7 de abril de 2013

Mateus 28. 11 a 15



Os Mecanismos do Ide da Mentira e a Força da Verdade



INTRODUÇÃO

O Evangelho de Mateus foi escrito por volta do ano... seus leitores iniciais precisavam de encorajamento para seguirem na sua missão de espalhar o Reino de Cristo. Alguns deles, estavam se perguntando qual o real valor de sua fé, afinal, as condições em que estavam vivendo não estavam necessariamente melhorando.
Entre as grandes dificuldades que os primeiros crentes enfrentaram, a mentira sobre a idoneidade de sua fé foi uma das mais absurdas. Em todo o império Romano, cristãos foram considerados inimigos do Estado, antisociais e até foram acusados de canibalismo, afinal se reunião nas suas ceias para comer o corpo e beber o sangue de Cristo.
Aqui, em seu último capítulo, Mateus insere um texto sobre o método dos principais fariseus para destruírem a mensagem do Evangelho, a mentira. A mentira perpetuada pelas principais lideranças religiosas, contando com a anuência daqueles que se deixam conduzir por seus mecanismos, tornou a vida de muitos cristãos muito difícil.
Não obstante, a mentira se perpetuar, Mateus escreve seu evagelho justamente para mostrar aos cristãos de seus dias a importância de continuarem a pregar a mensagem de Salvação, afinal, anunciavam a  verdade de um Cristo, Senhor de todas as coisas, que havia verdadeiramente ressuscitado.
Os mecanismos da mentira são expostos neste texto. A mentira se utiliza de caminhos para a sua propagação na luta contra a Verdade de Deus. Por isso, em todos as eras, inimigos da fé surgem com a intenção de diminuírem e, se possível extinguirem da face da terra a Igreja de Cristo, mas a Verdade sempre vencerá.
Esta noite, vamos abordar este texto a partir dos mecanismos da mentira e como a Verdade de Cristo deverá vencer cada vez que a mentira tentar prevalecer contra a nossa fé.


Para se ter uma Fé Vencedora, você precisa estar consciente de que a mentira anticristã se propaga em corações que amam a si mesmos mais que a Deus

Meus caros irmãos, em todas as eras da história da igreja cristã as perseguições contra a nossa fé se deram porque nossos inimigos tinham mais amor por si mesmos que amor a Deus.
O ser humano caído, elegeu o amor por si mesmo, como o amor último em seu coração. Uma fé, que nos conduz de volta a amar a Deus acima de todas as coisas é sempre repudiada. Todas as vezes que o Evangelho aponta o caminho de Deus como a saída dos homens, se levantarão inimigos da fé para intentarem contra esta verdade.
O apóstolo Paulo avisa Timóteo sobre isto na sua segunda carta a Timóteo com estas palavras:
Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores... mais amigos dos prazeres que amigos de Deus... Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus, serão perseguidos (2 timóteo 3. 1 a 13).
Os mecanismos da mentira tem a mola mestra de todo o seu funcionamento no amor que o homem nutre por si mesmo. O ego humano faz o homem se levantar contra Deus e seu Cristo, por isso também, contra a própria Igreja.
Mateus nos mostra isto no texto a partir do comportamento das principais lideranças da religião judaica daqueles dias. Eles, com medo de serem acusados de terem matado o próprio Messias, inventam uma história para protegerem a si mesmos.
A mentira se propagou primeiro em seu coração por que amaram mais a si mesmos, seus privilégios e, por isto, não foram capazes de arrependidos, admitirem que Jesus era, de fato, o Filho de Deus.
Reunindo-se eles em conselho com os anciãos, deram grande soma de dinheiro aos soldados.
Esta decisão fora tomada no fórum da religião. Estavam decididos a proteger suas posições diante dos judeus. Os guardas lhes contaram o que aconteceu, então, disseram a eles que não foram os discípulos, mas um anjo que moveu a pedra. Disseram que o terror tomou conta dos seus corações e desmaiaram diante do acontecimento. Mas, eles subornaram estes guardas para que propagassem uma mensagem mentirosa. O ide da mentira.
Eles tinham ouvido a mensagem que Jesus ressuscitaria. Ora, pense um pouco, eles diante da ressurreição deveriam ter se quebrantado, mas preferiram a mentira. Por quê? Porque o seu coração amou a si mesmo e não podia aceitar o quebrantamento (leia o capítulo 27.62 a 66).


