22 de dezembro de 2019

Marcos 1.14-15

A Essência da Pregação do Reino
(Culto da Noite – Dezembro 2019 – IP Tatuapé)
Marcos 1.14-15

Foco da Nossa Condição Decaída
Precs.

Introdução
O contexto do Evangelho de Marcos é particularmente acelerado. Neste Evangelho Jesus está em constante movimento, as cenas são muito rápidas, tudo acontece com velocidade. Estamos falando de alguém que apresentou a mensagem da fé com uma visão de URGÊNCIA MUITO SÉRIA.
João Marcos compreendeu que a mensagem do Evangelho precisava ser reativada nos corações da sua geração, pois, não poderia ver o Cristianismo entrar em dias nublados, em que os crentes pudessem parar para desfrutar da paisagem deste mundo. Ao contrário, Marcos percebe que há uma importante urgência na vida cristã, que exige uma atenção constante para o viver pra Cristo. 
Aqui, Jesus está assumindo rapidamente a estrada aberta por João Batista e sai espalhando a Boa Nova do Reino. Essa mensagem do Reino pregada no Evangelho por Jesus Cristo é uma apresentação da essência do conceito do próprio Reino. Nestes dois versos, podemos compreender algumas importantes lições sobre essa mensagem: URGENTE, DIVINA E COMPROMETIDA.
Essa essência era necessária ser apresentada nos dias de Marcos, porque a Igreja corria o perigo de ser levado pelo aparente demorar da promessa, achar que eles tinham todo o tempo do mundo para fazer a obra do Senhor. Num certo sentido, nós, em nossos dias vivemos um perigo muito maior desse comodismo. Os anos terem se passado, as décadas e os séculos, milênios que nos separam dos dias de Cristo podem nos fazer muito mais acomodados. 
Somos uma geração de velocidade, mas aplicamos nossa pressa e velocidade na direção de jogar os jogos da presente era. No que diz respeito ao necessário empenho pelo Reino de Cristo, parecemos ralentar, tomar decisões lentas e deixar nossa vida com Cristo apodrecer pela demora em efetivar os nossos frutos para o Senhor. 
Pode ser que eu e você tenhamos perdido a noção da essência do Reino e da mensagem do Reino. Por isto, Marcos, nesta noite, será nossa meditação e para este texto abriremos o nosso coração, pedindo a cura para os nossos pecados.   
A Boa Nova do Reino é Uma Mensagem Urgente Que Não Nos Permite Perder Tempo
Marcos é um Evangelho que tem um compromisso muito claro com o Ministério de Cristo Jesus. Ele não é um Evangelho de manjedoura, magos do oriente, pastores, anjos anunciadores etc. Claro que estas histórias seriam muito importantes para a fé Cristã que seria construída a partir da pregação apostólica do primeiro século, mas como o primeiro dos Evangelhos a buscar reativar a Fé Cristã, Marcos precisa que nossos olhares atentem para o próprio Cristo, o Filho de Deus. Por isso, tão rápido no Evangelho é Cristo quem está pregando e fazendo com que as Boas Novas do Pai sejam conhecidas entre os homens. 
Depois de João ter sido preso – Jesus havia vindo à Judeia e foi batizado por João. O batismo de Jesus é o ponto de partida oficial para o início do seu ministério. Os quarenta dias de jejum que se seguiram ao batismo de Jesus, fora tempo suficiente para que Herodes levasse João à prisão, onde seria morto pelos caprichos daquele governante desqualificado. Com João preso, a anúncio do Reino, isto é, a Boa Nova do Reino, começa a ser anunciada por Jesus. 
Marcos destaca nesta construção uma certa pressa em continuar a pregação. Jesus em seu Evangelho está o tempo todo em movimento, realizando a obra do Senhor. Essa é uma característica muito importante do Evangelho de Marcos. Jesus não para para lamentar o afastamento de João, por causa da sua prisão, imediatamente Jesus está assumindo e suprindo a falta de João. 
Foi para a Galiléia pregando o Evangelho – O texto faz uma junção entre os dois verbos: ir e pregar, por isso, a nossa tradução no gerúndio, mostrando uma ação feita com senso de urgência. “Kerisso” para dentro da Galiléia, isto é uma maneira de dizer que Jesus Cristo havia inundado a Galiléia com o seu ensino sobre o Reino. Não penas contava a novidade, mas apresentava conceitualmente o Reino de Deus aos homens da GAliléia.
Um senso de urgência que não tem tempo para lamentar perdas ou se envolver em outros assuntos, isso é o que Marcos parece construir na mente dos seus leitores. Esse é um ponto que precisamos pensar seriamente sobre a nossa vida com Cristo Jesus nos dias atuais. 
Somos uma geração de muita pressa para muita coisa, mas somos lentos para construir nossa relação com Deus. Parece-me que a verdadeira construção de uma vida com Deus é sempre o nosso segundo plano, ou terceiro... Mas, de vez em quando, Deus nos faz perceber como o Evangelho é urgente! 
Uma família espera seu filho em casa, a mãe estava decidida que iria novamente lhe fazer uma pergunta e pedir que pensasse sobre sua vida com Deus. As tristezas que seu coração carregava tinham chegado em um limite e, agora, ela estava decidida a mais uma vez falar sério com seu filho. Naquela noite, esperando a chegada do jovem, recebeu a visita de uma viatura de polícia, informando um acidente trágico que ceifara a vida do seu jovem filho. Claro, a salvação de uma alma não depende de nós, mas a pregação do Evangelho de Cristo é a nossa urgente incumbência!! 
A Boa Nova do Reino é Uma Mensagem Que Aponta Para o Juízo de Deus
A urgência da nossa pregação é ainda mais necessária quando olhamos para o fato de que a mensagem do Evangelho tem um ponto no tempo em que tudo se encerra: o dia do juízo de Deus. 
Foi Jesus para a Galiléia pregando o Evangelho de Deus – o ponto aqui é que a mensagem que Jesus pregava não tinha uma relação primeira com a vida dos homens no mundo, mas a sua relação com o Criador, o Senhor da vida. 
Enquanto os homens dos dias de Marcos estão começando a se preocupar com as coisas deste mundo, o Evangelho é escrito para mostrar que não podemos perder de vista que a vida que vivemos neste mundo, a vivemos para Cristo, a vivemos para Deus, que nos comprou com o sangue do seu Filho. 
Deus e a sua perfeita vontade é o ponto central da mensagem de Cristo. Ele anuncia o que o Pai espera e o convoca os homens a pensarem em Deus. Em dias de falta de Deus nas consciências, Jesus com urgência os convoca a olharem para Deus.
O tempo está cumprido e o Reino de Deus está próximo – Assim como João Batista, o tempo urgente era o ponto de partido para que o homem pensasse sobre a sua vida e relação com Deus. João anunciava o machado à raiz das árvores e Jesus o tempo oportuno para a salvação dos perdidos, a cura dos povos. 
Você pode não está mais pensando sobre isto, porque você pensa assim: agora já são quase dois milênios depois destas coisas, então, logo, as coisas não são tão urgentes assim e não são tão perigosas assim. Bem, você pode se esquecer de uma coisa: SUA VIDA NÃO TEM DOIS MILÊNIOS PARA ESPERAR, você talvez deva pensar sobre como as oportunidades podem ser poucas para nós, afinal, que é a nossa vida, senão uma neblina que logo passa. 
O ponto é que não podemos nos esquecer de que o Evangelho é o anúncio de que o Reino deve ser considerado exatamente porque o juízo de Deus contra os homens que se afastaram dele é o centro das atenções deste reino, veja a última expressão: ARREPENDEI-VOS. 
Deus é o centro da mensagem de Jesus, a sua vontade nos corações humanos, o que Deus espera de sua vida deveria ser a sua mais primordial preocupação sobre o dia de hoje, o dia de amanhã. Veja como é que vivemos nosso dias e fazemos os nossos planejamentos, somos displicentes completamente no que diz respeito ao que iremos entregar de vida ao nosso Deus.
O Evangelho de Deus é a mensagem da vida para a vida humana 

