28 de abril de 2013

Mateus 28. 19 e 20


Cumprindo a Missão Com Autoridade
Mateus 28. 19 e 20
(Mensagem entregue à IP Aliança de São Paulo no dia 28 de abril de 2013 – por ocasião do culto vespertino)
Introdução
Já pudemos meditar no verso 18 e verificar a importância da consciência da autoridade de Cristo para a caminhada vitoriosa da Igreja. Agora, voltamos ao texto, nos versos que se sucedem para verificar a Missão da Igreja debaixo destes princípio de autoridade.
Voltamos a insistir nos tópicos relacionados anteriormente, ou seja, que a Igreja deve ter esta clara noção do compartilhamento da autoridade de Cristo com a sua Igreja, como Jesus havia feito no capítulo 10 de Mateus quando chamou os discípulos e os enviou com instruções de pregar o evangelho ao povo de Israel:
Tendo chamado os seus doze discípulos, deu-lhes autoridade sobre espírito imundo para os expelir e para curar toda sorte de doenças e efermidades (Mateus 10.1).
Esta ligação entre Jesus e os discípulos enviados era significativa, por isto, é que foram os discípulos, mais tarde, chamados também de “apóstolos”. Afinal, Jesus contundentemente afirmou que receber um deles é o mesmo que recebê-lo e receber ao próprio Pai.
Quem vos recebe a mim me recebe; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou (Mateus 10.40).
Da mesma sorte, os apóstolos entenderam que a missão da Igreja era continuar e representar o ministério de Cristo na terra, vivendo sob sua autoridade. Assim, eles ilustraram essa nossa representatividade com algumas palavras: despenseiros de Cristo, embaixadores de Deus, família de Deus, irmãos de Cristo etc.
Nestes versos 19 e 20 procuraremos tratar de forma mais prática a questão de como viver sob a autoridade de Cristo. De que forma a Igreja, primordialmente fará este trabalho de representação de Cristo no mundo e apresentará os interesses do Reino Celestial entre os homens.

A Igreja Que Vive Sob a Autoridade de Cristo Existe Para Fazer Discípulos
O que a Igreja faz sob a autoridade de Cristo? Esta é uma pergunta crucial. Muitos crentes parecem que creem que a atividade da Igreja é a da espera. Eles estão certos, a Igreja é uma comunidade que aguarda com expectativa a volta de Jesus. Contudo, a Igreja não existe para uma expectação passiva e inerte.
Mateus propõe que a Igreja do seu templo reflita sobre a melhor resposta a autoridade que compartilha de Jesus. Ele conclui que a melhor resposta à esta autoridade da qual a Igreja compartilha é a atitude de seguir em frente e fazer discípulos.
Meus caros irmãos, o texto parece ser bastante claro na ligação que uma coisa tem a ver com a outra. O texto se inicia com uma palavra de ligação: IDE - PORTANTO.
Na expressão bíblica do IDE, o indo, como o texto indica. A palavra “portanto” liga todo o conteúdo a ser aplicado neste verso ao fato de que Cristo tem toda a autoridade. Era como se Mateus estivesse nos dizendo: Por que Cristo tem toda a autoridade no céu e na terra é que devemos ir e fazer discípulos.
Ide, portanto, fazei discípulos – W. Hendriksen diz que a palavra ir, embora não esteja grafada no imperativo, ela se completa no afirmativo do fazer, dando a toda esta expressão o tom imperativo, como uma necessidade.
O fazer discípulos é, portanto, uma necessidade existencial da Igreja que se realiza pelo fato de que o fazemos sob a autoridade de Cristo. A missão da Igreja é fazer discípulos é se tornar a agência de chamado à fé.
Outros autores preferem fazer a seguinte distinção: INDO, FAÇAM discípulos. Estes preferem dizer que a Igreja faz discípulos também pelo seu modo de vida, por aquilo que apregoa sem palavras, na medida em que existe e vive sob a autoridade de Cristo.
