6 de janeiro de 2019

Tiago 5.14-18

A Oração da Fé e o Fortalecimento da Vida Cristã na Comum Dependência de Deus

Tiago 5.14-18

Foco da Nossa Condição Decaída
A oração da fé de que trata Tiago é um componente da vida cristã que une o povo de Deus em torno da dependência exclusiva e direta da vontade divina. Neste texto, somos exortados a confiar a Deus o nosso dia a dia e o futuro de nossa jornada, com todas as suas circunstâncias, quer sejam agradáveis ou difíceis de serem vividas. A oração é componente mais primordial da unidade da igreja, ao lado da Escritura. 

Introdução
Sem dúvida alguma o capítulo 5 de Tiago é um desafio exegético para o cristão, especialmente os de herança reformada. Algumas vezes, somos induzidos a produzir artifícios para fugir dos problemas ligados à algumas ideias arminianas e até certo pentecostalismo derivados de uma interpretação bíblica descuidada, na minha opinião. 
Quero propor irmãos uma chave de entendimento deste texto à luz de todo o contexto da Carta de Tiago. A começar pelo fato de que o irmão do Senhor está escrevendo em um momento muito específico em que toda a igreja, ou ao menos uma grande parte dela, está vivendo na dispersão e em condições bem difíceis. 
Essa talvez seja a primeira carta do Novo Testamento e visa manter a unidade da igreja em meio àquela grande perseguição que os judeus levantaram contra os do Caminho. E um ponto central é que havia no seio das diversas pequenas comunidades, irmãos vivendo em condições bem mais difíceis que outros, pois que possuíam algum respaldo de suas riquezas, conseguiam se manter com mais facilidades, enquanto os pobres, viviam em penúrias e em maiores dificuldades pessoais. 
Perseverança mesmo em dificuldades– esse é o ponto de partida e a ideia principal (1.1-4). Mas a questão que se segue é: como superar tudo isto, que é tão difícil e se manter perseverante? A resposta é imediata: sabedoria (1.5). 
Sabedoria que emerge da Lei- A sabedoria a que Tiago se refere não é qualquer sabedoria, mas aquela que emerge da Lei de Deus. Para ele, a Lei de Deus nos ensina algo básico e fundamental: amar ao próximo (2.8), essa é a Lei Perfeita (1.25). Cuidar das viúvas, visitar os órfãos são o modo como a Lei Perfeita nos ensina a olhar para os que estão necessitados. Ler e praticar o que está escrito é o que se espera (1.22).  Falar e proceder é o que se espera da vida prática cristã (2.12).
A fé trabalha– Tiago entende que a fé tem de ser prática, porque ela só pode ser realmente testada na maneira como vivemos. As premissas que movem o nosso agir prática é o que o nosso coração realmente crê: a fé sem obras é morta. Ele dá um exemplo magnifico que é o modo como nos referimos às pessoas, isto é, como usamos a língua para abençoar ou amaldiçoar (3.9). Desprezar os outros no modo como nos referimos a eles é fruto de um coração incendiado pelo pecado (3.14-16); mas o contrário vem de Deus e promove a paz (3.17-18).
Sujeição a Deus– o egoísmo é que nos afasta uns dos outros e nos leva a pecar contra a Lei de Deus (4.11-12) e é uma distorção da nossa relação com Deus (4.1-3). Por isso, ele nos orienta a sermos submissos à vontade de Deus (4.13-17) e a usar bem os recursos que Deus nos deu, especialmente os que possuem condições de ajudar os irmãos necessitados (5.1-6). 
Ele assim nos faz chegar a um capítulo de conclusão e a chave de entendimento que devemos ter para interpretar o capítulo 5 é que Tiago está exortando aquela igreja que possui irmãos em condições de ajudar os outros que estão em dificuldade a serem menos egoístas e a considerarem o fato de que também estão debaixo da vontade de Deus, que tudo guia segundo o seu querer. 
A igreja precisa estar unida e submissa a Deus para que todos pudessem sobreviver àquelas condições desfavoráveis, pois o cristianismo, antes de tudo nos faz uma só família e um só corpo em Cristo. 
Paciência e Perseverança– ele retoma estes temas (5.1-11) e nos diz que isso acontece no contexto de nossa unidade e humildade diante de Deus. Neste sentido, as frases do capítulo 5.13 a 20 fazem todo sentido, pois, quando nos unimos para ajudarmos uns aos outros a vivermos na dependência de Deus, estamos preservando a Igreja e salvando vidas (5.19-20). 
Sofrimento e alegria vêm do Senhor– no capítulo 5, verso 13 estes dois temas devem gerar o louvor, porque é o reconhecimento de Deus está por detrás de todas as circunstâncias. Em seguida ele irá tratar de forma prática da ORAÇÃO DA FÉ. Isto é a ORAÇÃO QUE ESTÁ EM SINTONIA COM AÇÕES DE AJUDA AO OUTRO E DEPENDÊNCIA DO SENHOR. 
Este é o nosso ponto nesta manhã e queremos pensar sobre isto: COMO A ORAÇÃO DA FÉ PROMOVE O FORTALECIMENTO DA NOSSA VIDA CRISTÃ POR MEIO DE UMA MAIOR DEPENDENCIA DO SENHOR?

