22 de setembro de 2019

Filipenses 1.27-30

O Que Ocorre Quando Eu Combato o Mesmo Combate de Cristo?

(Culto da Manhã – Setembro2019 – IP Tatuapé)
Filipenses 1.27-30
Introdução
A Carta aos Filipenses apresenta o profundo paradoxo da alegria em meio as lutas. Enquanto ela insiste em nos conclamar à “alegria constante no Senhor”, ela nos diz que vivemos em situação de combate, como Cristo e devemos ter, nele o maior exemplo de como viver em meio às circunstâncias de perda. 
Os versos 12 a 20, do capítulo 1, temos as afirmações que apontam para o fato de que ele estava preso quando escreve essa carta: 
Quero ainda, irmãos, cientificar-vos de que as coisas que me aconteceram têm, antes, contribuindo para o progresso do evangelho de maneira que as minhas cadeias em Cristo, se tornaram conhecidas de toda a guarda pretoriana e de todo os demais e a maioria dos irmãos, estimulados no Senhor por minhas algemas, ousam falar com mais desassombro a palavra de Deus (Filipenses 1.12-14). 
Não quero desprezar a importância da informação sobre o local onde Paulo estava preso quando escreveu essa carta. Mas neste momento, quero apenas mostrar a importância deste fato para a compreensão do conteúdo desta carta. Paulo também já havia, bem no início do seu ministério sido preso na própria cidade de Filipos, após curar uma moça que adivinhava fatos através de uma possessão demoníaca, local onde ele e Silas alcançaram para Cristo o próprio Carcereiro que os tutelava em sua casa. 
Nesta carta, Paulo fala do seu passado como fariseu e toda as vantagens que aquela posição lhe havia dado privilégios entre os seus patrícios, mas também como ele deixou tudo para ter a Cristo e viver com Ele, sendo achado nele. 
Aqui, também, Paulo menciona a possibilidade de viver contente em toda e qualquer situação, seja em momentos positivos de ganho, ou momentos angustiosos de perda e sofrimento. 
Portanto, podemos notar que Paulo está disposto a dar à essa carta esse peso paradoxal de como é POSSÍVEL CONSTRUIR FELICIDADE EM MEIO AO SOFRIMENTO, desde que, o MOTIVO DO SEU SOFRIMENTO SEJA A EXALTAÇÃO DE CRISTO COMO SENHOR DE SUA VIDA. 
Perceber e demonstrar o senhorio de Cristo em nossa vida é a experiência mais abençoadora que o crente pode desfrutar nesta terra. Mas nem todos estão prontos para compreender e vivenciar essa graça. Aliás, podemos dizer que, num certo sentido, boa parte dos crentes nem sabe que patamar de fé é esse, pois preferem viver na periferia da relação com Deus e adentrar as profundezas do verdadeiro significado do VIVER COM E PARA CRISTO! 
O ponto ao qual buscamos nesta manhã é esse: COMO EU E VOCÊ PODEREMOS DESFRUTRAR DESTE PATAMAR ELEVADO DE FELICIDADE A PARTIR DO COMBATE QUE ENFRENTAMOS NA VIDA? 
A resposta mais importante que este texto dará à você essa manhã é que QUANDO VOCÊ COMBATE O COMBATE DE CRISTO VOCÊ VIVENCIA COISAS MARAVILHOSAS DA PARTE DE DEUS, AS QUAIS SÓ PODEM SER EXPERIMENTADAS EM MEIO À ESSA LUTA PELA FÉ. 
Portanto, se seu desejo nesta manhã é o desta vida em um patamar superior e um desejo de identificação profunda com Cristo, eu te convido a abrir o seu coração para a Palavra nesta manhã e deixar a Palavra te ler e revelar a você seu próprio coração e transformá-lo. Prepare-se para lutar!!

Quando Combatemos o Mesmo Combate de Cristo – Ocorre Um Processo de Dignificação do Evangelho
O primeiro ponto que desejo explorar neste texto é este, que O CHAMADO CRISTÃO é uma convocação para a vida em patamar superior, em prol do evangelho do Cristo. Quando você decide empenhar sua vida neste novo patamar, ocorre um PROCESSO DE DIGNIFICAÇÃO DO EVANGELHO através da sua vida. 
Vivei, acima de tudo, por modo digno do Evangelho de Cristo, para que, ou indo ver-vos ou estando ausente, ouça, no tocante a vós outros, que estais firmes em um só espírito, como uma só alma, lutando juntos pela fé evangélica (Filipenses 1.27).
Vivei, acima de tudo, por modo digno do Evangelho de Cristo – A Dignificação que ocorre a partir do meu modo de vida em combate– primeiro deixe me explicar uma coisa: não se trata de conferirmos dignidade ao Evangelho, porque a verdade é digna em si. O ponto de Paulo é que a vida do crente deve espelhar essa dignidade que existe na mensagem da verdade, da boa nova da realidade em Cristo Jesus. O modo de vida dos crentes, revelam para todos os demais, as profundas percepções que o evangelho causa em nossa mente, a ponto de nos levar a viver um padrão superior que mostra a importância da fé evangélica par a nossa vida. 
Eis o ponto, irmãos, Paulo esperava que a vida dos crentes, quando compatível com a grandeza do evangelho, repercutiria entre todos o que é essa fé evangélica e o que ela pode produzir na vida de um homem. Por isso, é que é tão importante que tenhamos mais disposição para compreender e empreender a compreensão da ideia transmitida nas seguintes palavras: ACIMA DE TUDO
Outra coisa, a própria palavra VIVEI(polieusatai), que indica a vida em meio às demais pessoas, a vida em sociedade, a vida cidadã na polis, nos dá a dimensão do que realmente Deus espera daqueles que estão em Cristo: que saibam viver a fé evangélica em meio à realidade temporal e não releguem o seu evangelho para alguns dias e locais de uso da semana. 
Acima de tudo vivei de modo digno do evangelho para que todos os demais vejam em vocês o evangelho e o que ele faz a um homem.   