Para se ter uma Fé Vencedora, você precisa estar consciente que a mentira anticristã se propaga em corações cheios de ganância materialista

O amor dos homens por si mesmos elege alguns ídolos no coração humano, entre eles, o ídolo do materialismo, do próprio bem estar. Este ídolo é guiado pela torpe ganância dos homens que buscam em coisas temporais as respostas para a sua alma.
Inimigos da nossa fé podem ser conduzidos por uma sanha materialista que se levanta contra toda a palavra do Reino Espiritual de Cristo. No texto, o que vemos é que os guardas se dispuseram a ser os instrumentos da mentira por causa de dinheiro.
Reunindo-se eles em conselho com os anciãos, deram grande soma de dinheiro aos soldados.
Eles, recebendo o dinheiro, fizeram como estavam instruídos. Esta versão divulgou-se entre os judeus até ao dia de hoje.
Mateus nos mostra que aqueles homens foram usados para perpetuar aquela mentira. Eles sabiam o que tinha acontecido, mas sua ganância materialista conduziu-lhes a fugir da verdade e servir ao Ide da Mentira. A mentira tornou-se, então, uma versão crida por muitas pessoas até os dias em que o Evangelho foi escrito, e, para falar a verdade, até os dias de hoje.
A mentira se propaga ainda hoje, porque há pessoas que amam a si mesmos mais que a Deus e estão tão apegadas a este mundo, por causa de sua ganância materialista, que temem ter de viver pela fé ou não alcançam o quebrantamento para crer em um Reino espiritual, baseado na graça que vem somente de Deus.
A ganância materialista é tão forte no coração humano que, muitas vezes, os homens mentem apenas para não perderem os grandes privilégios materiais que possuem, às vezes, até mesmo dentro da religião. É disto que Paulo está falando quando adverte ao jovem pastor Tito quando diz:
Porque existem muitos insubordinados, palradores frívolos e enganadores, especialmente os da circuncisão. É preciso fazê-los calar, porque andam pervertendo casas inteiras, ensinando o que não devem, por torpe ganância (Tito 1.10 e 11).
 Ainda hoje é possível ver pessoas usando a mentira como ferramenta para destruir a fé cristã genuína, porque fazem comércio da fé.


Para se ter uma Fé Vencedora, você precisa estar consciente que a mentira anticristã se propaga por meio de rede de interproteção mentirosa

Em outras palavras, queremos fazer uma referência ao fato de que sempre haverá quem apoie a propagação da mentira. Os agentes do Ide da mentira se protegem e trabalham em um esquema para perpetuar sua rede infame.
Mateus diz que os guardas aceitam o dinheiro e propagam a mentira, apoiando a ideia egocêntrica dos religiosos do judaísmo. AS autoridades romanas são citadas como sendo manipulados para que esta mentira permanecesse.
...recomendando-lhes que dissessem: vieram de noite os discípulos dele e o roubaram enquanto dormíamos. Caso isto chegue ao conhecimento do governador, nós o persuadiremos e vos poremos em segurança.
Pense bem... se você fosse um dos guardas, confiaria em um líder religioso que inventou uma grande mentira, que tivesse subornado você para propagar uma mentira e que lhe prometia livrar seu pescoço, se alguma coisa desse errada com seus superiores? Pois é... eles confiaram!
Os guardas sabiam que as autoridades romanas seriam complacentes com a propagação daquela mentira. Eles sabiam que haveria uma caixa de ressonância muito forte em favor da mentira na estrutura corrompida e rebelde dos corações humanos.
Meus irmãos, os inimigos da nossa fé sempre terão ao redor de si uma rede de autoproteção e autopropagação da mentira. Desde as artes, a mídia, o poder temporal, até mesmo as legislações, poderão ser instrumentos de manutenção da mentira no cenário contra a verdade.
É sempre preciso que sejamos sábios ao considerar todas estas coisas. O coração do homem sem Cristo não é guiado pela justiça que vem do alto, mas pelo amor e apego a si mesmo. Os inimigos da fé, amam a sua mentira, como amam a si mesmos e por ela lutam com todas as forças, lutam como se sua mentira fosse verdade.
Mateus atesta a permanência desta rede de autoproteção e perpetuação da mentira quando nos informa o seguinte: Esta versão divulgou-se entre os judeus até ao dia de hoje.
Ele que escrevia seu evangelho, primordialmente para judeus, o Evangelho do Reino Espiritual de Cristo, é sábio ao mostrar que, na verdade, a religião judaica estava contaminada pela mentira dos seus sacerdotes que se propagava e se perpetuava até aqueles dias.

Para se ter uma Fé Vencedora, você precisa estar consciente que a mentira anticristã não prevalecerá, afinal, a Verdade é Cristo e a Verdade está Viva! Aleluia!

