8 de dezembro de 2019

Marcos 1.7-8

Batismo Para o Reino
(Culto da Noite – Dezembro 2019 – IP Tatuapé)
Marcos 1.7-8

Foco da Nossa Condição Decaída
Para que sua fé seja forte e sobreviva nas maiores tempestades da vida, você precisa compreender a verdadeira natureza do seu chamado, que se constrói por meio de uma profunda consciência de quem te chamou e para o que te chamou. Este é precisamente o ponto desta mensagem, a partir de Marcos 1.7-8, a qual é um desafio a uma fé viva que não esmorece nas lutas.

Introdução 
Nos dias de Marcos, a fé cristã vivia momentos difíceis. Por meio da sua obra, o evangelista empreende com destreza a tarefa de convocar os crentes a resistirem firmes na fé, em meio ao fogo ardente que se levanta contra os que crêem. Ele começa o seu Evangelho um pequeno recuo até João Batista, o vigoroso homem de Deus que dedicou a sua vida a chamar os homens à viverem para o Reino dos Céus, que compreendia ele estar em iminente chegada. 
Jesus, o Filho de Deus é o fruto das promessas vétero testamentárias. As promessas das Sagradas Escrituras, que foram introduzidas na história por meio desta proeminente e respeitada figura do Profeta fora de tempo, João Batista. A exemplo de Elias, João Batista levou reis a temerem o poder de Deus e do seu Reino. 
Nos dias de Elias, Acabe e sua mulher Jezabel, nos dias de João Herodes e Herodias, sua cunhada e mulher. Estes homens de Deus traziam à terra profundo senso da fé em Deus e no seu reino. Marcos, retorna a João e faz uma ligação clara entre João e o Jesus Cristo, o faz do seu Evangelho uma convocação para o sustento diante do inimigo e das autoridades que tentam sufocar o Evangelho. 
Os testemunhos de João Batista sobre Jesus são impressionantes demonstrações de clareza na fé. Compreender o momento que se vive e saber exatamente para que e para quem se vive é fundamental para qualquer um que queira abraçar com fé um valor, uma causa, um profundo amor. 
Marcos percebeu que o chamado de Cristo para a sua Igreja precisava ser construído no coração dos santos para que estes pudessem seguir e resistir na fé, diante dos inimigos. Então, ele começa sua busca de fortalecimento, com o testemunho de João a respeito do Batismo que a Igreja precisa receber em seu coração. 
Ser batizado é um impressionante gesto de introdução à um nova realidade. O batismo era o rito de inicialização em uma causa. Por isso, Paulo chama a passagem pelo Mar Vermelho como um batismo para o povo de Israel, que ingressava naquele momento em uma nova realidade, em um novo compromisso, assumindo um amor profundo em seu coração, para servir a Deus de todo o seu coração e ouvir o seu chamado para uma nova vida, uma nova terra e ser o seu povo. 
Nesta noite, irmão, desejo que este texto nos ministre ao coração uma profunda compreensão do nosso chamado e as implicações de nossa ligação à Cristo e ao seu Reino. Quero que em meio a todas as turbulências da vida natural neste mundo, lidando com todas a dificuldades próprias do viver em um mundo caído, eu e você, consigamos fazer o que Pedro pediu aos homens de seus dias: 
Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leaão que ruge procurando alguém para devorar, resisti-lhe firme na fé, certos de que sofrimentos iguais aso vossos estão se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo. Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamaou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos já de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar. A ele seja o domínio, pelos séculos dos séculos. Amém (1 Pedro 5.8-11). 
Para que a sua fé não vacile aprenda três importantes lições: a) você não é maior que o Reino; b) o que você é capaz de fazer não tornam o Reino melhor depois que você passa; c) o Reino tem uma dimensão que você não pode controlar. 

Batizados Para o Reino
Isto Só Acontece Verdadeiramente Quando Você Compreende Que Você Não é e Nunca Será Maior Que o Reino

