3 de janeiro de 2016

João 1.15-17


Vida em Plenitude de Graça

João 1.15-17

Foco da Nossa Condição Decaída 
A igreja precisa sempre recuperar a visão de seu chamado para Viver na Plenitude da Graça. Nesta mensagem, buscamos elementos que nos ajudem a olhar e nos motivar para um viver em plenitude diante de Cristo.

Introdução
Enquanto João escrevia o seu Evangelho, em alguma prisão do Império, cristãos perdiam tudo e a sua liberdade por amar a Cristo. Muitos de sua família e amigos que se compadeciam, tinham medo de visita-los, com medo de serem associados à sua fé e por isso, muitos encarcerados foram rejeitados naqueles dias e morreram sozinhos. Mas eles não estavam sozinhos, pois sua fé em Cristo e a graça do Senhor, lhes bastava.
Quando nossa fé enfrenta desafios reais do dia a dia, muitas vezes tentamos escondê-la, para que não interfira tanto naquilo que achamos ser o “melhor para a nossa vida”. No entanto, o Evangelho da Graça, testemunhado pelos apóstolos, caminha numa direção diferente e nos diz que a verdadeira vitória sobre o mundo é a nossa fé (1João 5.3-5).
Dentro desta lógica, o Evangelho de João conclamou a igreja a viver na plenitude da graça, seguindo o exemplo e confiando em Jesus exclusivamente. O Evangelho foi escrito para nos falar de Jesus e para que confiássemos nele.
Por isso, esta noite vamos a este texto buscando elementos para nossa fé e para encontrar razões para uma vida em Plenitude da Graça.


Quem Deseja Viver em Plenitude de Graça Precisa Reconhecer a Primazia a Cristo

João Testemunha a respeito dele e exclama - dentro do propósito de servir como um Evangelho de fortalecimento da fé para a igreja primitiva, perseguida, desanimada e confusa, João aponta para João Batista no começo do seu Evangelho.
Ele está pronto a proclamar o “Evangelho da Graça” (como definiu o apóstolo Paulo em Atos 20.24, quando disse que estava pronto para testemunhar). Por isso, apresenta João (Jehovah é Gracioso) para exemplificar como a graça age.
Nos versos iniciais ele já falou a respeito deste testemunho de João Batista, aqui no verso 15, ele define um pouco melhor este testemunho quando propõe o que João clama acerca de Jesus.
Propositadamente ele usa o verbo “Krazo” (clamar) para que a associação com a proclamação profética de Isaías: voz do que clama no deserto prepara o caminho.
Este é o de quem eu disse: o que vem depois de mim tem, contudo, a primazia - A vida na plenitude da graça exige um reconhecimento absoluto da primazia de Jesus sobre nós e nossos interesses. Não existe Evangelho onde Cristo não é o interesse maior da vida. Portanto, quando nos definimos como “Evangélico” isso deveria significar muito mais que apenas apontar para qual ramo do cristianismo nós seguimos.
O testemunho a que João o apóstolo possivelmente se refere é aquele que João Batista dá de Jesus quando diz: importa que ele cresça e eu diminua. O verso poderia ser traduzido assim: este é aquele de quem eu disse que vem depois de mim, mas vai adiante de mim porque existia antes que eu existisse.
O que o evangelista está propondo é que é necessário que reconheçamos que Cristo tem de crescer em nossa vida, se tornar dono, Senhor, entrar no comando de nossa caminhada e o direcionador se queremos vivem na plenitude da graça e vencer o maligno e todas as provas que nos cercam.
Ele já existia antes de mim - João agora, usa as palavras de João Batista levando-nos a olhar para eternidade de Jesus como fator motivador de nossa decisão de seguir em frente. A eternidade de Cristo, sua divindade e a glória de sua preexistência deveria ser também nossa alegria, glória e esperança.
Este é o ponto, meus amados irmãos. Precisamos desesperadamente de que nossa consciência da primazia de Cristo sobre nossa vida, os seus interesses sobre os nossos, seu reino sobre nossa vida material e todos os elementos que dizem respeito a quem somos, tudo absolutamente esteja subjugado ao nosso desejo de ver Cristo crescer e prevalecer sobre a nossa vida.
Viver em plenitude de graça não é outra coisa senão: VIVER PARA CRISTO. Já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim!

Quem Deseja Viver em Plenitude de Graça Precisa Confiar Que Receberá Tudo o Que Precisa Para Viver Uma Vida Cada Vez Mais Excelente

E vinda da plenitude dele  - João, o apóstolo, agora se dirige à igreja dos seus dias e aplica as verdades do Evangelho da Graça de Deus. A frase, na nossa tradução atualizada está invertida com o original. No texto grego, a plenitude dele, isto é, o fato de ser ele CHEIO DE GRAÇA E DE VERDADE, estas virtudes são transbordantes nele e nos alcançam.
Para enfrentar suas lutas, os crentes deveriam considerar essa fonte inesgotável que estava aberta para eles. A fonte de toda a nossa fé e forças é o próprio Cristo. Ele veio ao mundo para ser a nossa fonte a jorrar para a vida eterna.
Então, me mostrou o rio da água da vida, brilhante como cristal, que sai do trono de Deus e do Cordeiro (Apocalipse 22.1)
Acredito que é precisamente a mesma fonte de graça que João descreve aqui, vinda de Cristo para a sua igreja. Fonte que jorrará para a eternidade.