Eu, sem querer me colocar em cima do muro, prefiro a somatória destes dois modos de ler o texto. Acredito, como Hendirksem que o Ide dever ser tão ativo como o fazer, ou que se torna mais claro que fomos, quando fazemos discípulos.
Ou seja, deve ser uma atitude deliberada da Igreja a busca de novos discípulos. O desejo de vê-los nascer, como o apóstolo Paulo que se dizia sob a obrigação de pregar o Evangelho para, de uma ou de outra forma salvar alguns.
Fiz-me fraco para com os fracos, com o fim de ganhar os fracos, Fiz-me tudo para com todos, com o fim de, por todos os modos, salvar alguns (1 Coríntios 9.22).   
A posição de Paulo era a de um evangelista deliberado. Alguém que buscava a cooperação como Evangelho. Ele não deixava Cristo fazer o trabalho sozinho, se me entendem. Ele entendia que o evangelismo era uma opção que tinha de ser deliberada da Igreja.
Por outro lado, acredito também que é verdade que o evangelismo também se faz de forma natural no nosso modo de vida e que não devemos ser tão inventivos em nossas estratégias. Ou seja, viver sob a autoridade de Cristo não é achar que o Evangelho é um domínio nosso e que as coisas vão se realizar porque nós é que somos os responsáveis.
Uma mescla entre o nosso agir e o agir de Cristo é que é o ponto central a definir como a Igreja cumpre a sua missão de fazer discípulos. Contudo, devemos  nos lembrar sempre: A IGREJA QUE VIVE SOB A AUTORIDADE DE CRISTO NÃO PODE SE ESQUECER DE QUE ELA EXISTE PARA FAZER DISCÍPULOS.

A Igreja Que Vive Sob a Autoridade de Cristo Foi Comissionada Para Ser Uma Agência em Prol de todas as Nações
John Wesley, o pai do Metodismo, dizia: O MUNDO É A MINHA PARÓQUIA. Dele também é a frase: “Dêem-me cem homens que a nada mais temam senão o pecado e a nada mais desejem senão a Deus, e não importará se eles são clérigos ou leigos, garanto-lhe que sacudirão as portas do inferno e edificarão o Reino de Deus sobre a terra.” 
A ousadia que deve dominar o coração da Igreja é que ela foi chamada para realizar a obra de tornar o NOME DE CRISTO CONHECIDO EM TODAS AS NAÇÕES. Esta ousadia deve ser baseada na autoridade que Cristo tem sobre toda a carne, como ele mesmo disse na sua oração sacerdotal:
Assim com lhe conferiste autoridade sobre toda a carne, a fim de que ele conceda vida terena a todos os que lhe deste (João 17.2).
Uma mudança significativa estava tendo curso naquele momento. A proposta de Jesus, e Mateus a entendeu muito bem, era revolucionária. O amor de Deus alcançaria pessoas de todas as nações. A autoridade de Cristo era fundamental para isto.
NO capítulo 10, Jesus os enviou e disse que não deveriam aos gentios, senão às ovelhas perdidas da casa de Israel, contudo, agora, a perspectiva é outra, barreiras foram rompidas, o Evangelho atravessou as fronteiras e agora a paróquia dos cristãos era o mundo, até os confins da terra. Ou como diz um missionário, muito querido meu: hasta lo último de La tierra (Rev. Giancarlo Wagner da Costa).
Uma mentalidade nova é colocada sobre a Igreja e ela deve exercer isto debaixo da autoridade de Cristo. O Evangelho romperá os mais duros corações, porque o Evangelho, sob a autoridade de Cristo é o poder de Deus para a salvação, tanto de judeus como de gregos.
O envolvimento da Igreja com missões locais e mundiais é um dever, uma necessidade implantada no DNA de quem vive sob a autoridade de Cristo.
Por isso, a questão missionária não deve nunca ser uma agenda secundária, ao contrário, devemos incluir, dentro do nosso dever constante a preocupação com o alcance de todos as nações e daqueles que estão ao nosso redor.
