28 de julho de 2019

1 Crônicas 29.22-25

Ações Que Apontam Para a Glória do Rei
1 Crônicas 29.22b-25
(IP Tatuapé – Culto da Manhã – Julho 2019)


Introdução
Um ponto mais que importante a ser percebido neste texto é que a glória de Salomão é o tema que o escritor apresenta como central. Ele está nos dizendo que essa glória é construída a começar pela própria atitude do povo em relação ao seu Rei. 
Também precisamos começar a pensar sobre essa realidade, em outras palavras, sobre o quanto as nossas atitudes de fato apontam para a glória do nosso rei e o quanto estamos empenhados nesse projeto de Reino e de vida de glorificação. 
Eu te convido a meditarmos sobre este texto, buscando compreender este papel das nossas atitudes na glorificação do nosso Senhor e não deixar de se posicionar diante da necessidade de buscar agir da forma que agrada a Deus.  

Apontamos Para a Glória do Rei - Quando Reconhecemos Seu Governo Sobre Toda a Nossa Vida
Há algo neste verso 22 que me chama a atenção e eu quero compartilhar isso. Primeiro, você percebe que no arranjo da nossa tradução, a primeira parte do verso 22, faz parte de um texto anterior que fala da congregação unida, trazendo sacrifícios, oferecendo holocaustos e se regozijando na presença do Senhor. Todos estes elementos apontam para uma ideia bem interessante de devoção e culto. Mas a segunda parte do verso, está ligada ao trecho posterior, que parece apontar para a vida social e política do povo, quando Salomão é ungido rei. 
Essa proximidade de temas no mesmo verso, parece indicar que o povo compreendia que o mesmo Deus ao qual adoravam com fervor de fé e sentimento religioso era o mesmo que providenciava tudo para a vida política e social. Em outras palavras, devemos considerar que a glória do nosso Rei é mais claramente pontuada quando mostramos a todos que compreendemos que TODA A VIDA PERTENCE A DEUS E QUE NÃO HÁ NADA SOBRE O QUE ELE NÃO REINE. 
Pela segunda vez fizeram rei a Salomão– se você voltar alguns capítulos antes, no capitulo 23, verso 1, você verá a primeira vez em que Salomão foi constituído Rei. Nessa oportunidade, o que estava acontecendo é que Adonias, também filho de Davi, havia se autoproclamado Rei, escondido do pai. Natã e Bate-Seba, a mãe de Salomão, sabendo da profecia sobre Salomão assentar no trono, vão a Davi e pedem essa providência do Velho Davi, para que o trono não fosse usurpado por Adonias. 
O ungiram por príncipe– portanto, depois de ter um momento de glorificação e alegria diante de Deus, com seus corações movidos ao Senhor, em ofertas vivas a Ele, o povo de Israel, reconhecendo ser o Senhor, Deus sobre todas as coisas, reafirmam o seu compromisso de viver no mundo de Deus, submetidos à Deus e às suas ordenanças, eles reconhecem que Deus havia lhes dado um Rei e reafirmam isso. 
A honra que damos a Cristo está muito diretamente simbolizada aqui, especialmente, quando o reafirmamos SENHOR SOBRE TODAS AS COISAS DA NOSSA VIDA. O passo contrário também é verdadeiro, afinal, se todos percebem em nós que Cristo está restrito como nosso Senhor, ou seja, que há áreas em nossa vida que Cristo não é colocado como Senhor, na verdade, a glória do Salvador, a glória do Senhor não é evidenciada, mas o nosso desprezo por ele. 
Claro, sempre haverá quem acha que estamos exagerando. Mas devemos aqui lembrar das próprias palavras de Cristo, antes de dizer “buscai em primeiro lugar o reino do céus e a sua justiça” ele disse: 
Não podeis servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará a outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas (Mateus 6.24). 
Aqueles homens reafirmaram Salomão, o Rei escolhido por Deus e o tipo de Cristo Jesus, como SENHOR sobre tudo. Isso é o que precisamos fazer, se queremos que nossas ações apontem para a glória do Senhor.  