Todos nós temos recebido - Ou seja, o benefício de Cristo alcança a todos e João que que sua igreja compreenda o valor disto na medida em que lutam contra os inimigos de sua fé e buscam vencer os obstáculos para viver em plenitude.
Algumas vezes, cristãos não se consideram capazes de lutar pelo Evangelho e pensam que suas forças são pequenas demais. Eles pensam que esta é uma tarefa para os grandes líderes, os teólogos experientes, ou os crentes mais fiéis e que sabem vencer o pecado.
João, não rotula as coisas desta maneira e prefere dizer a toda a igreja: TODOS NÓS RECEBEMOS. O ponto central do Evangelho da graça é que a nossa fé não está baseada em nossa capacidade de fazer algo, mas na nossa consciência que descansa no que ELE PODE FAZER EM NÓS E POR NÓS.

Graça sobre graça - A vida na plenitude da graça só é possível porque Ele é a nossa fonte de forças. Aqui, entretanto, graça é usada em um sentido bem específico. Ele não está falando da salvação, afinal, a graça da salvação é dada de uma vez por todas aos santos, quando o Espírito os regenera.
O uso do termo graça aqui tem a ver com os benefícios que o crescimento espiritual nos confere, quando vencemos uma batalha e logo esta vitória nos prepara para a próxima que virá.
A ideia desta expressão grega (karin anti karitos) “graça sobre graça” pode ser entendida assim: temos recebido graça da graça. A ideia é que uma vez que a obra da graça é realizada, ela já nos concede mais graça para seguirmos adiante.
Os jovens adolescentes que brincam com os games, entendem isso como a ideia de que uma vez vencida uma fase do percurso, recebemos mais poder para lutar numa fase mais difícil.
Viver na plenitude da graça é saber que a nossa força para vencer inimigos sempre maiores não vem de nós, mas da plenitude de Cristo. E você deve pensar que isto está disponível para TODOS.
Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que nos conduzem à vida e piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude (2Pedro 1.3).

Quem Deseja Viver em Plenitude de Graça Precisa Saber Que a Vida em Cristo Se Trata da Vida Real e Não Apenas de Contemplação Cúltica

Infelizmente um dos erros mais comuns dos cristãos é a “dicotomia” que fazem quando não conseguem perceber que a “vida cristã” para qual Cristo veio ao mundo e morreu por nós não é uma mera cena religiosa ou litúrgica do culto de domingo.
Enquanto João escrevia o seu Evangelho, muitos crentes descobriam na pele o que significava dar a vida por causa do Evangelho. Eles descobriam isto da pior maneira possível. Muitos, entendendo e vivendo na pele a palavra de Jesus: o mundo vos odiará, estavam desistindo.
Em geral, os crentes fazem esta separação de vida material e vida espiritual justamente por causa da dificuldade de ser o que tem de ser como cristão sempre. Então, para tentam aplacar suas consciências fazendo de conta que está tudo bem, já que foram à igreja no domingo e participaram da ceia.
Mas não é disto que o apóstolo está falando. Ele está propondo que os crentes sejam corajosos para enfrentarem seus medos e dificuldades para serem de Cristo, mesmo quando não for fácil.

