15 de junho de 2010

Atos 2.47b




Crescimento da Igreja - Sinal de Deus


Um dos fenômenos mais discutidos sobre a igreja evangélica brasileira nos últimos anos é o seu crescimento numérico. Não resta dúvida de que esse é um movimento sociológico que precisa melhor analisado. Estimasse que, no final de 2010, os evangélicos serão 19% do total da população brasileira, chegando à grande soma de 192.000.000 de evangélicos.
Os elevados números evangélicos brasileiros são corados também com elevadas cifras e tornam as igrejas evangélicas num mercado atrativo e cobiçado, por aqueles que vêem na fé uma oportunidade para ganhar dinheiro. E, por fim, em alguns momentos, a alegria pelo crescimento da igreja, dá lugar a uma tristeza incontida com a revelação da imoralidade e ganância de alguns.
Muitas vezes, de olho nas cifras e na vitrine do poder, ministérios e denominações se vêem às voltas como movimento de crescimento de igrejas e com milhares de estratégias para abarcar uma parte significativa desse “mercado” de fiéis e passamos a viver uma competição e as mudanças das bíblicas estratégias do testemunho, pregação da palavra e evangelização, transitando para todo tipo de adaptações mundanas à igreja, desde que proporcione “crescimento”.
Tem se tornado muitíssimo necessário que a igreja pense em seu crescimento e no modo como esse deve acontecer. Não podemos negar que um dos sinais apresentados no livro de Atos dos Apóstolos para indicar a veracidade da obra do Espírito Santo é o crescimento da igreja.

FCD
A meditação no texto de Atos 2.42 a 47, focalizando o crescimento da igreja, tem como objetivo nos chamar atenção sobre as premissas lucanas a respeito do crescimento da Igreja. Focalizado em Deus, o crescimento natural e sobrenatural da igreja aponta para a necessidade de que a vida cristã sadia seja a principal estratégia para o crescimento da Igreja Cristã.

INTRODUÇÃO
Quando nos detemos sobre a necessidade de ver a igreja crescendo, somos levados a pensar sobre a importância desse elemento na vida natural da igreja. Todos desejamos que a igreja cresça. A idéia de que o sucesso da igreja está diretamente ligada ao crescimento é muito forte. Na verdade, para muitas pessoas o crescimento é o próprio sucesso em si.
Igrejas muito grandes nos impressionam, mexem com nossos brios e nossos sonhos. Eu me lembro que quando iniciei o meu ministério sonhava em ver uma grande multidão em minha igreja. De certa forma, ainda me pego pensando na possibilidade de Deus nos dar uma igreja muito grande.
Uma das leituras que mais gosto é sobre a história dos avivamentos e sobre os grandes pregadores. Para mim, é um grande desafio compreender a teologia de Jonathan Edwards e sua visão sobre o Grande Avivamento do século 18, em que Deus concedeu às igrejas não somente um grande crescimento, mas uma incontestável mudança espiritual, levando milhares e milhares de pessoas a um verdadeiro arrependimento.


CONTEXTUALIZAÇÃO
Lucas, no livro de Atos, está propondo uma reflexão muito séria sobre a continuidade da obra de Jesus, seu poder, reinado e presença no mundo. Para ele, todos os fatos que ocorreram na igreja revelam a realidade deste reinado, em particular na condução do Espírito Santo à frente da Igreja Primitiva.
Entre os elementos que demonstram a realidade do Reino e o seu poder, bem como a ação do Espírito Santo, está o crescimento da igreja primitiva. Quando lemos os relatos dos Lucas veremos que ele dedica uma atenção particular para isso.
Devemos nos lembrar de que Lucas não está propondo que consideremos apenas a ação espetácular do Espírito Santo na conversão de massas como em Atos 2.41, 4.4, mas dá atenção particular àquelas conversões isoladas, pessoais, tais como a conversão de Lídia, do Carcereiro de Filipos e sua família, a conversão de Paulo, Cornélio e sua família, todas ocorridas por intervenção direta do Espírito Santo. Lucas irá mostrar o crescimento da igreja também em termos geográficos, mas não faz um relato ufanista, antes também mostra as perseguições, as falsas conversões e até mesmo o evangelismo fracassado em Atenas.
Como dissemos anteriormente, o crescimento não deve ser tido como um elemento final para a avaliação da saúde de uma igreja e da presença do Espírito Santo, visto que devemos julgar qual o tipo de crescimento que estamos vivenciando. A julgar pelo crescente número de igrejas descompromissadas com a pregação fiel da palavra, crentes ambiciosos, desejosos de buscar a Deus apenas por causa das bênçãos que ele pode dar; pastores corruptos e corruptores, escândalos envolvendo ministérios etc... devemos considerar quais os elementos do crescimento, conforme Lucas nos apresenta, devem estar presentes para julgarmos que este denota a presença do Espírito Santo, bem como a saúde eclesiástica.