Meu último ponto na mensagem de hoje tem a ver com a própria determinação de Mateus de escrever estas coisas. Pois, apesar de todas as intempéries, e de toda a mentira que tornara a vida dos crentes muito difícil naqueles dias, havia um evangelista disposto a fazer os crentes firmes nas suas convicções.
Não somente Mateus, mas todos os escritores do Novo Testamento, os apóstolos do Senhor, nossos pais primtivos e toda a história da fé, tem atestado a vitória de Cristo nos corações dos crentes. Isto acontece porque o nosso Cristo é vivo!
O Evangelho de Mateus é escrito para dizer aos discípulos de Jesus que eles deveriam seguir adiante, até os confins da terra, apregoando a ressurreição, o Reino de Cristo, reino que se tornará efetivo. Pois a nossa vitória é na verdade a sequência da própria vitória de Cristo.
Toda autoridade me foi dada no céus e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação dos séculos
 Estas palavras nos são como bálsamo e proteção. Nossa fé continuará, seguirá firme até à consumação dos séculos. Sempre haverá crentes, sempre haverá a Igreja de Cristo na terra. Pois as portas do inferno não prevalecem, não resistem à nossa fé. Seguiremos adiante e a garantia, qual é? Cristo está conosco, Aleluia! Aquele que venceu a morte está conosco, aleluia!
Mateus sabia disto, por isto, o antigo cobrador de impostos, corajosamente deixou tudo e se tornou um monumento de fé para a  Igreja de Cristo. Obrigado Senhor por nos ter dado este tão precioso evangelho! Obrigado por nos conduzir e fortalecer a fé. Obrigado por estar conosco!


Conclusão

A convicção da verdade deverá nos conduzir a agir. É a convicção de que pregamos e anunciamos a verdade que deve nutrir nossa coragem. Muitos são os inimigos da fé.
No Brasil está acontecendo uma grande controvérsia com o fato de que um pastor assumiu a Comissão de Direitos Humanos. Ele é acusado de homofobia e racismo e talvez seja ele culpado de todos estes crimes, todos estas falas que lhe são atribuídas.
Mas existe uma rede muito forte de proteção dos valores anticristãos em nossa sociedade. Os mecanismos da mentira estão tão presentes hoje quanto estavam nos dias de Mateus. Não sejamos tão inocentes, ao contrário, oremos para que o Cristo Vitorioso nos proteja de dias piores e que, se acontecer de sermos proibidos ou termos os nosso direitos tolhidos de alguma forma, que o Senhor lute por nós e que saibamos morrer pela Verdade, porque é a Verdade!
Cristo é a nossa vitória. Nada nos fará bem, se nos tornar desleais à Verdade. Não negocie sua fé, não ceda aos mecanismos da mentira, mas siga em frente como discípulo de Jesus.  
Aplicação para a Igreja Presbiteriana de Vila Formosa
Amados irmãos presbiterianos de Vila Formosa. Tenhamos a profunda consciência do mundo em que estamos. A omissão na proclamação da verdade é só uma maneira de cedermos à mentira.
É comum ouvirmos pessoas dizendo que nós presbiterianos somos muito estudiosos da Verdade de Deus. Mas também é comum ouvirmos a acusação de somos acomodados e não somos proclamadores dos mais fervorosos. Acredito que estas duas afirmações devam ser realmente consideradas.
Precisamos continuar no estudo e conhecimento da Verdade, mas tem chegado o tempo em que crentes tão conscientes da Verdade quanto nós levantem-se cheios de coragem para anunciar a Cristo, levar a verdade às casas que não conhecem a Cristo.
A verdade de um Cristo Vivo, a verdade da Palavra que liberta da ignorância a Verdade que vence a mentira. Deus ajude esta Igreja local a fazer mudar a opinião de muitas pessoas. Eu convido a todos os filhos desta igreja a se tornarem propagadores da verdade.
NO mês de maio, faremos um trabalho de evangelização com as famílias. Quero convidá-los a levantarem-se para trazer pessoas para conhecerem a Cristo, a participarem dos projetos de evangelismo e comunhão Beith Davar, a cumprirem a ordem do Senhor: FAZER DISCÍPULOS!

CRISTO VIVE? SIM! Ele vive em meu coração! Aleluia!!!

Em Cristo
Rev. José Mauricio Passos Nepomuceno

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda mensagem escrita é apenas um registro. O sermão bíblico de fato é único, como um rio que passa e muda a cada instante. Um sermão só pode ser pregado uma única vez. Caso seja repetido em outro púlpito, ainda que use os mesmos registros, será outro, por várias razões: a) o pregador nunca é o mesmo, pois está sendo transformado a cada mensagem que prega; b) os ouvintes são outros; c) o Espírito é o mesmo, mas é dinâmico e aplica o que quer aos corações.
Obrigado por ler estes pequenos e falhos esboços!