Todas as Ações de Fé São Ações de Dependência Divina

Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo, em nome do Senhor (Tg 5.14). 
Deixamos um pouco isolado o verso de número 13 em nossa escolha, mas ele é bastante afinado com nossa passagem: 
Está alguém entre vós sofrendo? Faça oração. Está alguém alegre? Cante louvores (Tg 5.13). 
Claramente irmãos, o texto gira em torno da vida humana e das suas mais contrastantes experiências: alegria e tristeza. Nos dois casos, o importante para Tiago é que se tenha uma atitude de percepção da realidade de Deus. 
Como vimos até aqui, Tiago compreende que há uma necessidade básica da fé: a de viver em um constante experimentar de Deus nas circunstâncias, sabendo que todas as coisas são caminhos para que nos tornemos dependentes e conscientes do governo de Deus sobre tudo. 
Chame os presbíteros da igreja– aqui há uma idealização de que a Igreja deve participar da nossa experiência vivencial. Infelizmente, para muitos, a igreja é um setor da vida, que ocorre apenas nos domingos e para muitas igrejas é assim que ela vê as pessoas, como se importassem apenas quando estão aqui no culto. Aqui, Tiago nos mostra a importância da igreja, especialmente na vida daqueles que estavam sendo perseguidos e precisavam de auxílio em suas dificuldades. Os presbíteros aqui, são o componente da ordem eclesiástica estrutural mais básica daqueles dias, eles eram os pastores do rebanho, como deve ser sempre. Não eram apenas homens da organização eclesiástica, mas faziam parte do organismo do corpo e eram fundamentais na vida diárias das pessoas. 
Chame– (proskaleo) – Chamar para si, chamar para perto de si – esse é o ponto, os irmãos sentem o cuidado e a necessidade da presença da igreja na sua experiência diária. Os Presbíteros aqui são mais que a Igreja, eles são o veículo da experiência religiosa, eles são a presença e o desfrute da presença de Deus. Paulo escreveu em Éfeso que era importante que o vínculo da paz e do Espírito nos mostrasse: Deus agindo em e através de todos. Deus escolheu manifestar sua presença em nossa vida, particularmente através do que somos, enquanto corpo de Cristo. Isso é muito importante e isso produz mais dependência de Deus. 
Façam oração sobre ele, ungindo com óleo em nome do Senhor– na minha opinião há muita má interpretação deste texto, que separa estas frases como partes distintas ou ações distintas e não são. Também há um problema, a tentativa de compreender estas sem a construção mental proposta em toda a carta. A dependência divina e a ajuda mútua, além do socorro em tempos de crise para a perseverança e a pureza de todos devem servir como pano de fundo para este texto também. Fazer oração ungindo com óleo não é a criação de um ritual místico de cura especial, mas ações que somam: espiritualidade verdadeira, que se compõem de dependência divina e ações humanas próprias para tratar o assunto. 
Oração(prosseuchomai) – há várias palavras que são traduzidas por “oração”, comos proskineo – que indica um ato de reverente entrega, usando como raiz a palavra “joelho”. Porém, aqui, Tiago usa a palavra: “prosseuchomai”, que mais indica a ideia de chamar Deus para si. Trata-se de uma atitude de dependência de clamor de alguém que chama Deus para dentro da sua experiência de dor, doença, sofrimento. 
Ungir com óleo (aleiphos)– Sempre é muito discutido qual a função do óleo nesta passagem. Para mim, do mesmo modo que no capítulo 2, ele nos diz que devemos orar pelas pessoas e dar comida a quem tem fome, devemos compreender que as atitudes de fé devem ser completadas com atitudes de ações práticas. Aleiphos, como é conhecido para todos tem o uso comum de ungir para consagração de elementos para fins específicos, como também para a unção medicinal. Para mim, com mais apoio do todo do livro, parece indicar que a ideia é que os presbíteros não se restrinjam apenas às ações de natureza espiritual, mas que sejam claramente envolvidos com a prática da cura, no sentido de que socorram o irmão, fazendo também o que lhes cabe para tal. 
No Senhor– aqui para mim a palavra chave do verso, que indica que todas estas ações devem ser levadas à efeito em constante dependência do Senhor. As coisas espirituais, tanto quando as práticas, devem ser sempre ações na dependência de Deus. 
Este é o ponto: a vida cristã coletiva deve penetrar nas nossas experiências diárias e devem produzir o efeito de vida cristã e dependência. As ações de fé nos levam sempre à dependência de Deus. 