O CRESCIMENTO SAUDÁVEL DA IGREJA É AQUELE QUE ESTÁ FUNDAMENTADO NA PRESENÇA DE DEUS
Enquanto isso, acrescentava-lhes o SENHOR, dia a dia, os que iam sendo salvos
Acrescentava-lhes o SENHOR, dia a dia

Essa expressão, sem dúvida alguma, está no centro do conceito que Lucas deseja estabelecer, ou seja, O SENHOR, aqui um designativo dado a Jesus Cristo, era o grande responsável pelo crescimento.
A igreja primitiva focava-se em Deus. Já pontuamos sobre os versos anteriores, quando vimos a idéia de que a comunhão dos crentes, seus encontros no Templo, bem como sua proposta de vida comunitária, refeições etc., estavam todas centradas em Deus, sendo resumidas em duas palavras: Louvando a Deus e Perseverando na Oração (verificar mensagem em que abordamos os versos 42 a 47).
Se andarmos um pouco no Livro, lendo as passagens que ele faz referência ao crescimento da Igreja, veremos que a ação da Trindade, em particular do Espírito Santo e do Rei Jesus, não é somente importante, mas o fundamento do crescimento.
Algumas das passagens de Atos nos mostrarão que a ênfase da ação eclesiástica bem como a visão do resultado de crescimento é na obra divina, bem como, em particular, no poder da Palavra. Era a palavra de Deus que crescia e isso significa "crescimento da mensagem do Reino".
O Espírito Santo conduz a igreja escolhendo pregadores, enchendo as pessoas de santidade e poder para a pregação. O Espírito é quem envia Paulo e BArnabé e é ele quem abre o coração de Lídia para aceitar o Evangelho. É o Espírito que leva Filipe ao deserto, depois de tê-lo usado poderosamente em Samaria. Muitas passagens denotam a visão lucana de que o crescimento que acontecia na igreja primitiva, tanto nos momentos de conversão de massa, quando nas conversões individuais ou familiares, era uma obra do Espírito Santo, a serviço do Filho Rei, para o louvor do Pai.
Um dos textos marcantes sobre essa consicência é o parecer de Gamaliel que é registrado no capítulo 5. "Agora, vos digo, dai de mão a estes homens, deixai-os , porque, se este conselo ou esta obra é de homens, perecerá, mas, se é de Deus, não podereis destruí-los, para que não sejais, porvendutra, achados lutando contra Deus (At.5.38-39)".
Este parecer de Gamaliel veio na comparação com suas experiências com Teudas e Judas, o galileu, os quais também se levantaram com uma mensagem, dizendo-se alguma coisa, arrebanhando seguidores, mas que depois de sua morte não dera em nada cada um desses levantes. Quando você lê o livro de Atos e percebe que esta mensagem e obra se espalhou e transtornou o mumdo, você compreende o que Lucas quer que tenhamos como resposta ao parecer de Gamaliel.

O apóstolo Paulo trabalhou a idéia de crescimento centrado em Deus, quando disse: "Eu plantei, Apólo regou, mas o crescimento veio de Deus. De modo que nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento (1Co 3. 6-7)". Isso volta a nos mostrar que a IGREJA PRECISA CENTRAR-SE EM DEUS na comunhão com Ele, na busca da glória dELE, no viver para ELE para que o seu crescimento seja saudável e denote a PRESENÇA DE DEUS.

Dia a dia

Às vezes, as pessoas pensam que o crescimento da igreja denota saúde da igreja quando ele acontece em eventos espetaculares com um número elevado de conversões. Mas essa não é uma verdade para Lucas. Pois, nos relata várias conversões individuaise de poucos indivíduos. O próprio texto deste verso já nos indica isso, pois o Senhor, no capítulo 2.41, em um só dia trás quase 3000 convertidos, e nos dias que se seguiram, "dia a dia" pessoas eram salvas, isso aponta para a continuidade da obra de conversão em termos muito pessoais.
O que se deseja mostrar neste verso é que o trabalho do SENHOR, como rei de sua igreja, é constante na construção do seu Reino. Esse é o ponto que se deve evidenciar aqui, que o Reino é uma realidade contínua e que o deve ser levada em conta não apenas em termos do entendimento de que o Senhor trabalha sempre, como também para a nossa prática cristã, tal como eles faziam diariamente no templo e de casa em casa. Isso aponta para o nosso próximo sub-tema.

O CRESCIMENTO SAUDÁVEL DA IGREJA É AQUELE QUE ESTÁ LIGADO À VIVÊNCIA CRISTÃ CHEIA DO ESPIRITO
Enquanto isso, acrescentava-lhes o SENHOR, dia a dia, os que iam sendo salvos


O CRESCIMENTO SAUDÁVEL DA IGREJA É AQUELE QUE PRODUZ A TRANSFORMAÇÃO DAQUELES QUE CHEGAM À IGREJA
Enquanto isso, acrescentava-lhes o SENHOR, dia a dia, os que iam sendo salvos