João Batista é um dos maiores exemplos de poder, dado aos homens. Jesus, a respeito deste homem de Deus disse: 
E eu vos digo: entre os nascidos de mulher, ninguém é maior do que João (Lucas 7.28). 
O vigor de sua fé e a firmeza do seu caráter são descritos nas Escrituras para espanto de todos nós. A ousadia com que enfrentou as autoridades e com que desafiava os homens a virem ao Reino de Deus eram inspiradores. Contudo, este homem é aquele que eternizou a seguinte declaração sobre Jesus, umas das mais importantes afirmações de fé e de submissão a Cristo: 
Convém que ele cresça e eu diminua (João 3.30). 
Jesus compreendia bem o seu papel no Reino e por isso mesmo não se iludiu consigo, não se tornou de si mesmo um ufanista com todas as coisas que Deus havia lhe dado. Ele não veio fazer discípulos de João, embora muitos o tenham seguido aos desertos; não veio conquistar adoradores de João Batista, embora muitos até o confundissem idolatricamente. João COMPREENDIA QUE ELE NÃO ERA NEM NUNCA SERIA MAIOR QUE O REINO E O REI. 
E pregava dizendo: Após mim vem aquele que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de, curvando-me, desatar-lhe as correias das sandálias (Marcos 1.7). 
E pregava dizendo – João, em sua pregação, tinha o vigor do anúncio da chegada do Reino dos Céus. Mas, ele estava pronto a também a levar os homens a perceberem de fato quem é quem no Reino e algo que ele anunciava com veemência era a sua própria pequenez. 
Após mim, vem aquele que é mais poderoso do que eu – João não era o tipo da falsa humildade. Ele sabia que Deus agia em seu ministério e sabia que estava no caminho certo. Confiava, por causa da verdade do que pregava, que sua pregação era poderosa para destruir as barreiras nos corações dos homens, por isso não se intimidava. Por isso, nesta frase ele reconhece que há poder na sua pregação e no seu ministério, contudo, ele sabe que o poder do seu ministério não é nada, comparado ao que é Jesus e o que é o Reino de Jesus. 
Eis aqui o laço em que muitos caem, quando acham que sua retidão pessoal e sua dignidade no Evangelho são tão grandes que é possível desprezar a obra que Cristo realiza no seu Reino, na sua Igreja para serem eles mais importantes que a própria Noiva de Cristo e o Reino que se forma na terra, a partir dela. 
Eu não sou digno de curvando-me desatar-lhe as correias das sandálias – João diz que não é digno nem de cumprir as tarefas de um escravo, um serviçal da casa, que é convidado pelo Senhor para fazer este serviço aos pés do Senhor. Os privilégios que o SEnhor nos dá no Reino não temos o direito de diminui-los por causa da nossa arrogância e petulância que nos impede a fé. Pedro, que se tornou um dos grandes pilares da Igreja de Cristo no primeiro século disse: 
Pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, as espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade; nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho (...) sede submissos aos que são mais velhos; outrossim no trato de uns para com os outros, cingi-vos todos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, contudo aos humildes concede a sua graça. Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte (1 Pedro 1.2-6). 
Muito cuidado devemos ter com o nosso coração pecaminoso, todos nós que fomos batizados para o Reino. O verdadeiro Batismo do Reino se manifesta espiritualmente em nosso coração a partir de uma clara CONSCIÊNCIA DE QUE NÃO SOMOS MAIORES QUE O REINO, NEM MAIORES QUE O REI. Uma perfeita humildade que nos faz pensar sobre Reino acima de nós mesmos. 
Não busque glória entre os homens, nem mesmo no Reino. Busque servir, não importa como, não importa onde, importando apenas: SERVIR AO REINO DE CRISTO QUE ESTÁ ENTRE NÓS.

Batizados Para o Reino
Isto Só Acontece Verdadeiramente Quando Você Compreende Que o Que Você Sabe e o Que Você Faz Não São Maiores do Que o Reino de Cristo Jesus Nem as Coisas Mais Importante Que Acontecem no Reino

Existe um grande perigo para o qual Marcos está atento e que pode também destruir a nossa fé, que é a nossa pretensão de importância do nosso trabalho no Reino. Ao considerar os seus esforços no Reino, muita gente sucumbe diante da ideia elevada demais de si mesmo e daquilo que realizou. Muitos se frustram, quando percebem que as obras que realizam no Reino são todas elas passageiras e podem ser mudadas pelo tempo. Pense bem, onde estão hoje as Igrejas plantadas por Paulo na região da Galácia? Onde está a grande Igreja de Corinto, ou de TEssalônica, ou ainda a própria Igreja de Jerusalém? Ruínas, memórias... contudo o devemos dizer que o Reino de Cristo morreu junto com estes lugares? De jeito nenhum: O EVANGELHO, O REINO, A IGREJA VENCEU E CONTINUA VENCENDO. 
Eu vos tenho batizado – João reconhece que o seu batismo, as suas ações são limitadas a um plano de existência que, embora esteja ligado a valores eternos, são apenas as obras de um mortal. João não desprezava a sua obra, não a tornava pequena ou tinha algum senso de depreciação do seu próprio trabalho, ele afirmava: EU VOS BATIZO. Isto é, eu sei que o que eu faço tem um papel, tem uma serventia, mas neste contexto ele apenas percebe o limitado alcance do seu trabalho. 
Batizo com água – Este é o ponto de comparação que João faz da sua obra limitada e temporal, com a obra de Cristo eterna e espiritual. Eu faço até onde me foi concedido fazer e que é possível ser feito por um mortal. Este sentimento não trazia a João tristeza, ele não o diz com este sentimento, mas com esperança de que os nossos falhos esforços podem e serão completados pela obra daquele que faz tudo perfeitamente.
Marcos está pronto a mostrar para os crentes que possivelmente estão observando muitas das coisas que foram erguidas pelos apóstolos e que, com a sua morte, estão sendo destruídas ou substituídas por outras, a pensarem que não devem desanimar porque a seu tempo o por um tempo, o Reino se manifesta na terra por meio de nós e depois ele se manifesta por meio de outros, mas a obra de Cristo nos corações, o Reino que é construído não é material, mas sim espiritual. 
Não se permita idolatrar à sua própria sabedoria espiritual, ou os seus esforços pessoais. Não erre desprezando o que Deus escolheu fazer por intermédio da sua vida e os chamados que Ele te deu, mas também não erre, supervalorizando os seus potenciais e os seus feitos em Cristo Jesus, ainda que eles sejam realmente admiráveis, são limitados, temporais e ligados à sua humanidade passageira. 

