6 de janeiro de 2019

Mateus 1.18-25

Viver o ‘Princípio Emanuel’ é o Centro da Atividade Salvadora Que Deus Deu à igreja
Mateus 1.18-25

Foco da Nossa Condição Decaída
Nem sempre compreendemos que a história da redenção é, em resumo, Deus se tornando o centro de significado de toda a realidade para o seu povo. Este texto nos conclama a compreender a obra de Cristo do ponto de vista de quem trás Deus para dentro de nossa experiência de vida e nos faz viver este princípio norteador: Emanuel, que quer dizer, Deus conosco. 

Introdução
Meus amados irmãos, este é só o nosso primeiro domingo juntos, sendo eu o pastor da IP Tatuapé. Quero lhes pedir que orem muito para que o Senhor, use nossa vida para falar com os irmãos e nos levar todos a viver a grata satisfação de viver com Ele. 
Existem muitos conceitos que ainda não conversamos à respeito e fico pensando que precisaremos andar bastante juntos para que eu possa compartilhar tudo isto que o Senhor tem me ensinado e me conduzido a aprender e viver. Um dos conceitos chave para compreensão da Escritura, na minha opinião, é o conceito de realidade e pecado.
Deus nos criou para vivermos a realidade de forma espiritual. Eu digo que a verdadeira espiritualidade é perceber Deus em tudo. Ou seja, você passa a ter uma percepção de que todas as coisas são produto do agir amoroso de Deus na realidade, por meio da qual, ele apresenta a nós a sua glória e nos faz experimentar a alegria mais plena possível. A maior e mais plena alegria é encontrar Deus no que vivemos. Um copo d’água é uma ferramenta da presença de Deus. Essa percepção e desfrute é o que chamo de “Princípio Emanuel”, que nada mais é que o trazer Deus para dentro da nossa percepção da realidade e desfrutar disto. 
O outro conceito importante é o de pecado. Dentro da perspectiva de que toda a realidade aponta para Deus, pecado eu conceituo com a seguinte expressão: VIVER NO MUNDO DE DEUS SEM DEUS. Isto é, experimentar os acontecimentos e realidades que nos cercam, sem desfrutar de Deus nelas, é errar o alvo é viver mentirosa e pecaminosamente. Isso é profundo e um pouco filosófico, peço aos irmãos muita paciência, um dia ainda conversaremos mais sobre isto. 
Neste texto, aproveitando o calendário litúrgico que nos conclama a pensar na manifestação do filho de Deus, o que chamamos de Advento e que será seguido por Epifânia, que Deus aparecendo a nós, somos instados a pensar sobre o que Mateus nos faz ver sobre a história do nascimento de Jesus. 
 A visão de Mateus sobre o nascimento do nosso Rei é gloriosa. Mas, sua descrição começa com uma genealogia que remonta e reconstrói a ligação de Jesus com Davi e com Abraão, mostrando o pacto e o governo de Deus sobre seu povo. O que nos remete a pensar sobre o fato de que tudo estava planejado e vem sendo executado com detalhe.
Depois, ele foco na história peculiar e particular de José, filho de Davi, escolhido para ser o marido da mulher que Deus usaria para trazer ao mundo seu filho e o princípio Emanuel encarnado. 
Nossa busca esta noite será o de perceber como as vidas de José e Maria foram usadas para que Deus levasse muitos a experimentar e viver o princípio Emanuel e como o próprio plano de Deus nos estimula a partir disto a nos dispor a viver para que outros experimentem também este princípio transformador da realidade.

Para Que o Princípio Emanuel Seja Vivido Por Muitos Deus Escolhe Pessoas Para Que Creiam no Fato de Que Deus Está Aqui 

Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: estando Maria, sua mãe, desposada com José, sem que tivessem antes coabitado, achou-se grávida pelo Espírito Santo. Mas José, seu esposo, sendo justo e não a querendo infamar, resolveu deixa-la secretamente. Enquanto ponderava nestas coisas, eis que lhe apareceu, em sonho, um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo (Mt. 1.18-20). 
Algumas razões importantes nos afastam de considerar neste texto o papel de José. Aqui, diferente do relato de Lucas, ele é o protagonista dos acontecimentos da expectativa da vinda de Jesus. Verdade, que a Escritura não dá tanta ênfase ao papel de José, mas precisamos considerar atentamente o que Mateus relata sobre o fato deste homem ter assumido a Palavra de Deus, dado por meio do anjo como a verdade e ter obedecido.
Estando Maria desposada com José achou-se grávida sem que tivessem coabitado Claro que para nós, depois de décadas sabendo muito bem do que se trata, estamos tranquilos para ler este texto, mas quando José recebeu esta notícia, as coisas não eram bem assim tão tranquilas. Mateus deseja construir um cenário que explique a importância da decisão e da obediência de José. Maria está grávida e isso não pode ser, pois não haviam coabitado até então. Ela, possivelmente, havia sido infiel e uma mulher infiel deveria ser apedrejada. 
Mas José sendo justo e não a querendo infamar– Sim há uma nobreza na ação de José, que resolveu deixa-la secretamente, afinal não queria que sua amada fosse apedrejada e infamada pelos homens. Isso é o que Mateus relata como pano de fundo para a decisão de obediência da parte de José. 
Enquanto ponderava sobre estas coisas eis que um anjo do Senhor lhe apareceu em sonho – Meus irmãos, esse era um assunto sério que ocupou o coração de José, que estava muito preocupado e que precisava decidir algo sobre aquilo. O anjo aparece a José em sonho. O cenário está se completando, pois diante das dificuldades éticas e morais que ele estava enfrentando, este homem justo, é visitado pela Palavra de Deus. 
Não temas receber Maria porque o que nela foi gerado é do Espirito Santo– Agora, Deus está intervindo e guiando a vida de José. O anjo precisa lhe dizer “não temas”, porque apesar dele lhe oferecer uma resposta, a pergunta que todos fariam não seria: Vamos pensar em um José de Minas Gerais: Uai sô, José, Maria tá grávida do Espírito Santo? Claro que não, todos teriam grande desconfiança daquela situação, seria um vexame para José e para Maria ainda mais. Vocês podem imaginar o que seria um homem, naquela época, que desposa uma mulher que não é fiel. 
Este é o ponto! Essa era uma história e o preço que José tinha de pagar, assim como também Maria para que todos nós vivêssemos o princípio Emanuel. Para que pessoas experimentem a presença de Jesus, Deus escolhe pessoas que paguem o preço para que isso aconteça, para que outros conheçam o EMANUEL. 
Não era uma brincadeira, mas era a vontade de Deus que traria seu filho ao mundo e José esteve disposto a ser humilhado, muitas vezes, ter de dar explicações nem sempre ouvidas, mas teve de abraçar Maria e seu filho Jesus. Porque Deus quer vir ao mundo e viver no mundo com as pessoas. 
Meus irmãos, pela manhã falamos um pouco sobre este princípio, essa experiência de vivenciar a realidade a partir de Deus e experimentar Deus na realidade. Essa é a verdade sobre a vida, sobre todas as coisas, que Deus está aqui, Emanuel. Viver nas trevas e viver sem experimentar este Deus em cada circunstância e a maturidade nos leva a perceber Deus aqui, senti-lo, contemplá-lo. A palavra nos conduz, ilumina o nosso coração, a nossa mente e nos faz ver o invisível. Isso é fé amadurecida pela Palavra. 
Meus irmãos, para que cada vez mais pessoas possam viver este princípio e alcançarem essa maturidade, outros precisam se dispor e serem usados pelo Senhor para se mostrar ao mundo. Esse é o trabalho da Igreja do Rei, trabalhar para que mais e mais pessoas conheçam e vivam com o Rei e desfrutem de sua presença, Emanuel.   

Para Que o Princípio Emanuel Seja Vivido Por Muitos José Precisou Ter Discernimento da Obra da Redenção Operada por Jesus

Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles (Mt 1.21).
NO verso 21, o que temos é uma explicação da importância de José assumir aquele papel. Aqui, o anjo lhe chama a viver essa luta e abraçar essa missão porque aquilo que está em jogo, não é somente a vida dele, mas de muitas e muitas outras pessoas que Deus amou neste mundo, o seu povo. 
Porás o nome de Jesus porque ele salvará o seu povo– o nome Jesus, certamente foi dito para José em sua língua natal, o hebraico ou aramaico: Yehoshua ou Yeshua (Jeová Salva). Porque ele salvará seu povo, já é uma referência ao próprio Deus. O nome do menino é Jehowah salva, porque o próprio Jehowah salvará seu povo. 
Meus irmãos, ele está dizendo que Deus não está só mandando seu filho ao mundo para vir morar conosco, ele está dizendo que o filho veio morar para nos fazer sentir a comunhão como Pai, porque o Infinito nos quer salvar. 
Salvará dos pecados deles– aqui voltamos um pouco àquele princípio que já falamos do pecado. Pecado é viver no mundo de Deus e não experimentar sua presença. Israel havia perdido este senso da presença de Deus. Eles haviam, desde o tempo dos profetas experimentado viver no templo de Deus, mas não buscavam a Deus. Muitas pessoas vivem assim, vivem no mundo de Deus e mais, vivem no ambiente da fé em Deus, mas conseguem saborear a presença real do próprio Deus, não conseguem discernir, estão vivendo em trevas, mesmo se pensando salvas, vivem como perdidos no mundo. O que Jesus veio fazer é trazer Deus à nós:   Ninguém vem ao Pai senão por mim. 
Sei que nem sempre é fácil compreender do que se trata este assunto, mas é preciso que você, por favor, pare para pensar no fato de que Deus quer que você desfrute de sua constante presença, mas por causa dos seus pecados, você fica aprisionado e seu coração fica aprisionado também em um mundo, onde não é possível ver Deus. O princípio Emanuel é a liberdade para, por meio da obra do Espírito Santo, você poder perceber que Deus está aqui e aprender a desfrutar de sua benfazeja, gloriosa e pacífica presença em toda e qualquer circunstância.
O problema é que temos visto crentes muito imaturos para compreender a obra redentiva em sua complexidade transformadora. Por isso é que a Escritura nos conclama a crescer na graça e no conhecimento de Jesus Cristo, nosso Senhor. JOSÉ PRECISA TER DISCERNIMENTO DA OBRA REDENTIVA DE JESUS PARA PODER SEGUIR ADIANTE, foi isso que o levou e o dispôs a pagar o preço necessário. Quando você compreender que esse é o preço que pais precisam pagar para que a vida de seus filhos seja transformada, acho que você começará a perceber que não precisamos de luta e disposição. Mas para isso, você precisa compreender melhor quem é o que faz Cristo Jesus. 
Para que muitos vivam o princípio Emanuel, homens e mulheres de Deus, precisam ter discernimento da obra redentiva para que paguem o preço exigido para que muitos o vejam. 

Para Que o Princípio Emanuel Seja Vivido Por Muitos Deus Planejou Com Detalhes Nossa Salvação

Ora, tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que fora dito pelo Senhor por intermédio do profeta: Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco) (Mt 1.22-23). 
Mais diretamente, Mateus está abordando o princípio Emanuel. E nestes versos 22 e 23, ele deixa claro que se trata de uma obra que não estava começando ali, nos dias de Herodes, mas desde a antiguidade, Deus já se aproximava do seu povo e anunciava o princípio Emanuel.
Tudo aconteceu para que se cumprisse o que fora dito pelo Senhor– Certamente José era um conhecedor das profecias. Nós não sabemos se estas palavras foram ditas pelo anjo à José ou se estamos lendo as interpolações de Mateus, feitas para explicar aos seus leitores. O fato é que o texto bíblico afirma para nosso conhecimento que o nascimento de Jesus, por meio da virgem Maria, era o resultado de um grande plano de Salvação. 
Desde Abraão, Deus já havia anunciado o princípio Emanuel: Eu serei o seu Deus e vós sereis o meu povo. Quando a Arca da Aliança foi confeccionada e o Tabernáculo erguido, Deus falou a Moisés que estaria no meio do povo: e a glória do Senhor encheu o tabernáculo: Deus conosco no deserto. O mesmo podemos dizer do templo, a Casa de Deus. Este era um princípio tão importante que um dos maiores juízos que recaiu sobre o povo de Israel, foi Deus deixar o templo e o seu lugar no meio do povo. 
Irmãos, Deus deseja na história do seu povo estar junto conosco. Por isso, a vinda de Jesus é de um significado impar na história da Redenção e nós, hoje vivemos um momento ainda maior: DEUS, POR MEIO DO ESPÍRITO ESTÁ EM NÓS. 
Quero que você pense sobre o fato de que PARA QUE MUITOS VIVAM ESTE PRINCÍPIO EMANUEL DEUS PLANEJOU A HISTÓRIA DE MUITOS HOMENS E MULHERES PARA QUE FINALMENTE VIESSE A NÓS. 
José estava agora se inserindo neste grupo de homens instrumentos da história da redenção. Eu e você precisamos pensar que é justamente isto que fazemos quando abraçamos a fé em Cristo com discernimento e nos deixamos usar por Deus para que outros o conheçam. 
Você e eu precisamos conhecer e crer neste princípio para que, primeiramente, nós mesmos desfrutemos do Emanuel, mas para que logo outras pessoas vejam Cristo em nós e assim vejam DEUS CONOSCO. 

