29 de setembro de 2019

Salmo 32.1-5

Quebrantamento Verdadeiro é Sentir Falta de Um Amor do Qual Fugimos e Ser Encontrado Por Ele

(Culto da Noite – Setembro2019 – IP Tatuapé)
Salmo 32.1-5
Introdução
Na semana passada, tivemos a oportunidade de nos abrir ao Salmo 29. Naquela ocasião eu comentei que o Livro dos Salmos tomam o nosso coração e elevam ele a Deus, tanto quanto trazem o coração de Deus para dentro de nós. Aqui, neste salmo de Davi também, temos essa mesma impressão. O contexto deste salmo é o pecado de Davi quando tomou para si Bete Seba e planejou e executou a morte de Urias. 
Passado o luto, uma das formas de Davi tentar compensar seu erro foi trazer Bate Seba para dentro do palácio e fez dela uma das suas mulheres. Aparentemente, tudo parecia calmo, resolvido e poderia seguir Davi em frente, não fosse o Senhor vir atrás de Davi. 
O profeta Natã, enviado por Deus, vem ao rei Davi, conta-lhe uma história de um homem rico, que possuía muitas ovelhas e que haveria de receber um visitante em sua casa. Bem esse homem, tinha um vizinho pobre, que era dono de uma única ovelhinha, que criava em casa como uma animal de estimação da família, comia e bebia com a família e até dormia nos seus braços. O rico, para poder receber bem o seu visitante, não quis tomar uma das suas muitas ovelhas, mas vai à casa do pobre e pega a única ovelhinha do vizinho, mata e prepara uma refeição para o visitante. 
Bem, diante de um fato tão execrável, Davi se levanta furioso e indignado com aquele ato de egoísmo e injustiça: 
Tão certo como vive o Senhor, o homem que fez isso deve ser morto. E pela cordeirinha restituirá quatro vezes, porque fez tal coisa e porque não se compadeceu (2Sm 12.5-6). 
A questão é que Natã teve de dizer para ele: ESTE HOMEM ÉS TU!E assim o que temos como resultado são os salmos, 51 e 32. Um de confissão deste pecado e outro revelando o processo até chegar o momento dessa confissão e cura da sua alma.
Não temos uma informação clara sobre quanto tempo esse processo durou. Sabemos que foi tempo suficiente para que o coração de Davi sentisse o peso do pecado. Ele ficou calado, manteve-se escondido de Deus. Jesus usou trechos da confissão do salmo 51 para contar a parábola do jovem rico que caminha para longe do Pai e o despreza, tenta viver sem o Pai, até que retorna para encontrar o Pai que o esperava no caminho. 
Mas, podemos dizer que a experiência de perdão que Davi vivenciou, produziu um verdadeiro quebrantamento em seu coração. Ele fugiu o amor de Deus, mas este amor o encontrou e o VERDADEIRO QUEBRANTAMENTO acontece neste momento, quando o AMOR DE DEUS DO QUAL FUGIMOS E NOS ESCONDEMOS, NOS ENCONTRA E NOS RENOVA PARA A VIDA COM DEUS.  

