29 de dezembro de 2019

Marcos 1.16-20

Homens Chamados Para Chamar Homens
(Culto da Noite – Dezembro 2019 – IP Tatuapé)
Marcos 1.16-20

Foco da Nossa Condição Decaída
Começamos a pensar que o chamado de Cristo precisa ser compreendido como uma estrada em que o discípulo se prepara para preparar o caminho para outros. Em tempo algum o chamado cristão nos convoca para sermos servidos, mas para servir alguém. Este é o ponto do chamado que Marcos propõe neste texto: em uma época de fracassos na fé, a Igreja é convocada a caminhar com Cristo para que outros o encontrem também como nós. Olhando por este lado, precisamos começar a pensar em nossa caminhada com Cristo, muito mais em termos do que fazemos do que daquilo que recebemos.

Introdução
João Marcos, nos apresenta um Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus, convocando a Igreja ao serviço. A urgência da obra do Evangelho do Reino de Deus estava ligada às pessoas que se perdiam e precisavam ser resgatadas das trevas e levadas para o reino da luz. Na passagem que nos ilumina nesta noite, temos o chamado dos primeiros discípulos: André, Simão, Tiago e João. Estes homens deixaram imediatamente tudo e foram após Jesus Cristo. 
Este chamado é uma lição para nós que precisamos aprender a seguir Jesus com a mesma urgência e com a mesma intensidade de vida. Em geral, o nosso cristianismo é vivido em “slow motion” (câmera lenta), vivendo para Cristo a partir de nossas circunstâncias e adaptando a nossa caminhada à nossa velocidade. Eu e você precisamos compreender qual a natureza do chamado e o que o Senhor espera daqueles que serão transformadores de mundos, ferramentas de alteração de realidades e “pescadores de homens”. 

Homens Chamados Para Chamar Homens Precisam Fazer do Caminho de Cristo o Seu Caminho
O texto nos diz que Jesus foi ao encontro daqueles homens, foi à sua estrada de vida, foi ao seu caminho e encontrou-os caminhando em suas vidas. Lá ele os convocou para um novo caminho e os chamou para seguirem o seu caminho. Eles o fizeram, seguindo Jesus numa nova estrada, numa nova perspectiva de vida, vivendo suas experiências de um outro modo. 
Caminhando junto ao mar da Galiléia, viu os irmãos: Simão e André, que lançavam a rede ao mar, porque eram pescadores. Disse-lhes Jesus: Vinda após mim, e eu vos farei pescadores de homens (Mc 1.16-17). 
Caminhando junto ao mar da Galiléia, viu os irmãos: Simão e André – O texto nos mostra Jesus não apenas fortuitamente cruzando o caminho dos filhos de Jonas (o pai de Simão Pedro e André). O modo como o texto nos é apresentado, indica que Jesus foi ao encontro destes dois que estavam vivendo os dias como sabiam viver, isto é, lançando redes ao mar. Ele os viu (horal) – esse verbo “ver” é usado sempre com um sentido muito especial de “perceber”, “ver e pensar sobre”, como na nossa expressão: “veja bem”... Isto quer dizer que Jesus não somente os avistou em seu campo de visão, mas pensou a respeito deles e foi ao seu encontro para chama-los para uma nova vida. 
Laçavam as redes porque eram pescadores – Marcos precisa deixar claro que o chamado de Deus ao homem está ligado à vontade de Deus e não ao poder dos homens. Os discípulos que serão os transformadores de mundos, conquistadores de almas (como dizia Spurgeon) eram pescadores, que estavam exatamente sendo o que aprenderam ser. Essa percepção era a de Jesus, mas ele os queria transformar e eles deveriam aprender a viver outro caminho. 
Vinde após mim – Meus irmãos, eles não foram convidados a seguir algum caminho, mas foram convidados a seguir Jesus. Jesus haveria de lhes ensinar que “Ele era o caminho”, por isso, eles deveriam seguir neste “Caminho”. Eles foram convidados a deixar sua estrada, suas escolhas, suas forças, seu modo de viver, para viver algo novo, diferente, transformados em Cristo Jesus. 
Aqueles que são chamados para chamar outros homens para a vida com Cristo, precisam saber que esse chamado deve conquista-lo a viver na estrada de Cristo e não mais na própria estrada antiga. Não podemos nos esquecer de que estes homens não são chamados para receberem nada, mas para fazerem algo. Este é o ponto que o Evangelho de Marcos nos esclarece a respeito do Reino dos Céus é um lugar de trabalho, vida ativa em favor de outros. 
Seguir a Cristo é seguir a estrada que aponta para o outro. Somos chamados para fazer do Caminho de Cristo o nosso Caminho 

