sm 16.7). 
Até que Jessé mandou chamar a Davi, que estava nos campos conduzindo as ovelhas, um jovem ruivo, de aparência meiga, não parecia ser um homem para comandar Israel, mas Deus disse à Samuel: 
Levanta-te e unge-o, pois este é ele (1Sm 16.32). 
Sobre Davi, Lucas escreve no livro de Atos “que era o homem segundo o coração de Deus”.
Irmãos, pior que não ter um rei que nos conduza ao Senhor era ter um rei mal, que se desviava do Senhor e levava consigo o povo de Deus. Essa é a história dos livros dos reis, que começa com a dinastia davídica, Davi e Salomão, indo até o reino dividido do filho de Salomão, Roboão. Apartir dali, veremos uma sequência de histórias que repetem a seguinte mensagem: o rei era reto, levava o povo a Deus, o rei era mal, o povo se desviava de Deus. 
Voltemos ao nosso texto, Davi está orando pelo povo e pelo futuro líder de Israel. Ele está pedindo que ambos tenham o coração preparado para seguir o caminho do Senhor. Estamos falando de liderança e liderados, estamos falando de pessoas que seguem um Rei. O Rei precisa ter o coração apegado a Deus, assim como o povo precisa de um coração também inclinado a Deus. Afinal, o que é a vida: a vida é viver para Deus e aprender a fazer isso todos os dias. 
Nesta manhã, irmãos, precisamos olhar para nós e apreciarmos o nosso próprio coração. Precisamos identificar a fonte, o modo e o alvo da vida cristã, aquilo que nos aproxima a todos de Deus. Nosso Rei Jesus, como aquele que nos leva ao Senhor, o único que nos leva ao Pai. Também devemos considerar o fato de que precisamos viver em um modelo de aprendizado mútuo, onde os que andam a nossa frente, como Salomão andou à frente de Israel, devem saber que andam na direção de Jesus e nos levam pelo mesmo caminho. Não à toa as Escrituras falam tanto de modelos uns para os outros.
Desejamos perceber nesta manhã, o que é necessário para que andemos na direção certa. De que forma, precisamos ver a vida e vive-la para que alcancemos o ponto alto da existência, isto é, viver com Deus: 
Porque dele, por ele e para ele são todas as coisas (Rm 11.36). 

A Origem da Proximidade do Coração do Povo e do Rei é a Paternidade Divina
Quando Davi ora, ele recorre ao Deus de seus pais, Abraão, Isaque e Jacó (Israel). Ele já havia dito que todas as coisas pertenciam a Deus e de Deus recebíamos tudo para podermos viver para ele. Agora, no entanto, ele não está mais falando da nossa relação com as coisas, mas da nossa relação com o próprio Deus e uns com os outros. 
SENHOR, Deus de nossos pais– Davi recorre ao Deus da Aliança: YAHWEH -  Yahweh Elohim – Deus da Aliança, Deus de nossos pais. Ele é a fonte do relacionamento perfeito entre o povo e o Rei. Ele é o único que pode trabalhar o coração do povo e do rei, de forma a fazê-los um coração unido no propósito de buscar ao Senhor. 
Irmãos, precisamos lembrar que Deus fez com o seu povo, em Abraão, um pacto, de que seria o nosso Deus e nos faria seu povo. Precisamos confiar no fato de que Deus tem um propósito ao criar essa estrutura de vida que nos conduz a Ele e, que portanto, quem alimenta essa estrutura é o próprio Pai. 
Deus de Nossos Pais e Pai do Nosso Rei – o rei Davi pede que Salomão também tenha o coração inclinado a Deus e Deus é a única fonte disto. Tanto o povo, quanto o líder, devem caminhar na direção certa e o ponto de partida é todos dependerem de Deus. 
A dependência de Deus é que nos leva ao Senhor. Encarar a vida de um modo que sejamos levados e conduzidos pela vida não pelo nosso coração pecador, mas guiados por Deus no caminho. Aqui, muitos dos filhos de Deus erram, como foi dito nos dia dos Juízes: cada um fazia o que achava reto. Precisamos ponderar de que o coração do homem frequentemente faz seus planos, mas a resposta certa dos lábios sempre vem do Senhor. Isso é fundamental para você não se equivocar e achar que pode viver de qualquer forma. 
Este também é o ponto onde muitos líderes se perdem, pois pensam que lideram com sua sabedoria, lideram com sua capacidade pessoal. Esse seria o erro dos reis de Israel, o Reino do Norte, na sua maioria absoluta: eles reinaram para si e por si. Assim também muitos pais, lideram seus filhos para longe de Deus, não lhes ensinam o temor e os fazem viver frivolamente a vida cristã, sem nenhum temor ou interesse, investindo tudo na vida, mas sem Deus na vida. 
Devemos nos perguntar: YAHWEH é a vida e a fonte da vida para nossa vida? Precisamos considerar isso nessa manhã, seriamente. 