Batizados Para o Reino
Isto Só Acontece Verdadeiramente Quando Você Compreende Que O Reino é Uma Construção Espiritual Realizada Por Cristo Usando os Homens

Não tenho dúvidas de que um dos nossos maiores problemas para seguir na fé está ligado às falhas nossas e dos nossos irmãos na fé, a Igreja de Cristo. Sempre há motivos para que vislumbremos os defeitos e as degenerações ocorridas por conta da presença do pecado entre nós. Sempre haverá razões para pensar no quanto nos distanciamos do Evangelho e da beleza de Cristo, que tanto desejamos ver entre nós. 
Mas, precisamos pensar com a mente de Cristo sobre a Igreja, se queremos de fato que nosso Batismo para o Reino seja efetivo em nossa vida e neste mundo: 
Cristo amou a Igreja e si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem da água pela palavra, para apresentar a si mesmo Igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito (Efésios 5.25-27). 
Você consegue ver a glória manifesta nesta palavras sobre a sua vida e a vida do seu irmão na fé e sobre a Igreja de Cristo? Muitos estão equivocados sobre o que é o como agir na Igreja e precisamos de homens que estejam prontos a valorizar o CORPO DE CRISTO E TRABALHAR PARA O SEU PROGRESSO NA TERRA. Estes confiarão que CRISTO É QUEM ESTÁ TRABALHANDO. 
Eu vos tenho batizado com água, ele, porém, vos batizará com o Espírito Santo (Marcos 1.8).  
Ele porém – após admitir as limitações do seu trabalho, João contraste as limitações do que ele poderia fazer e vinha fazendo com a obra perfeita de Cristo e diz o seguinte: tendo eu batizado vocês com água, ele usa isto para batizá-los como Espírito Santo. João está lançando fora o seu trabalho, mas mostrando-o dentro do contexto da obra de Cristo e do Reino de Cristo.
Vos batizará com o Espírito Santo – enquanto fazemos a obra do Senhor, por meio dos nossos dons no tempo, Jesus vai trabalhando os corações por meio de uma obra supranatural, extratemporal e espiritual. Ele realmente constrói o Reino que permanecerá para sempre.  
A boa nova do Reino é que quando olhamos visivelmente não o conseguimos enxergar em sua beleza, nem podemos dizer: venha aqui e veja o Reino perfeitamente, mas Jesus pode dizer assim e com convicção e certeza: O REINO ESTÁ DENTRO DE VÓS, POR MEIO DA OBRA DO ESPÍRITO SANTO QUE EM VOS HABITA. 
Nunca se esqueça de que ESTE REINO É CONSTRUÍDO POR CRISTO E NÃO PELOS HOMENS, POR CRISTO POR MEIO DOS HOMENS E POR MEIO DE HOMENS PECADORES, COMO PEDRO, PAULO, MARCOS, MAURÍCIO E VOCÊ. 

Conclusão

O que precisamos esperar dos crentes que lutam pela fé aqui na IP Tatuapé: A PERFEIÇÃO? NÃO! Esperamos o trabalho dedicado e a humildade de servir ao Senhor. Amados irmãos, vivamos no presente tempo como quem vislumbra o futuro. Disponhamos nossos esforços pequenos e falhos, como quem vislumbra o poder infinito e perfeito de Cristo. Não se esqueça de que esta é a obra do Senhor e não dos homens, o Reino de Deus e não o seu. 
Desejo que construamos uma igreja humilde e que esteja disposta a oferecer a si mesma ao trabalho. Espero que possa servi-los como irmão em Cristo com meus dons e ser servido pelos irmãos com os seus dons. Desejo que vivamos, durante o tempo em que esperamos Cristo, com muita fé e mútua colaboração para que alcancemos a graça de ser uma Igreja viva, que vive para Cristo.
Que o Grão de Mostarda, cresça e nunca se esqueça de que é um Grão de Mostarda. Que se espalhe o Reino de Cristo entre os homens e nós sejamos pequenos sempre, servos do Reino de Cristo, no qual o menor é o maior. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda mensagem escrita é apenas um registro. O sermão bíblico de fato é único, como um rio que passa e muda a cada instante. Um sermão só pode ser pregado uma única vez. Caso seja repetido em outro púlpito, ainda que use os mesmos registros, será outro, por várias razões: a) o pregador nunca é o mesmo, pois está sendo transformado a cada mensagem que prega; b) os ouvintes são outros; c) o Espírito é o mesmo, mas é dinâmico e aplica o que quer aos corações.
Obrigado por ler estes pequenos e falhos esboços!