Todas os Resultados da Fé São Resultados do Poder Divino Operante

E a oração da fé salvará o enfermo, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados (Tg 5.15). 
Aqui no verso 14, Tiago tratará muito mais dos resultados das ações do primeiro versículo. Por isso é importante manter a continuidade do pensamento, mas saber que se trata de um olhar para outro ponto: o resultado da ação. Enquanto meditamos sobre o fato de que as ações de fé devem nos fazer crescer na consciência da dependência de Deus, no verso 15, olharemos para os resultados dessa chamada de Deus para perto do problema. 
Oração da fé(euchê) - Dentro deste pensamento de que as ações de fé são mecanismos próprios que Deus usa para manifestar sua presença gloriosa através de nós e em nós. O verso que segue não está distinguindo um tipo de oração de outro, mas dando continuidade ao pensamento de que Deus está agindo através da ação da igreja na vida prática do crente. A palavra que vimos anteriormente era “prosseuchê” – chamar para perto, aqui é somente “euchê”, isto é, chamar. Euchê é somada à palavra “pistis” fé. Então, ele está se referindo ao ato de chamar Deus para perto, como um ato nascido na nossa consciência de quem Deus é: fé. Aquela chamada para perto é uma “chamada de fé”, que mostra a certeza de que Deus virá ao encontro das necessidades do irmão doente e estará presente naquela realidade. 
Salvará o enfermo e o Senhor o levantará– no culto da noite de hoje, teremos a oportunidade de ver o texto de Mateus 1.18-25 no qual vamos principalmente relacionar o uso da expressão “Emanuel” (a presença de Deus) com a ação divina de Jesus “salvará o meu povo”. Ali veremos, o que podemos ver: a presença de Deus no problema salva. O que é isso? Na minha opinião, salvação não é uma referência ao ato divino de nos livrar da ira vindoura e nos garantir a eternidade, mas salvação é um ato de trazer Deus para a vivência de nossa realidade. Tiago está nos dizendo que a oração que chama Deus para o problema, mudará a experiência do doente com a sua doença e o salvará, pois o fará experimentar a doença na perspectiva do que ele disse no capitulo 1, da alegria em meio às provações, que aumenta a fé e nos faz perseverar. Essa presença de Deus o levantará, não somente pensando na cura, mas na condição de que, em meio a amarga experiência da dor, o doente estará vivo com Deus. 
Se houver cometido pecado serão perdoados– claro que precisamos considerar o que é o pecado. Em linhas gerais, sempre tenho defendido e os irmãos conhecerão cada vez melhor o que eu digo sobre isto: pecado é viver no mundo de Deus sem Deus, isso é realmente errar o alvo da existência. Foi isso que ele discutiu no capítulo 4, quando falou daqueles que planejam coisas, sem pensar no que Deus irá fazer. Ele encerra aquele pensamento da seguinte forma:
Aquele que sabe o que deve fazer e não fazer e não faz, nisto está pecando (Tg 4.17). 
Este é o conceito de pecado de Tiago também: viver sem Deus. Por isso, ele retoma o tema aqui em Tiago, nos informando que a oração que chama Deus para a realidade salva o enfermo, por trazer Deus para a sua experiência e se ele estivesse vivenciando aquilo sem Deus, isto é, pecando, este pecado seria consertado, isto é, perdoado, sanado, porque esta é a principal doença a ser curada: a falta de Deus e da dependência de Deus em nosso viver diário. Saibam irmão, que teologia sem vida com Deus é só mais uma ciência vazia e não é espiritual. 
Os resultados mais importantes da oração da fé é que ela tráz Deus para dentro de nossa experiência e isso nos salva, ao nos fazer mais dependentes de Deus. 