Para Que o Princípio Emanuel Seja Vivido Por Muitos Deus Você Deve se Levantar Para Fazer a Sua Parte e Viver o Preço de Quem Sabe Que Deus Está Aqui

Despertado José do sono, fez como lhe ordenara o anjo do Senhor e recebeu sua mulher. Contudo, não a conheceu, enquanto ela não deu à luz um filho, a quem pôs o nome de Jesus (Mt 1.24-25).
O ponto todo é que José se tornou alguém por meio de quem Deus faria a sua obra acontecer. Ele, todos sabemos, não foi a mais importante personagem de toda esta história, mas isso não importa, ele fez aquilo que lhe cabia fazer. 
Despertado do sono fez como lhe ordenara– a palavra de Deus não foi para a caixa da discussão teológica a respeito de... Como muitas vezes, acontece com alguns irmãos que usam a desculpa da reflexão teológica para não agir. E é impressionante como está crescendo o número daqueles que fazem da teologia sua desculpa favorita. José fez como lhe ordenara o anjo do Senhor. Cabe lembrar que a palavra “angelos” significa: mensageiro. O ponto é que José fez de acordo com a mensagem que ouviu. Ele está pronto para ouvir a mensagem do Senhor e foi servir segundo o que ouviu. 
Recebeu sua mulher– Não foi fazer aditivos, alterações e inovações à mensagem do Senhor, ele não ficou com “observações”, ele fez o que era básico: recebeu maria por mulher e cuidou dela. Nada de inclusões mundanas à palavra de Deus. Para que outros possam viver o princípio a nossa disposição de servir deve ser simplesmente obedecer a Deus, sem invencionices. 
Não a conheceu até que o filho nascesse– Abriu mão de si mesmo, de suas vontades e de seus interesses pelos interesses de Deus. Isso é fundamental também para quem será ferramenta do principio Emanuel, servir não aos seus interesses, mas ao de Deus. 
Pôs o nome de Jesus– José viveu intensamente aquela mensagem e por isso, todas as suas atitudes apontavam para sua fé e seu entendimento do que Deus estava fazendo, vindo ao mundo salvar o homem de viver sem ele. 


Conclusão

Você pode se perguntar e até questionar que não é justo que José tenha sido uma personagem secundária, em certo sentido. Afinal, ele também pagou um preço alto para que o Emanuel se realizasse. Bem, pode até ser, mas isso não importa. O que realmente importa é que este homem fez o que Deus pediu para que ele fizesse e sua recompensa será dada pelo que Deus pediu e não pelo que ele “não pediu”. 
Irmãos, não importa o que iremos fazer, o que importa é que: 
1)    Saibamos que Deus nos escolhe tarefas para que o princípio Emanuel alcance outras pessoas; 
2)    Estejamos prontos a pagar o preço, custe o que custar para que Deus use a nossa vida e venha à vida das pessoas salvando-as de seus pecados e ajudando-as a viverem com Deus; 
3)    Importa saber que Deus escreve a história da redenção escolhendo pessoas como José, eu e você para se fazer conhecido dos demais
4)    Não se preocupe com o que você irá fazer, qual o papel, se será um grande pregador conquistador de almas, ou se será apenas o irmão ou a irmã que faz o cafezinho do culto para que todos se sintam bem na casa de Deus, não escolha lugar, escolha servir. 
Que Deus levante muitos irmãos e irmãs como José, como Maria, nesta igreja e muitos possam conhecer que Deus veio morar conosco e possam desfrutar da beleza de um mundo onde Deus é o Senhor. 

Oração

Senhor Deus, eu suplico, que abras os nossos olhos e nos faça ver e nos use para que outros também possam ver, como nós te vemos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda mensagem escrita é apenas um registro. O sermão bíblico de fato é único, como um rio que passa e muda a cada instante. Um sermão só pode ser pregado uma única vez. Caso seja repetido em outro púlpito, ainda que use os mesmos registros, será outro, por várias razões: a) o pregador nunca é o mesmo, pois está sendo transformado a cada mensagem que prega; b) os ouvintes são outros; c) o Espírito é o mesmo, mas é dinâmico e aplica o que quer aos corações.
Obrigado por ler estes pequenos e falhos esboços!