Apontamos Para a Glória do Rei - Quando Respondemos ao Seu Governo Com Obediência
Levantamos no ponto anterior a importância da interrelação entre os dois textos no verso 22, a parte da adoração e a parte da vida social e política. Por bem, outros textos das Escrituras também relacionam estas coisas e um em especial parece coloca-las em ordem de valores.
Num contexto bem próximo da época de Salomão e certamente, muito marcado para o povo, temos Saul como rei em Israel, mas mostrando a todos que ele não honrava a Deus com suas atitudes. Diante da ordem de Deus para destruir os amalequitas e nada poupar, nem nada tomar deles, Saul desobedece a Deus, preserva ao rei Agague e permite que o povo tome dos despojos proibidos. Saul tenta se justificar dizendo que o povo tomou das ovelhas para poder sacrificá-las a Deus, então Samuel lhe diz a célebre frase: 
Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros (1Samuel 15.22). 
A obediência ao Rei é o sacrifício que mostra nossa fidelidade religiosa ao Senhor. No nosso texto de hoje, este é o ponto em destaque no verso 23. 
Salomão assentou-se no trono do Senhor, rei, em lugar de Davi, seu pai, e prosperou; e todo o Israel lhe obedecia (1Crônicas 29.23). 
Assentou-se no trono do Senhor– claramente a compreensão do autor do livro é que aquele trono não pertencia nem a Davi, nem a Salomão, mas ao Senhor. O que equivale a dizer que aquilo acontecia, segundo a vontade de Deus. Deus havia determinado que fosse Salomão e não Adonias, ou qualquer outro o Rei, e o povo compreendeu isso. Esse é o ponto: A VONTADE DE DEUS CONTA E MUITO! NA VERDADE SÓ A VONTADE DE DEUS REALMENTE IMPORTA. Esse é um ponto que confronta demais, muito do que vivemos nos dias atuais, porque, para muitos, nem sempre é isso mesmo o que importa. 
Prosperou– aqui estava o sinal evidente de que a vontade de Deus estava caminhando junto com os acontecimentos do reinado de Salomão, pois, Deus abençoa o caminho do justo: Feliz serás e tudo te irá bem – ao que obedece isso é prometido. 
E todo o Israel lhe obedeceu– a prosperidade de Israel não nascia de uma componente místico da presença de Salomão, mas do governo de Deus sobre Israel, através de Salomão. Da mesma forma, não basta você dizer: Cristo é Senhor! A sua declaração mística do governo de Cristo, precisa ser evidenciada na sua obediência prática. Isso sim é o que revela a glória do Senhor. 
Quando declaramos para todos que Cristo é o Senhor da nossa vida, mas o negamos por meio dos nossos atos, em lugar de glorificar a Cristo com nossas ações, nós o diminuímos e o nome de Deus é blasfemado, sem dúvida alguma, envergonhamos ao Rei e não o glorificamos diante dos homens. 
Submeta-se ao Senhor e lhe seja fiel e obediente. Esteja pronto a seguir seu caminho e a viver para a sua glória. Deixe que sua obediência ao Senhor seja usada para trazer glória ao seu NOME – VOCÊ NÃO SE ARREPENDERÁ!  