O Verdadeiro Quebrantamento Ocorre em Meio a Um Processo de Verdadeiro Reconhecimento de Nossa Miséria
Vamos começar com o verso 3, onde Davi faz uma digressão no pensamento. Note, ele vem falando sobre a Bem-aventurança do perdão, mas no verso 3, ele usa o advérbio de tempo para gerar uma digressão, como voltar no tempo da história que está contando, para explicar a bem aventurança à luz do que havia acontecido e é isso que estamos fazendo aqui, indo primeiro na DIGRESSÃO. 
Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia, porque a tua mão pesava sobre mim, e o meu vigor se tornou em sequidão de estio (Salmo 32.3-4). 
Eu calei os meus pecados– Davi aqui não dá nomes atenuantes para o que fez. Ele diz, que “eu tinha um ponto de vista diferente” ou uma “diferente ótica”;  ele não ameniza sua conduta, justificando suas ações com um “mas, veja bem...”. Davi diz que eram PECADOS e eram SEUS. O VERDADEIRO QUEBRANTAMENTO exige uma postura de RECONHECIMENTO DA PRÓPRIA MISÉRIA. 
Envelheceram os meus ossos– Ele se reconheceu definhando e sem perspectivas. Ele reconheceu que aquele sentimento que esmagava o seu coração e sua vida interior era um resultado de sua MISÉRIA e conduta pecaminosa. Aqui ele percebe que ficou sem saída. 
Meus constantes gemidos– certamente, o que estava acontecendo em seu coração é que os gemidos da alma, essa dor inquietante, fez Davi procurar saídas erradas. Ele planejou enganar Urias, não deu certo; planejou a morte de Urias; tomou a mulher para o palácio quem sabe amenizaria o coração. Mas, Deus não o deixava sentir paz! O VERDADEIRO QUEBRANTAMENTO não acontece por ação do homem ou por estratégia emocional humana. Devo discordar do diagnóstico de alguns psicólogos, que tentam dizer que a dor vai embora, quando nós rompemos com a religião. Eles pensam que a CULPA é só resultado de um discurso religioso de imposição de medo. 
A tua mão pesava dia e noite sobre mim– o mais profundo estado de miséria da alma humana acontece quando ela perde a âncora que a liga ao amor de Deus e ela deixa de perceber sua presença. Adão se escondeu de Deus por entre as folhagens do Davi e fez cobertura de folhas para esconder-se de Deus. O jovem da parábola, tentou viver e se virar sozinho antes de voltar para o Pai. Jonas tentou fugir para Tarsis. Mas, Deus se recusa a deixar nossa mente sentir paz, enquanto ela não não reconhece sua própria miséria diante de Deus. NÃO SE TRATA DE APENAS UM SENTIMENTO DE CULTA, o RECONHECIMENTO DE NOSSA MISÉRIA, É ANTES DE TUDO UM RECONHECIMENTO DE QUÃO LONGE ESTAMOS DE DEUS.  
O meu vigor se tornou em sequidão de estio– tudo o que parecia ser vigor, todos os disfarces que me foram possíveis não mudam a verdadeira condição da minha miséria e DAVI reconheceu isso: TENTAR APARENTAR VIGOR NÃO RESOLVEU, E ELE RECONHECEU A SUA MISÉRIA. 
Meus irmãos este é ponto que eu e você precisamos considerar em nossa relação viva com Deus, isto é, reconhecer constantemente que a nossa maior miséria é aquela condição da nossa vida que nos faz tentar viver sem Deus. Não se permita caminhar para esse buraco, onde nos enterramos e enterramos as pessoas que estão ao nosso redor. O  VERDEIRO QUEBRANTAMENTO ACONTECE QUANDO EU E VOCÊ RECONHECEMOS A FALTA QUE O AMOR DE DEUS FAZ.  
O Verdadeiro Quebrantamento Ocorre em Meio a Um Processo de Convicção da Miséria e o Desejo de Mudanças na Confissão de Pecados
Ainda na digressão de Davi, olhemos agora para o verso 5. Nele veremos a decisão de Davi. Diante de Natã e do impactante momento deste reencontro com o Amor de Deus, Davi diz: PEQUEI CONTRA O SENHOR!
Confessei-te o meu pecado e a minha iniquidade não mais ocultei. Disse: confessarei ao Senhor as minhas transgressões e tu perdoaste a iniquidade do meu pecado (Salmo 32.5).  
Confessei-te o meu pecado– No primeiro plano algo tem de ficar claro para quem está lendo o Salmo é que Davi sabia muito bem de quem estava fugindo e o que o pecado estava ocasionando. Isto é, ele sabia bem que aquele problema era mais que um problema entre ele e as pessoas envolvidas, mas se tratava de algo que só poderia ser resolvido DIANTE DE DEUS, porque o seu problema era com O SENHOR. 
Minha iniquidade não mais ocultei– aqui Davi declara ter desistido de se esconder e disfarçar sua vida, ele desistiu de parecer vigoroso e reconheceu sua miséria diante de Deus. A CONVICÇÃO QUE NOS LEVA À CONFISSÃO É AQUELA QUE PRODUZ EM NOSSO CORAÇÃO UM SENSO DE DIREÇAO QUE NOS FAZ VOLTAR A DEUS, CUSTE O QUE CUSTAR. Davi pensou assim, a ponto de dizer que no Salmo 51: 
(...) de maneira que serás tido por justo no teu falar e puro no teu julgar (Sl 51.4b). 
Confessarei as minhas transgressões (Pasha)– este é o ponto para Davi, a palavra que ele usa é “pesha”, que indica uma consciência de quebra da Aliança com Deus, um rompimento do caminho e uma mudança de direção. Davi compreende a sua confissão como uma necessidade de reconhecer que está no caminho errado. 
Perdoaste a iniquidade (avon) do meu pecado– o pecado para Davi produzia uma condição de tribunal diante de Deus, por isso, ele usa a palavra “avon” para se referir à condição em que ele estava diante de Deus. Isto é, réu declarado e confesso, na expectativa da sentença que será dada pelo juiz. 
O VERDADEIRO QUEBRANTAMENTO ACONTECE AQUI, NESTE MOMENTO, EM QUE NOSSO CORAÇÃO ESTÁ PRONTO PARA RECEBER DE DEUS SUA DURA DISCIPLINA. MAS NÃO AGUENTA MAIS FUGIR DO AMOR DE DEUS. 