A busca de fazer discípulos, vencendo as barreiras étnicas era uma mudança fundamental do Evangelho naqueles dias. Os primeiros discípulos conseguiram transpor o rio que os afastava dos outros homens, semelhantemente, nós precisamos vencer esta dificuldade que temos de concentrar-nos de forma teocêntrica e vivermos para alcançar vidas par ao Reino.

A Igreja Que Vive Sob a Autoridade de Cristo Foi Comissionada Para Ser Um Lugar de Educação Sob os Princípios do Reino
A questão do evangelismo logo se funde com uma outra questão de suma importância. A Igreja é também um local de discipulado. Onde os discípulos nascem, crescem e amadurecem a ponto de produzir novos discípulos. A Igreja tem uma missão educadora.
Jesus Cristo propõe que, em NOME DO PAI, DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO, batizemos os novos discípulos do Senhor. Ele propõe que a Igreja inclua, baseada na autoridade da Trindade Santíssima, os novos discípulos no corpo.
O batismo era o rito de purificação judaico mais básico, assim como João Batista também o utilizava. Aqui, ele se tornará o sacramento mais básico na vida cristã. Como um passo a uma nova condição. A igreja não batiza em seu nome próprio, porque ela precisa fazer com que todos os discípulos do Senhor saibam que é a autoridade de Cristo que lhes oferece essa condição. Só a Igreja de Cristo, aquela que vive segundo exclusivamente segundo a Palavra de Cristo é que pode batizar em Nome do Pai do Filho e do Espírito Santo.
Esse batismo não é um rito para constranger Deus a incluir uma pessoa, ele serve ao crente e ao corpo da Igreja para que esta compreenda que somos Igreja debaixo da autoridade de Cristo, em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Esta Igreja deve conduzir este discípulos incluído entre as fileiras do Reino à maturidade espiritual. Aqui enfrentamos dois problemas:
O primeiro problema é com os crentes que se recusam a este crescimento – A discípulos do Senhor que se recusam a crescer na sua fé. Adotaram modelos personalistas de fé e se apegaram tanto a eles que se tornaram impermeáveis ao amadurecimento das Escrituras.
Eles se ausentam, não estudam a Palavra, vivem debaixo de filosofias pessoais, apegados ao seu coração imaturo e, com isso, não se deixam amadurecer pelo trabalho da Igreja. Estão sempre prontos a dizer que a Igreja não lhes pode ajudar.
Entre estes é que se encontravam os crentes de Corinto, aos quais Paulo disse que não lhes pode chamar de espirituais, mas de crianças na fé, que só poderiam beber leite. Estavam tão auto-centrados que se tornaram impermeáveis ao saber e resistiam aprender com o apóstolo. Infelizmente eles não são poucos.
O segundo problema é com a Igreja que se recusa a ser uma agência de ensino – às vezes, irmãos, há crentes que desejam aprender, mas não conseguem porque os mestres se recusam a ensinar. Algumas vezes, nos concentramos em rituais de fé e nos esquecemos de que a Igreja que vive sob a autoridade de Cristo tem o dever de ensinar os discípulos e conduzi-los à maturidade.
Joseph Parker, falando sobre os puritanos e comparando os seus dias com aqueles, afirmou que: nos dias dos puritanos o cristianismo era como um pequeno lago, com quilômetros de profundidade e que em nossos dias (os seus que não estão tão distantes) o cristianismo era como um imenso mar de dez centímetros de profundidade.
Tenho pregado e ministrado a palavra e, muitas vezes, vejo pessoas sedentas. Tenho tido alguns privilégios de estudar a carta aos Romanos em lares de pessoas não crentes, ou que estavam afastadas e estou impressionado como o discipulado com a Palavra faz bem às pessoas e o quanto elas estão desejosas de aprender.
Crentes que vivem sob a autoridade de Cristo deveriam ser mestres da Palavra, que é a Palavra de Conhecimento e autoridade na Igreja, a Escritura Sagrada, para instruir outros.
