17 de junho de 2010

Atos 2.42 e 43 e




Conhecendo a Deus e Superando as Dificuldades


Deus insiste conosco para que o conheçamos e nos faz um alerta constante ao dizer que o nosso maior problema é a falta de conhecimento: "O boi conhece o seu possuidor, e o jumento, o dono da sua manjedoura; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende (Isaías 1.3)". Para Deus, essa falta de conhecimento é a própria rebeldia do Éden que continua a nos contaminar e afastar de Deus. Caso você agora queira meditar, pense no fato de que no jardim do Éden a falsa promessa de Satanás é que haveríamos de ter "conhecimento" ao tomar da árvore do Conhecimento do Bem e do Mal, mas o que aconteceu foi exatamente ao contrário.
Em toda a Bíblia muitos são os convites de Deus para que o conheçamos e a própria Bíblia existe para isso, ou seja, nos apresentar o Senhor e seu plano para que vivamos em sua presença. Muitas são as vantagens daqueles que conhecem a Deus, além da própria vida eterna (João 17.3), hoje desejamos abordar a vantagem de conhecer a Deus para enfrentar os momentos difíceis da vida.


FCD
Desejamos abordar o texto para que ele nos mostre como o Deus preparou a igreja primitiva para a grande perseguição que logo se seguiria após a morte de Estevão. Com isso, esperamos aprender a regra simples que estabelece: quanto mais conheço a Deus, melhor transito pelos momentos difíceis da vida. 


INTRODUÇÃO
Lucas focaliza o ensino dos apóstolos como a base fundamental de sustentação da Igreja primitiva e do seu crescimento. Era também o pensamento dos apóstolos que o conhecimento do Reino e de Jesus como Senhor e Salvador tornava a igreja mais forte e mais preparada para as vicissitudes da vida. 
Particularmente, penso que Deus aumenta o potencial de conhecimento da igreja em alguns momentos, quando ele levanta pregadores, mestres, pastores do rebanho. Creio que Deus procurar cuidar do seu povo sempre, principalmente seus filhos amados para enfrentarem os momentos difíceis. 
Quando Deus resolveu que haveria de tirar o seu povo do Egito e levá-lo à Canaã, para tomar posse da terra e desterrar seus inimigos, enviou Moisés, o grande mestre que trouxe ao povo de Abraão, a "Instrução" - A Torah - A Lei de Deus. Deus preparou o povo para entrar na terra e enfrentar os tempos de lutas, bem como o preparou para desfrutar o melhor da terra. 
Antes de enviar o seu povo para o exílio, o SENHOR mais uma vez enviou seus profetas para prepará-los, sobretudo Jeremias que foi o grande orientador daqueles que iriam passar setenta anos no Egito. 
Jesus preparou os seus discípulos para os dias de sua morte e para o ódio das principais lideranças e do povo. Muitos foram os seus sermões sobre isso, no entanto, se destaca a série de discursos do cenáculo. 


Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda mensagem escrita é apenas um registro. O sermão bíblico de fato é único, como um rio que passa e muda a cada instante. Um sermão só pode ser pregado uma única vez. Caso seja repetido em outro púlpito, ainda que use os mesmos registros, será outro, por várias razões: a) o pregador nunca é o mesmo, pois está sendo transformado a cada mensagem que prega; b) os ouvintes são outros; c) o Espírito é o mesmo, mas é dinâmico e aplica o que quer aos corações.
Obrigado por ler estes pequenos e falhos esboços!