O Verdadeiro Quebrantamento Ocorre Quando o Amor de Deus nos Reencontra e Restaura em Nosso Coração Nossa Certeza de Sermos Filhos Amados do Pai
Claro que não consigo ler este Salmo sem ter em mente a parábola do Filho Pródigo. Tenho diante de mim a imagem que construí daquela mensagem lindíssima de Jesus e vejo o Pai olhando na estrada e percebendo o retorno do filho e correndo para encontra-lo: 
E levantando-se, foi para seu pai. Vinha ele ainda longe, quando seu pai o avistou, e, compadecido dele, correndo, o abraçou, e beijou. E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho. O pai, porém, disse aos seus servos: trazei depressa a melhor roupa, vesti-o, ponde-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés, trazei também e matai um novilho cevado. Comamos e regozijemo-nos, porque este meu filho estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado. E começaram a regozijar-se (Lucas 15.20-24). 
Davi propõe essa visão. Ele está dizendo em sua digressão que esperava a sentença do juiz e o juiz se volta para ele, diante do QUEBRANTAMENTO DO SEU CORAÇÃO, e lhe mostra o favor do PERDÃO. 
Bem aventurado aquele cuja iniquidade é perdoada, cujo pecado é coberto. Bem aventurado o homem a quem o Senhor não atribui iniquidade e em cujo espírito não há dolo (Salmo 32.1-2). 
Bem aventurado (Esher) aquele cuja iniquidade (avon) é perdoada– Feliz em decorrência de uma bênção que recebeu, este é o sentido da “esher”. Aquele que cuja iniquidade (avon) é perdoada. Aqui Davi apresenta um contraste com a digressão que havia feito no verso 3, está dizendo que no verso 3, que o homem que se afasta de Deus vive em sequidão de estio, mas aqui no verso 1, ele diz que o homem que é reencontra o amor de Deus tem sua vida restaurada. 
Cujo pecado é coberto– a razão desta felicidade é um ato do juízo de Deus, que afasta a acusação da iniquidade (avon) e cobre o pecado. Essa expressão é sacerdotal e se reporta ao que acontece na mesa da propiciação quando a Lei é escondida pelo sangue derramado na tampa do propiciatório e esconde a lei e a acusação. Não significa que o pecado não existiu, mas que ele foi pago! O VERDADEIRO QUEBRANTAMENTO TRAZ AO NOSSO CORAÇÃO ESSA CONSCIÊNCIA DE QUE DEUS PAGOU O PREÇO DO NOSSO PECADO E AFASTOU A NOSSA ACUSAÇÃO. 
Em cujo espírito não há dolo– aqui no verso 2, Davi aponta para o ambiente onde essa bem aventurança, essa felicidade decorrente da bênção de Deus, onde essa vida se manifesta: NO ESPÍRITO. No Salmo 51, ele usa a seguinte expressão para falar deste ponto: 
Cria em mim, ó Deu, um coração puro e renova dentro em mim um espírito inabalável (Salmo 51.10). 
Ele aqui, está nos dizendo que este homem de quem é afastada a acusação, passa a ter um espírito que não sente mais a culpa, que o pecado provoca. Ele não sente mais aquela distância entre ele e Deus. O VERDADEIRO QUEBRANTAMENTO NOS LEVARÁ A NOVAMENTE SENTIR QUE SOMOS FILHOS DE DEUS, COMO O FILHO PRÓDIGO voltou a viver como filho. 

Conclusão
Há crentes que fingem não ligar, mas carregam em sua alma um peso de angústia. Seu coração vive um dilema, em saber a vontade de Deus e de também não se sentir no caminho que agrada ao Senhor. Seguem em SEQUIDÃO DE ESTIO, isto é, fingem vigor, mas a realidade de sua relação com Deus é FRAQUEZA.
Para quando estamos assim, ou para quando encontramos pessoas vivendo assim, precisamos anunciar o caminho do QUEBRANTAMENTO VERDADEIRO. Não se trata de espiritualidade exterior e superficial, mas de um verdadeiro encontro com Cristo. O que as pessoas precisam não é de uma nova igreja, um novo pastor, um novo livro para ler, uma nova experiência com Deus. Elas precisam seguir a receita: 
Reconhecimento do próprio pecado – Confissão do caminho errado, a transgressão – Abrir os olhos para VER O PAI DE BRAÇOS ABERTOS PARA RECEBER SEUS FILHOS. 

Aplicações para a IPT
Devemos fazer de tudo para que nossa Igreja seja um lugar deste tipo de vida. Pecadores que somos, sempre buscando a vida abundante que Cristo nos deu por seu sangue. Nossa igreja tem de ser uma casa de cura para nossas transgressões e um lugar de quebrantamento.
Devemos levar nossas liturgias a nos fazer pensar na vida com Deus e preferir a santificação em todas as condutas. Devemos deixar nosso coração permanentemente aberto para a Palavra de Deus que pode nos trazer de volta, sempre que necessário e não termos medo de confessar pecados e nos ajudar a viver mutuamente em paz com Deus. 
Que seja essa igreja, uma igreja para o reencontro constante com o amor de Deus. Que você pessoalmente trabalhe nisto! 

Oração
Dá nos senhor um coração puro e renova em nós sempre um espírito inabalável. Não tire de nós a alegria da salvação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda mensagem escrita é apenas um registro. O sermão bíblico de fato é único, como um rio que passa e muda a cada instante. Um sermão só pode ser pregado uma única vez. Caso seja repetido em outro púlpito, ainda que use os mesmos registros, será outro, por várias razões: a) o pregador nunca é o mesmo, pois está sendo transformado a cada mensagem que prega; b) os ouvintes são outros; c) o Espírito é o mesmo, mas é dinâmico e aplica o que quer aos corações.
Obrigado por ler estes pequenos e falhos esboços!