Nunca deixe de aproveitar as oportunidades para aprender, não se apegue a si mesmo, tampouco, quando souber algo de Cristo e de sua palavra, nunca deixe de ensinar o outro. A vida da Igreja cristã está nesta constante troca, onde nos edificamos mutuamente.
Paulo, escrevendo a Tito, orientando sobre o estabelecimento de lideranças maduras nas Igrejas justifica a necessidade de amadurecimento dos discípulos com o seguinte argumento:
Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente, aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus (Tito 2. 11 a 13).

A Igreja Que Vive Sob a Autoridade de Cristo Foi Chamada Para Viver na Perspectiva Escatológica da Presença e Volta de Jesus
Aproveitado a deixa de Paulo, neste verso, sigo para estes último passo. A parte final do verso 20: Eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos.
A Igreja não anda sozinha. Ela não é auto-suficiente e não cumpre a sua missão por uma questão e eficiência própria. A Igreja é uma comunidade que precisa de comunhão com Cristo.
O mesmo Cristo que se aproxima dos discípulos e compartilha sua autoridade no verso 18, é o mesmo que se aproxima de nós todos os dias e nos ajuda na obra de evangelização, amadurecimento da nossa fé e espalhar do Reino a todas as nações.
A Igreja que vive sob a autoridade de Cristo faz o seu trabalho sempre numa perspectiva da presença continua de Cristo e de olho na promessa do estabelecimento final do Reino.
Não somos uma comunidade que vive apenas para se manter, nós temos um propósito cósmico final, a volta do Senhor Jesus.
Quero destacar deste verso uma expressões: Convosco todos os dias.
Estar conosco não é meramente um torcedor que nos vê jogando da arquibancada e torce muito por nós. Jesus, por meio da obra maravilhosa do Espírito Santo, de fato age em nós, inclinando nossa vontade e moldando a nossa vida ao seu querer. É mais que proximidade é comunhão.
Todos os dias – aponta para uma obra contínua, ininterrupta. Minha mente se volta para Jeremias capítulo 18, onde lemos a história do oleiro:
Desci à casa do oleiro, e eis que ele estava entregue à sua obra sobre as rodas (Jeremias 18.3).
É impressionante o quanto Deus está concentrado em nós, em nos fazer mais parecidos com o seu Filho. Somente vivendo em comunhão constante com Cristo é que isto acontecerá, somente nos limites da nossa missão é que isto acontecerá, somente vivendo o dia a dia com Cristo é que completamos esta missão.
Ouso dizer que, enquanto caminhamos na direção dos outros, estamos sendo lapidados para aguardar a Cristo. Nossa bendita esperança.
Conclusão
Encerro esta mensagem dizendo que a Igreja deve ter coragem para deixar um modelo concentrado em si mesma e viver debaixo da autoridade de Cristo.
Crentes precisam assumir com mais ousadia o papel de pregoeiros do evangelho, quer pregando, ensinando ou vivendo. Crentes devem crescer neste projeto pessoal e investir mais tempo nesta determinada obra de fazer discípulos.
Contam que uma pesquisa lançou a seguinte pergunta: o que você faria se soubesse que Jesus voltaria hoje à noite. A resposta de muitos foi: correria para falar de Cristo para os outros; iria para a Igreja e faria jejum e estaria em oração aguardando; leria todos os trechos possíveis da Bíblia; olharia melhor para o meu próximo. Perguntado um Senhor, muito crente e piedoso ele respondeu: faria o que estou acostumado a fazer sempre.
Creio que isto pode resumir o que eu acho que deve ser necessário para nós hoje. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda mensagem escrita é apenas um registro. O sermão bíblico de fato é único, como um rio que passa e muda a cada instante. Um sermão só pode ser pregado uma única vez. Caso seja repetido em outro púlpito, ainda que use os mesmos registros, será outro, por várias razões: a) o pregador nunca é o mesmo, pois está sendo transformado a cada mensagem que prega; b) os ouvintes são outros; c) o Espírito é o mesmo, mas é dinâmico e aplica o que quer aos corações.
Obrigado por ler estes pequenos e falhos esboços!