Porque A lei foi dada por intermédio de Moisés - a intenção do evangelista não é fazer uma comparação entre a Lei e o Evangelho da Graça. Esta frase precisa ser compreendida como um argumento só.
Note a palavra “porque” no início da frase. Em grego também está assim. Ele está concluindo o argumento anterior. Ele está dizendo o seguinte: este suprimento de graça que recebemos da plenitude de Cristo que nos prepara sempre mais para desafios maiores ele deve ser entendido assim: a lei foi dada por meio Moisés, a graça e a verdade por meio de Cristo.
Ou seja, ele começa dizendo o seguinte: a regra, o caminho, os parâmetros apertados, que fazem com que sejamos diferentes de todos os outros homens e que demonstram quem somos, no sentido de revelar nossa fé, todas estas regras foram dadas por Moisés, mas a graça e a realidade para as cumprir só fazemos por causa de Cristo.
A graça e a verdade - Dois aspectos da nossa luta que não podemos perder de vista. O primeiro já tratamos bastante, ou seja, falamos sobre o fato de que as forças, as estratégias, as qualidades e todas as coisas que nos concedem o avançar em uma vida de plenitude de graça e nos fazem andar segundo o modelo de imitação de Cristo, tudo vem de Cristo e de sua plenitude.
O ponto que queremos destacar é o conceito de VERDADE aqui. Algumas palavras são chave para os textos de João, tanto o Evangelho, como as cartas e o Apocalipse.
João usa a palavra verdade para se referir a Cristo: Eu sou a verdade e também para se referir ao modo como os crentes andam: andam na verdade.
Aqui, entretanto, como o contraste é com Moisés e a regra, acredito que a melhor opção para entendimento de verdade é REALIDADE VIVIDA. A graça e a realização verdadeira do caminho da Lei, só podem ser experimentados por meio de Cristo.
Precisamos desta consciência do que Deus realmente espera de nós. Ele espera que usemos o suprimento da graça e confiemos inteiramente nele para o que fazemos e como vivemos no dia a dia.
Um evangelho que se resume ao culto ou às coisas que fazemos com o nome de religião, não é Evangelho da Graça. Evangelho da Graça é o que faz você imitar Jesus na família, no trabalho, na Escola, na vida pública, no mais particular dos seus segredos etc.
Vive na plenitude da graça é VIVER NO MAIS COMPLETO SENTIDO DO QUE É A SUA REALIDADE DIÁRIA. Afinal, é o que fazemos com a nossa lâmpada quando estamos diante das trevas do  mundo que mais interessa.

Conclusão

Este é ponto mais fundamental deste texto: é necessário viver Cristo como o objetivo primaz de tudo o que somos. Deixar com que nossa fé se estabeleça de que esse é o único modo certo de viver.
Confie neste chamado do Evangelho da Graça. A palavra testemunhar, usada por João é “martiréu” e muitos cristãos experimentaram essa realidade de confiar em Cristo, justamente com o martírio de sua vida, mas todos eles alcançaram a graça que lhes estava  proposta.
A questão não é o tamanho dos desafios que iremos encontrar, ou as lutas interiores, às vezes tão difíceis de serem vencidas. O ponto mais central desta proposta da Vida em Plenitude da Graça é  saber que a fonte é e sempre será Cristo e sua vida transbordante.
Só existe uma maneira de viver na plenitude da graça é fazer da sua vida uma fonte transbordante da graça em todas as situações reais.
· Quando um homem comum, sem Cristo, escolheria a vingança, o crente em plenitude de Graça transborda perdão;
· Naquilo em que um ímpio prefere o modo pecaminoso para não tomar prejuízo financeiro, o crente em plenitude da Graça aceita pagar o preço para não trair sua consciência para com Cristo;
· NO que diz respeito ao namoro ou à vida sexual do jovem, quando toda a sociedade diz que o caminho é a liberdade sem limites, o jovem crente em plenitude de Graça prefere a castidade e a santidade do seu corpo;
· Quando todos fazem opção pelo pecado, o crente em plenitude de Graça escolhe Deus;
· Se todos optam por viver segundo o seu coração, o crente em plenitude de Graça, escolhe viver para Cristo.

Estamos falando de coisas reais e você pode VIVER EM PLENITUDE DE GRAÇA EM TUDO!!

Aplicação Para a Igreja Presbiteriana de Vila Formosa

Estou pensando em como seria nossa igreja se mais e mais crentes estivessem dispostos a VIVER EM PLENITUDE DE GRAÇA.
Tenho certeza de que não seriam necessários apelos para que viessem aos cultos, ou que sustentassem a igreja financeiramente.
O que seria se nós pastores começarmos a CRESCER NA GRAÇA. Acredito que nossas mensagens serão cada vez mais bíblicas e poderosas e os irmãos se sentirão realmente pastoreados.
SE nossos presbíteros e diáconos viverem em PLENITUDE DE GRAÇA, acho que não faltaria suporte e cuidado pastoral nesta casa, tampouco os necessitados sentir-se-iam rejeitados.
Se CADA CRENTE VIVESSE na plenitude da graça, teríamos famílias unidas, não haveria situações de desconforto entre nós e MUITOS NOVOS CONVERTIDOS haveria entre nós.

PRECISAMO DECIDIR SOBRE ISSO!!

Oração

Meu Senhor, fonte de toda graça, derrama sobre nós o Espírito da Graça e nos conduza a esta PLENITUDE DA GRAÇA. Nos faça andar na luz e em novidade de vida, siga conosco Senhor e fortaleça a nossa fé.
Amém!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda mensagem escrita é apenas um registro. O sermão bíblico de fato é único, como um rio que passa e muda a cada instante. Um sermão só pode ser pregado uma única vez. Caso seja repetido em outro púlpito, ainda que use os mesmos registros, será outro, por várias razões: a) o pregador nunca é o mesmo, pois está sendo transformado a cada mensagem que prega; b) os ouvintes são outros; c) o Espírito é o mesmo, mas é dinâmico e aplica o que quer aos corações.
Obrigado por ler estes pequenos e falhos esboços!