O Alvo da Proximidade do Coração do Povo e do Rei é a Unidade Com a Família da Fé
A ligação entre o líder e o povo é como a ligação de uma família. O Rei é como um irmão mais velho a nos guiar. Essa semana estava vendo um vídeo do Rodolfo Abrantes, pastor, que foi líder da banda “Raimundos” uma das principais do Rock Brasileiro. 
Ele falava sobre “se sentir um irmão mais velho”, já que agora, ele é quase da minha idade. Ele dizia no vídeo que se sentia como um irmão mais velho, falando para muitos jovens irmãos, já que o público com quem ele comunica o evangelho é prioritariamente um público muito jovem. Ele faz uma lista bem interessante de irmãos mais velhos na Bíblia que que foram incapazes: Esaú, em relação a Jacó; os irmãos de José; Ismael para Isaque; claro, Caim em relação à Abel; o irmão mais velho da parábola do filho pródigo. Ele fala de Jesus, o nosso irmão mais velho, redimindo essa figura e se tornando o modelo para todos os da família da fé. Jesus nos leva a Deus, sempre! Esse é o ponto!  Porque o alvo de toda a caminhada é o próprio Deus. A unidade da nossa família da fé está baseada em Deus: há um só Deus e Pai de Todos, que está em todos e age por meio de todos.
Conserva para sempre no coração do teu povo estas disposições e pensamentos, inclina-lhe o coração para contigo (1Cr 29.18b). 
Conserva para sempre – manter, proteger no coração dos seus filhos isto, para sempre. Meus irmãos, Davi pedia a Deus que o coração do seu povo fosse firme na direção. Pense sobre isto: a necessidade de nosso coração estar firme no Senhor, na direção certa. Lemos na liturgia desta manhã, o Salmo 108.
No coração do teu povo estas disposições e pensamentos-  dentro de nós precisamos de pensamentos e inclinações que nos aproximem de Deus, precisamos que nosso coração seja gradativamente transformado pelo Senhor, por isso, precisamos muito guardar o nosso coração para Deus. É tão fácil o nosso coração se perder, basta não vigiarmos o que estamos deixando entrar e guiar a nossa vida. 
Inclina-lhe o coração para contigo– acho muito interessante o jeito do hebraico dizer isto: fixa o seu coração para dentro de ti. Parece que Davi sabia que se o coração do povo conhecesse profundamente a Deus, ele estaria seguro, pois quando conhecemos profundamente a Deus nós nos apegamos a Ele, por amor, pois é impossível olhar verdadeiramente para dentro do nosso Deus e não amar a sua completa perfeição. 
Estamos diante de uma profunda tarefa existêncial: VIVER PARA AMAR A DEUS. Isso acontece quando nosso coração está inclinado para dentro de Deus, para as profundezas do seu ser. Para isso, a ORIGEM É DEUS E O ALVO É DEUS. Agora, vejamos o meio para chegarmos lá. 