Firmes em um só espírito, como uma só alma, lutando juntos pela fé evangélica - Dignificação que ocorre a partir do fortalecimento da comunidade de fé– Aqui minha alma está cheia de temor. Afinal, podemos notar que a dignificação do Evangelho ocorre dentro de um processo de unidade e fortalecimento da comunidade de fé e esse é um ponto em que encontramos muitas brechas na vida de muitos crentes e muitas igrejas, pois encontramos uma utilização pessoal da Igreja e não uma busca coletiva como marca da vida cristã de muitas pessoas. E parecem que, em boa parte dos casos, as pessoas não estão nem um pouco interessadas em repensar essa incongruente e pobre vida cristã solitária. 
Mas, o fato que devemos observar como o desejo de Deus para nós é que a NOSSA UNIDADE REVELE AO MUNDO A DIGNIDADE DO EVANGELHO. O Evangelho pode produzir um verdadeiro amor e uma verdadeira unidade e força. Comece ainda agora a reavaliar suas premissas cristãs, mas não deixe de buscar combatendo a si mesmo. Você precisa ser mais forte para lutar contra si mesmo!

Quando Eu Combato o Mesmo Combate de Cristo – Ocorre Um Processo de Rompimento das Forças Inimigas do Evangelho
Nos dias de Paulo, a prisão era uma forma de intimidação ao Cristianismo. Tantas histórias antigas nos falam de como a sociedade sem Cristo buscou silenciar a voz do Evangelho por meio de prisões e castigos físicos. Esse era o sistema da intimidação. Hoje, claramente, a estratégia é mais sutil, mas tem a mesma finalidade: perseguir e intimidar os que vivem com e para Cristo. Existe uma lógica na mente do homem sem Cristo de que o medo poderá parar o Evangelho. 
E de que em nada estais intimidados - O Rompimento do Círculo do Meu Medo– Paulo deseja ouvir dos demais que os crentes de Filipos eram guerreiros destemidos em combate, que viveriam acima de tudo de modo digno do Evangelho e jamais seriam pressionados pelo medo. O homem que crê em Cristo verdadeiramente, sabe que o seu amanhã será melhor se estiver com Cristo e cada dia vivido sem a presença marcante da luta de Cristo e por Cristo é um dia vazio de significado eterno. 
O que pare eles é prova evidente de perdição é para nós de salvação - O Rompimento da Lógica Perversa da Perdição– Mais uma vez, o que Paulo deseja é que a vida do crente revele ao mundo as falácias da sua ideia existêncial. Aqui, ele está falando do fato de que o crente que está em combate, muitas vezes, parece estar perdendo o jogo. O próprio Paulo é um bom exemplo, pois muitos achavam que aprioná-lo iria silenciá-lo. Mas, ao contrário, até mesmo o carcereiro que os tutela, assim como os soldados romanos que vigiavam a sua prisão enquanto escrevia essa carta, estavam percebendo que a fé vence o medo e o amor a Cristo e aos irmãos lançam fora o medo. 
Da parte de Deus - O Rompimento da Barreira Que Impede a Comunhão Com Deus– para Paulo toda essa disposição para a luta pela fé evangélica vinha da comunhão que o crente tinha com Deus, enquanto combate. Sim, quando combatemos o combate de Cristo, SOMOS FORTALECIDOS COMO UMA COMUNIDADE DE FÉ E DESFRUTAMOS DE UMA CERTEZA, DE QUE DEUS ESTÁ AO NOSSO LADO.  

