4 de abril de 2010

Implicações da Autoridade de Cristo - Mateus 28.18 a 20

"Toda autoridade me foi dada nos céus e na terra" Mateus 28.18

Devemos ler esta frase de Jesus, registrada apenas no Evangelho de Mateus, com uma visão global do próprio evangelho e de suas mais perceptíveis intenções.

De maneira geral, muitos bons estudiosos e leitores mais atenciosos do evangelho declaram que o autor tem o propósito de fortalecer a comunidade cristã, de raízes judaicas, em um momento delicado de sua história.
Na verdade, alguns sinais de confronto entre o cristianismo e judaísmo começavam a ser sentidos, em particular por parte das autoridades templárias, visto que, mesmo que aceitasse dentro do quadro da diversidade religiosa de sua época aquele grupo conhecido como "Os Nazarenos" ou "Os do Caminho", nunca este relacionamento foi tão bom, afinal, estes tais nazarenos afirmavam que os próprios líderes judaícos haviam matado o Messias, que era Jesus de Nazaré.
Esta tolerância, pode ser notada no registro do livro de Atos onde podemos ver que os "Nazarenos", ainda Gamaliel, aponta para a necessidade desta tolerância. Entretanto, desde os tempos de Estevão, mas muito mais após o ano 20 d.C, esta perseguição tornou-se mais feroz e ruidosa.
Os crentes, ouvintes e leitores de Mateus, passaram a ter a sua fé atacada, pelo povo, mas principalmente pelas lideranças do povo e este evangelho vem se tornar para todos eles uma instrução à perseverança e ao labor, mostrando claramente o contraste entre Jesus e tais líderes, desde os tempos do próprio Messias e como este, repeliu a autoridade dos escribas, fariseus e todos os "mestres da Lei", revelando-se como Messias e Senhor.

O verso 18 não é uma mera afirmação contundente, com a finalidade de apenas introduzir a chamada "Grande Comissão". Em minha visão, Mateus faz a ligação direta da ressurreição com a instalação do REino Milenar de Cristo, não diminuindo a força da "ascensão", mas pontuando primordialmente para a "autoridade real que fora conferida ao Filho de Deus".

Se este evangelho pode ser chamado de "Evangelho do Reino", esta afirmação é a mais contundente e convincente de todas a este respeito e, porque este Reino está estabelecido com Jesus Cristo munido de toda a autoridade - poder, isto implica em que, os que crêem e são parte deste Reino, devem sair pelo mundo tornando cada vez mais clara a mensagem do Reino de Cristo entre os homens.

Pontuando sobre as implicações da Autoridade Real de Cristo

Uma Vez Que Cristo Estabeleceu o seu Reino com POder

Nós temos de anunciá-lo aos homens, este é pirncípio do evangelho (as boas novas - kerigmáticas)

Temos de ensinar sobre como este Reino se manifesta na vida das pessoas (as boas novas didaskalias)

Temos de apontar para os homens a consumação do Reino (as boas novas escatológicas)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda mensagem escrita é apenas um registro. O sermão bíblico de fato é único, como um rio que passa e muda a cada instante. Um sermão só pode ser pregado uma única vez. Caso seja repetido em outro púlpito, ainda que use os mesmos registros, será outro, por várias razões: a) o pregador nunca é o mesmo, pois está sendo transformado a cada mensagem que prega; b) os ouvintes são outros; c) o Espírito é o mesmo, mas é dinâmico e aplica o que quer aos corações.
Obrigado por ler estes pequenos e falhos esboços!