A Boa Nova do Reino é Uma Mensagem Que Busca o Comprometimento Pessoal 
O termo Evangelho (Euangelion – boa nova) pode talvez nos confundir, achando que a evangelização dos homens é somente o anuncio de uma notícia alegre, a ser recebida com muita calma. Bem, claro que toda a notícia a respeito de Deus é para ser recebida com alegria, no entanto devemos lembrar que pregar o Evangelho é também anunciar o juízo e o fato de que desagradamos a Deus se vivemos sem que Ele nos comande nessa vida. 
Conheci um homem cristão, ele se achegou à nossa igreja. Sua esposa uma mulher muito piedosa e ele queria muito agradá-la, então também se envolvia nas coisas do Evangelho. Ele era um empresário que vivia algumas dificuldades pessoais, portanto, sua vida era muito problemática, lidando com diversos problemas. Ele vinha à igreja e se tornou muito amigo nosso, mas tinha sempre uma crítica! 
Ele dizia com frequência que a pregação era muito intensa contra o pecado, que ele vinha à igreja e estava sendo constantemente alertado sobre o seu modo de agir e como ele se distanciava das coisas de Deus, em sua opinião, ele acreditava que o Evangelho deveria cumprir a missão de ser mais leve, uma mensagem que acalentasse o coração com boas palavras, uma espécie de auto ajuda para os sofredores. 
Eu compreendia o que ele falava, entendia o seu ponto. Mas, apesar do Evangelho de fato ser uma boa nova de grande alegria, ele não podia ser entregue para nos tornar confortáveis neste mundo, vivendo sem Deus e longe da sua vontade. Alguém que viva assim, corre grave risco de eternidade, pois a volta iminente de Jesus ainda é um fator importante da mensagem do Evangelho, além disto, quanto tempo temos para a vida com Deus é um assunto que nos assusta. 
Arrependei-vos e crede no Evangelho – note que há dois aspectos da nossa relação com essa boa nova: o arrependimento, que implica em uma análise profunda da nossa própria vida e como a construímos com Deus e o crede, que se traduz em nossos planos de serviço a Deus, conforme a mensagem que ouvimos da vontade de Deus. Estes dois aspectos inserem nossa vida em um COMPROMISSO COM O REINO E O EVANGELHO DO REINO. 
A urgência que precisamos perceber na pregação do reino é a de nos convocar a um relacionamento íntimo e pessoal com o Reino de Cristo, com Deus. Não se trata de uma adesão à distância, como Pedro tentou manter com Jesus quando ele foi preso no sinédrio, mas uma relação de AMOR COMPROMETIDO. 
Jesus anunciava uma relação de COMPROMISSO COM O EVANGELHO, que torna a nossa vida parte da própria mensagem que pregamos e parte da própria história do Evangelho. 
Não há espaços para crentes que vivem o Evangelho à distância, mais preocupados com seus reinos pessoais, que se inserir na relação com Deus de forma verdadeira e profunda, em obediência e serviço ao Senhor. Este é um ponto que precisamos reforçar na mensagem que pregamos em nossos dias. 
   