Quando Eu Combato o Mesmo Combate de Cristo – Ocorre Um Processo de Identificação Graciosa Com Cristo
Poucos conseguem ver o fato de que o nosso maior privilégio nesta vida como cristãos é o de poder revelarmos ao mundo o senhorio de Cristo sobre a nossa vida. O maior presente que Deus nos deu não é o de sermos libertos do Inferno, mas o de podemos ver Cristo sendo formado em nós e de mostrar isso ao mundo. 
Porque vos foi concedida a graça de padecer por cristo e não somente crer nele - Identificação Pessoal Com as Lutas de Cristo– Esse é um processo gracioso, porque é um privilégio que nos é dado sem nenhum merecimento da nossa parte. Paulo está pronto para nos levar a mais um paradoxo, pois a fé tem um elevado alvo de nos fazer maduros o suficiente para saber exatamente o que Deus espera de nós. E ele não espera de nós apenas um comportamento exterior, baseada em mecanismos litúrgicos de fé. Ele deseja que nossa fé nos leve à identificação com Cristo em todas as suas lutas também. Lutar contra o pecado, contra a ideia de uma vida meramente biológica e social, que nada produz senão coisas temporais. Nossa fé estará madura quando estivermos prontos a perder tudo para ter a Cristo. 
O mesmo combate que viste em mim e, ainda agora, ouvis que é meu - -Identificação Pessoal Com as Lutas de Todos Que São de Cristo– Paulo coloca a sai mesmo como um bom exemplo a ser seguido. Ele diria isso mais tarde no capítulo 3.17, mas amplia o leque para que olhemos para tantos quantos estão vivendo esse combate da fé. A ideia de Paulo é que também estes crentes de Filipos, como os da guarda pretoriana e outros tantos, mencionados no capítulo 1.13-14, sejam estimulados a VIVER DE MODO DIGNO DO EVANGELHO PARA QUE O EVANGELHO SEJA CONHECIDO NA VIDA DELES E SE POSSA DIZER O QUE ELE É, PELO O QUE VEMOS ELE FAZER NA VIDA DOS CRENTES. Paulo foi alguém que conseguiu viver assim!  
Hoje em dia é comum ver e ouvir que pessoas buscam identificar com os que são VITORIOSOS, BEM SUCEDIDOS, aqueles que parecem ter vencido qualquer sofrimento nesta vida. Não importa se sua fé é só um faz de conta, baseados em fatos externos, passageiros e pouco significativos do ponto de vista da eternidade. No entanto, Deus está propondo neste texto que busquemos mais que essa confeitaria e desenvolvamos uma fé, madura, profunda, com uma massa vivencial consistente, que produz impacto no mundo. 

Conclusão
Meus queridos irmãos, eu espero que esses seja o cristianismo que eu e vocês desejemos viver neste mundo, o Cristianismo do combate da fé, que consiste em revelar ao mundo o Senhorio de Cristo em nossa vida, a despeito de todos os preços em que isso implicar. Eu espero que em nosso meio encontremos tantos que queiram ACIMA DE TUDO viver para Cristo, a ponto de estarem prontos para perder tudo, se necessário for, para ter a Cristo.
Eu espero ver aqui no Tatuapé uma igreja que identifica na comunhão com Cristo em suas dores e um com o outro nas mesmas dores, a importância do testemunho e jamais busque no afastamento uma solução.
Espero, irmãos, de todo o coração, encontrar aqui destemidos agentes do Evangelho, que deixaram o medo e seguiram o amor a Deus. Espero encontrar essas coisas em mim e em todos com os quais eu caminho na direção do alvo. 
Sigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação em Cristo Jesus (Filipenses 3.14). 
Aplicações para a IPT
Não se deixe conduzir por um tipo de evangelho que faz você ser um mero expectador distante, tentando coletar bênçãos para depois continuar vivendo distante de Cristo. Não engane a si mesmo!
Separe um tempo para estar envolvido em algum ministério que fortaleça os irmãos, no qual você possa fazer parte da luta de forma efetiva. Evite, a todo custo, a vida cristã distante, não se permita encher de desculpas e justificativas. Nada poderá substituir essa vida cristã engajada e vivida em comunhão com a luta dos demais. 
Antes de ir para casa e voltar para sua própria maneira de pensar, lembre-se de que o UM LEÃO NÃO PODE SER DOMESTICADO E TORNADO UM BICHINHO DE ESTIMAÇÃO. Assim, a fé em CRISTO, O LEÃO DA TRIBO DE JUDÁ, não pode ser vivida senão do MODO DO EVANGELHO PROPOSTO PELO PRÓPRIO CRISTO, que implica em PERDA PARA GANHO. 

Oração
Senhor, ajuda-me a crescer na fé e a amadurecer em meu combate da fé. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda mensagem escrita é apenas um registro. O sermão bíblico de fato é único, como um rio que passa e muda a cada instante. Um sermão só pode ser pregado uma única vez. Caso seja repetido em outro púlpito, ainda que use os mesmos registros, será outro, por várias razões: a) o pregador nunca é o mesmo, pois está sendo transformado a cada mensagem que prega; b) os ouvintes são outros; c) o Espírito é o mesmo, mas é dinâmico e aplica o que quer aos corações.
Obrigado por ler estes pequenos e falhos esboços!