Apontamos Para a Glória do Rei  - Quando Decidimos Que a Nossa Glória é Que Ele Seja Reconhecido em Nós
Todos conhecemos a atitude de João Batista, que culminou na sua frase emblemática: IMPORTA QUE ELE CRESÇA E QUE EU DIMINUA. Parece que podemos perceber isso no verso 24, na atitude dos líderes do povo de Israel. 
Todos os príncipes, os grandes e até todos os filhos de Davi prestaram homenagens ao rei Salomão (1Crônicas 29.24). 
Prestaram homenagens (Natanuh yad tahat)– quero começar com o conceito por detrás desta expressão “prestar homenagens”. A expressão literalmente seria: dar a mão da submissão. A homenagem que eles pretaram a Salomão foi o reconhecimento do seu governo, da sua direção, da sua posição em relação a eles. Veja que todo o verso é posto nos termos da posição de Salomão, em contraste com a posição que eles ocupavam. 
Todos - Os príncipes – os grandes – os filhos de Davi– as principais lideranças dos clãs de Israel, os homens poderosos de todo o povo a até os próprios irmãos de Salomão, potenciais herdeiros – todos se submeteram ao governo de Salomão. Não importando a sua posição ou importância no reino, foram capazes de se oferecerem para serem guiados, governados por Salomão.  
Quando a nossa glória está focada no reconhecimento da glória do nosso Rei, nós apontamos para esta glória de forma definitiva. Precisamos claramente colocar essa postura como uma postura definitiva para a nossa vida. 
Muitas vezes, portanto, não raro, perdemos de vista o fato de que o interesse de Deus é que seu filho seja glorificado pela vida daqueles que o Senhor lhe dá. OU seja, Deus nos concede a Jesus para que ele nos use para ressaltar a sua glória. Quando o nosso prazer existêncial estiver ligado a este projeto de glorificação de Cristo somente, estaremos nos engajando na verdadeira vida que vem de Deus. 
O Senhor engrandeceu sobremaneira a Salomão perante todo o Israel; deu-lhe majestade real, qual antes dele não teve nenhum rei em Israel (1Crônicas 29.25). 
O Senhor engrandeceu – deu-lhe majestade real– Esse é o ponto que precisamos considerar atentamente aqui: que Deus é quem faz com que isso seja possível. Ele é a fonte de exaltação, é Ele que conduz a você para viver sob o senhorio de Cristo e ser parte da sua própria obra de reconhecimento do Filho. 
Nenhum rei teve tal honra – Essa expressão, me faz lembrar os dizeres do novo testamento que apontam para o NOME DE CRISTO COMO O NOME ACIMA TODOS OS NOMES. Isso também me lembra um cântico: 
Acima de todos, acima de tudo
Está o Senhor entronizado
Os anjos e os homens, os céus e a terra
Montanhas e mares declaram quem Tu és
Tu és Senhor e rei, governas sobre o universo
Justo e fiel, vestido de glória e poder
Coroado estás pra sempre reinarás
Prostrados aos seus pés, erguemos o teu santo nome
Em adoração, nos entregamos a Ti
Toma o teu lugar e habita entre nós
Óh Santo Deus
Óh Santo Deus
Conclusão
Nada terá valido a pena nessa existência se no final de toda a nossa vida, Ele não for apreciado por todos como sendo o nosso Senhor, como nosso Rei. Se todos nos virem e apreciarem quem nós somos e não reconhecerem a Cristo, teremos feito algo errado e teremos errado o alvo. Nossa vida, não atingiu o ápice do seu propósito. 
A igreja Presibiteriana do Tatuapé precisa pensar seriamente sobre esse nosso chamado e não pode nem se exaltar demais em lugar de Cristo, tampouco pode deixar de avançar e buscar revelar ao mundo que confiamos no Senhor. 
Nossas atitudes para com Cristo é que revelarão quem somos e quem ELE é para nós. Temos uma grande responsabilidade e um grande privilégio de mostrar o quanto NELE confiamos e esperamos. 
Aleluia!! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda mensagem escrita é apenas um registro. O sermão bíblico de fato é único, como um rio que passa e muda a cada instante. Um sermão só pode ser pregado uma única vez. Caso seja repetido em outro púlpito, ainda que use os mesmos registros, será outro, por várias razões: a) o pregador nunca é o mesmo, pois está sendo transformado a cada mensagem que prega; b) os ouvintes são outros; c) o Espírito é o mesmo, mas é dinâmico e aplica o que quer aos corações.
Obrigado por ler estes pequenos e falhos esboços!