Conclusão
Temos vivido tempos de pressa para construir os reinos deste mundo e desleixo para construir uma relação séria com Deus. Também temos vivido tempos de comprometimentos com muitas causas, mas pouco compromisso com a CAUSA DA ETERNIDADE NAS VIDAS HUMANAS. 
Uma igreja que verdadeiramente quer servir a Cristo e ao Evangelho deve saber que a natureza da nossa missão é essa: URGENTE, DIVINA E COMPROMETIDA. 
·      Não podemos deixar para amanhã e não podemos perder tempo, enquanto muitos se perdem nas trevas;
·      Não podemos deixar de advertir os homens a que vivam para Deus, porque o Criador há de trazer a juízo todos os homens e nós somos os atalaias que protegem a cidade; 
·      Não podemos deixar o Reino de Deus como um programa que roda em segundo plano; como uma realidade de menor importância, ocupando um espaço secundário, mas nosso compromisso com este Reino deve ser o primeiro amor da nossa vida e o primeiro plano a ser visto. 
Penso que quando nossa igreja viver essa essência do Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo, ela será grandemente usada e poderosa para fazer a obra do Senhor. Essa é a nossa maior busca aqui na Igreja Presbiteriana do Tatuapé. Queira Deus nos dar irmãos e irmãs, homens, mulheres, jovens, crianças, famílias, casais, trabalhadores do reino, que vivam e pensem assim sobre a vida. 
Oxalá nos dê Deus este tipo de crentes!! Amém


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda mensagem escrita é apenas um registro. O sermão bíblico de fato é único, como um rio que passa e muda a cada instante. Um sermão só pode ser pregado uma única vez. Caso seja repetido em outro púlpito, ainda que use os mesmos registros, será outro, por várias razões: a) o pregador nunca é o mesmo, pois está sendo transformado a cada mensagem que prega; b) os ouvintes são outros; c) o Espírito é o mesmo, mas é dinâmico e aplica o que quer aos corações.
Obrigado por ler estes pequenos e falhos esboços!