O Meio Para a Proximidade do Coração do Povo e do Rei é a Obediência Que Conduz à Adoração

Salomão, o filho de Davi, estava recebendo a profunda tarefa de levar o povo de Deus ao centro do coração de Deus, isto é, ao relacionamento com Deus profundo, no qual podemos contemplar a própria beleza da santidade de Deus. 
Coração íntegro (Levav Shalém) – coração íntegro – O mais interessante dessa expressão traduzida para o português como “coração íntegro” é que ela poderia também ser traduzida por “coração de paz”, ou “coração em paz”. Claro que Shalém é uma palavra bíblica que nos remete a muitas coisas importantes, como a própria cidade de Ierushalém. Mas aqui significa para nós, pensarmos que o meio é um coração que esteja vivendo em paz com Deus. O caminho para nos achegar ao alvo é que recebamos de Deus um coração em paz.  
Para guardar os teus mandamentos, os teus testemunhos e os teus estatutos– Um coração que esteja disposto a ser humilde e submeter-se aos ordenamentos do próprio Yahweh. Guardar mandamentos– saber que a regras para a vida com Deus; testemunhos – saber que a história de Deus nos ensina; estatutos – há mecanismos vivenciais que nos dirigem a Deus, como a oração, a palavra. Aqui, na verdade o ordenamento completo da Palavra de Deus que nos revela exatamente essa vontade perfeita do Pai.   
Fazendo tudo para edificar este palácio para o qual providenciei– Na semana passada contei um pouco da história que estava por detrás desta oração. Davi estava certo de que era necessário dar prioridade a Deus na adoração. Aqui ele pede ao Senhor que conceda a Salomão o coração pronto para essa prioridade e para fazê-lo do modo mais completo possível. 
A maturidade de um povo e de uma liderança só pode ser sentida na vida cristã, por meio do empenho deste povo e desta liderança em buscar a Deus e fazer com que mais pessoas o façam em Espírito e em verdade. Deus busca adoradores e essa é a nossa tarefa principal na vida: glorificar a Deus. 
Um coração disposto a obedecer é um coração disposto a ser moldado para a a adoração verdadeira. Não apenas à estética da adoração, uma adoração performática, mas uma adoração de FILHOS QUE OLHAM PARA DENTRO DO SER DO PAI. Filhos que nascem da vontade do Pai! Uma família que vive para Deus. 

Conclusão
Nesta manhã, eu quero pedir à igreja que compreenda o plano de Deus para sua família. Ele deseja que nos tornemos, cada vez mais, dispostos a dar o melhor para ele. Ele deseja que estejamos cada vez mais dispostos a oferecer nosso coração a Ele. Mas ele quer que isso aconteça pelo desenvolvimento de uma profunda relação e amor com Ele. 
Irmãos amados, precisamos entender que devemos caminhar na direção certa e fazer a coisa certa, isto é, precisamos caminhar para o encontro com Deus e precisamos fazer isso do jeito de Deus.
Você pode estar pensando sobre a sua liderança e pensando sobre o fato de termos em comum o ponto de chegada certo, a origem certa e o caminho certo, mas ainda somos muito falhos. Eu quero lhes convidar a pensar numa outra coisa ainda maior: QUERO QUE PENSEMOS QUE EMBORA EXISTA UMA RELAÇÃO ENTRE LÍDERES E LIDERADOS, TODOS SOMOS OVELHAS DO MESMO PASTOR O BOM PASTOR NOS GUIARÁ À ELE. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda mensagem escrita é apenas um registro. O sermão bíblico de fato é único, como um rio que passa e muda a cada instante. Um sermão só pode ser pregado uma única vez. Caso seja repetido em outro púlpito, ainda que use os mesmos registros, será outro, por várias razões: a) o pregador nunca é o mesmo, pois está sendo transformado a cada mensagem que prega; b) os ouvintes são outros; c) o Espírito é o mesmo, mas é dinâmico e aplica o que quer aos corações.
Obrigado por ler estes pequenos e falhos esboços!