Toda a Ligação Cristã Construída na Oração Tem Por Finalidade Nos Ensinar Que é Deus Quem Cuida do Seu Povo 

Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo. Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos, e orou, com instância, para que não chovesse sobre a terra, e, por três anos e seis meses, não choveu. E orou, de novo, e o céu deu chuva, e a terra fez germinar seus frutos (Tg 5.16-18). 
Dentro da construção de um pensamento e vivencia humana que se vê dependente de Deus, Tiago nos explica que a nossa relação eclesiástica não se limita à vida espiritual, mas deve ser também conduzida à transformação e ações práticas, dentro do fato de que tudo isto faz a igreja perceber que depende totalmente da ação de Deus. Isso é o que o mundo precisa saber. 
Confessai pecados uns aos outros e orai uns pelos outros para serdes curados– claro irmãos que não estamos falando apenas da cura física, embora ela sempre mostre de forma poderosa o governo de Deus sobre as coisas, mas a cura do pecado aqui é diretamente o fato de que nem sempre vivemos na dependência de Deus na experimentação prática da sua presença nas coisas que fazemos. 
Confessar(ecxohomologel) e orar(eucho) – confessar é expor nosso testemunho, no caso, o testemunho de nosso erro de viver sem Deus e orar é chamar Deus para a experiência, fazendo isto “uns pelos outros”. Aqui, Tiago está nos dizendo que é muito importante que nos ajudemos no mais importante: LEVAR TODOS À EXPERIÊNCIA COM DEUS, nos importar com o fato de que devemos vivenciar nossas vidas na presença de Deus e nos estimular a nunca perder isto de vista. Ser igreja é se unir para buscar essa dependência . 
Para serdes curados– este é o sentido da cura: cura da nossa solidão espiritual e da nossa orfandade espiritual. Precisamos aprender a viver  com Deus todos os momentos e isso é a vida salva, essa é a cura para a nossa principal doença. 
Muito pode a oração do justo– Quando o homem justo chama Deus para da sua experiência de vida, Deus faz real companhia a este homem, ele passa a ter comunhão com Deus e o seu mundo é transformado. Todos os caminhos deste homem são sublinhados pela presença de Deus.  
O exemplo de Elias– o emblemático exemplo de Elias é como Tiago quer fazer seus leitores compreenderem e oferecerem crédito a essa forma de pensar o mundo e a realidade. Em resumo, a experiência de Elias nos ensina que Deus é quem controla a chuva e a chuva faz germinar a terra. A realidade prática é que Deus deve ser acessado se queremos que a realidade prática seja transformada. Isso aprendemos a fazer curando uns aos outros deste grave pecado que é viver sem Deus. 
A vida comunitária de fé na igreja é uma ferramenta divina para nos levar a essa dependência e força. 

Conclusão

Meus irmãos precisamos pensar seriamente sobre nossa condição de saúde. Será que você e eu não estamos vivendo de forma doente a nossa realidade? Do ponto de vista que temos aprendido neste texto, será que temos experimentado a realidade sob a perspectiva da dependência de Deus?
Certamente, você pode ser alguém assim, que está doente e não sabe, mas agora está pensando melhor sobre isto. O que o texto nos leva a concluir é que a nossa vida comunitária tem de ter um resultado prático: nos levar a Deus. Por isso é que oramos uns pelos outros. 
Oração da fé– portanto, é chamar Deus para a realidade vivencial e a experiência diária, de uma maneira que nosso mundo seja transformado. Que saimamos da enfermidade e mediocridade de viver a vida sem Deus, como se Deus fosse um acessório somente, que usamos no domingo para nos sentirmos bonitos. 
Meus irmãos, espero que esta mensagem nos faça pensar com mais profundidade sobre o que é igreja e nos prepare melhor para tomarmos essa santa ceia. Que é a celebração do corpo de Cristo.
Emanuel e salvação este será o nosso tema hoje à noite, por favor, acho que precisamos compreender melhor o que estas coisas significam, por isso, quero que pensem em estar com Deus hoje, que Ele lhes incomode para isto! 

Oração
Que o Senhor seja tudo em todos e que a IP Tatuapé viva dias sadios em que por meio de nossa vida comum contigo, ó Pai, mostremos ao mundo que compreendemos que estás aqui conosco. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda mensagem escrita é apenas um registro. O sermão bíblico de fato é único, como um rio que passa e muda a cada instante. Um sermão só pode ser pregado uma única vez. Caso seja repetido em outro púlpito, ainda que use os mesmos registros, será outro, por várias razões: a) o pregador nunca é o mesmo, pois está sendo transformado a cada mensagem que prega; b) os ouvintes são outros; c) o Espírito é o mesmo, mas é dinâmico e aplica o que quer aos corações.
Obrigado por ler estes pequenos e falhos esboços!