21 de outubro de 2010

Onde Está Sua Verdadeira Santidade?

Durante toda a nossa vida cristã, ouvimos falar sobre santidade como um alvo e um dever de todo cristão genuíno. A Escritura é assertiva nesse sentido e contém não poucas exortações para que isso aconteça em nossa vida. Mas, depois de tanto ouvir e conhecer acerca dessa necessidade, você se considera uma pessoa que vive em santidade? Sim? Não?
Para mim, a única resposta a uma pergunta como essa é “não” e por dois motivos. Primeiro, porque muitos têm negligenciado a Palavra de Deus e, de fato não buscam a santificação. Por outro lado, a resposta “não” acontece também na vida daqueles que têm exercitado verdadeira e pura santidade. Mas, se eles têm procurado a verdadeira santidade, por que respondem “não”? Porque todos os que se santificam para Deus sabem que sempre será pouco, porque seu Pai é santíssimo.
Alguns dos homens mais santos declararam que sua busca por santidade era a tarefa mais importante de toda a sua vida. Dentre eles, destaco o maravilhoso pregador George Whitefield. Ele se notabilizou por suas pregações vigorosas ao ar-livre que trouxe à Inglaterra, Pais de Gales, Escócia e Estados Unidos um novo ardor pela vida de santidade com Deus.
Whitefield, certa feita, fez uma visita ao Casal Jonathan e Sarah Edwards. Whitefield permaneceu na casa dos Edwards por uma semana e depois, de volta à Inglaterra escreveu sobre aqueles dias, testemunhando o seguinte da vida familiar daquele casal: “O senhor Edwards é um homem maravilhoso, casado com uma verdadeira filha de Abraão. Eles vivem de maneira simples e totalmente santa. O casal mais doce que eu conheci”. Whitefield, que nesse tempo era solteiro, disse que aqueles poucos dias de convivência o transformou, a ponto de ele começar a pedir a Deus que lhe desse uma esposa que fosse uma verdadeira filha de Abraão e que fosse um marido tão santo quanto o senhor Edwards.
A verdadeira santidade de um crente é aquela que ele vive em sua casa, nos momentos em que vive com sua família. Se alguém, como Whitefield fosse passar alguns dias em sua casa, o que ele diria sobre a sua santidade familiar? A sua verdadeira santidade não é aquela que você vive no lugar onde todos podem ver, mas nas ocasiões em que ou só você ou sua família podem ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda mensagem escrita é apenas um registro. O sermão bíblico de fato é único, como um rio que passa e muda a cada instante. Um sermão só pode ser pregado uma única vez. Caso seja repetido em outro púlpito, ainda que use os mesmos registros, será outro, por várias razões: a) o pregador nunca é o mesmo, pois está sendo transformado a cada mensagem que prega; b) os ouvintes são outros; c) o Espírito é o mesmo, mas é dinâmico e aplica o que quer aos corações.
Obrigado por ler estes pequenos e falhos esboços!