 Homens Chamados Para Chamar Homens Precisam Fazer do Caminho de Cristo Tornar Visível o Caminho de Cristo a Outros
Um detalhe que quero destacar neste texto é este que Jesus lhes diz tão claramente: EU VOS FAREI PESCADORES DE HOMENS. 
Eu vos farei – Em contraste com a expressão “eram pescadores”, Jesus lhes diz que faria deles “pescadores de homens”. A ideia do verso é que esse novo caminho que Jesus trilharia ao lado de André e Simão, também Tiago e João, seria construído em seu coração por meio da própria PESSOA de Jesus. 
Ele não diz que lhes ensinaria técnicas de evangelismo, ou ensinaria a teoria da experiência religiosa, mas Deus lhes daria uma “natureza pescadora de homens” (se é que podemos dizer isso desta forma). 
Halieis (pescadores) – é um termo que mais literalmente significaria “homem do mar”, mais que um pescador, que é uma pessoa que vai ao mar e pesca, mas um homem do mar, que aponta para alguém cuja natureza está envolvida com a vida no mar, com a pesca, que tem uma vida prática com o mar, com o pescado. Este homem ele não está apenas no lugar certo na hora certa, mas ele sabe estar no lugar certo e na hora certa, sabe o caminho dos cardumes, conhece o mar como ele fala. 
Farei de vós pescadores de homens – Jesus está dizendo que essa nova estrada de vida seria formada no coração deles, eles aprenderiam a conquistar homens como Cristo conquista. Eles são chamados para conquistar homens, como eles próprios foram conquistados. Sua natureza se inclinaria a ser assim: halieis antropon (pescadores de homens – homens do mar de vida humana). 
Os que são chamados para chamar homens, precisam se dispor a este novo padrão de vida e precisam estar prontos para o fato de que sua atividade neste mundo mudou de direção: AGORA ELES EXISTEM PARA CONQUISTAR OUTROS PARA CRISTO JESUS. Esse é um ponto que a Igreja nos dias de Marcos precisava lembrar! E este é um ponto urgente para nós nos dias atuais. 
Vivemos em um tempo em que os homens de fé, não conseguem discernir que sua fé existe para outros. Que são pais para conduzirem filhos à fé, que vivem em meio aos parentes para que saibam que Cristo os chama; que convivem com ímpios no trabalho e na vizinhança com uma finalidade: mostrar-lhes o reino e leva-os a Cristo. Precisamos que os crentes recuperem o senso de vocação de sua profissão, de sua vida cristã. 
Cristo é quem produz este CAMINHO EM NÓS e Ele é quem nos ensina a MOSTRAR ESTE CAMINHO AOS OUTROS. 

Homens Chamados Para Chamar Homens Precisam Seguir a Cristo Com Prioridade

Com certeza você já ouviu vários sermões e meditações neste texto que explora exatamente essa ideia de urgência, este é mais um exemplo. 
Então, eles deixaram imediatamente as redes e o seguiram. Pouco adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam no barco consertando redes. E logo os chamou. Deixando eles no barco a seu pai Zebedeu com os empregados, seguiram após Jesus (Mc 1.18-20).
Deixaram imediatamente e o seguiram – certamente, essa decisão de André e Simão não foi apenas um impulso momentâneo. Marcos nos conta a história do seu modo próprio e dinâmico. O Evangelista quer nos mostrar a importância da urgência e da prioridade que o Reino deve adquirir em nossa consciência. Mas a relação de Jesus com André e Pedro, começa com o fato de André ser um seguidor de João Batista, de Pedro já ter sido apresentado a Jesus no dia em que ele entrou no barco de Simão para falar à multidão etc. Contudo, Marcos preciso impregnar na mente dos seus leitores os ensinos de Jesus sobre o fato de que o Reino é uma prioridade urgente, que não pode ficar um segundo plano em nossa mente. 
Deixaram as redes - Deixaram o pai e os empregados – Claro que estamos falando da vida e da sobrevivência destes homens, bem como da família e dos afetos e os relacionamentos que cultivaram até ali. Marcos está pronto a falar a um grupo de pessoas que precisavam compreender isto, afinal, muitos deles estavam sofrendo perdas exatamente nestas áreas, porque a fé em Cristo estava lhes custando a vida, a família, o sustento e coisas deste grau de importância. 
Claro que a decisão que tomaram não foi apenas um impulso, mas uma corajosa escolha de vida. Eles foram chamados para chamar homens, para conquistar almas e perceberam a urgência e a sua nova natureza estava agora transformada com esta mentalidade e seria, gradualmente transformada, basta ver o bom exemplo de Pedro: APASCENTA AS MINHAS OVELHAS. 
Mas, eles tinham uma clara noção de que se foram CHAMADOS PARA CHAMAR HOMENS, DEVERIAM SEGUIR A CRISTO COM PRIORIDADE.
   
Conclusão
Seguiram após Jesus – não seguiram apenas um homem, seguiram o Caminho, seguiram a Jesus, a fé na vida eterna, seguiram o Caminho de Deus. Meus irmãos, sei que para muitos é uma decisão difícil, a decisão de seguir o caminho da fé. 
Muitos fazem uma distinção entre a sua vida chamada “secular” e a sua “vida espiritual”. Na verdade, o SER UM PESCADOR DE HOMENS, UM CONQUISTADOR DE ALMAS, não é algo que eu faço somente longe do meu trabalho, o dos meus amigos e parentes: MAS É UM MODO DE VIVER O MEU TRABALHO, MINHAS AMIZADES E MINHA VIDA FAMILIAR. 
Um Pai é um conquistador de almas, quando consegue mostrar a seu Filho o Caminho de Cristo, vivendo sua vida familiar de forma a servir ao Reino e não a si mesmo. 
Um trabalhador é um conquistador de almas, um pescador de homens, quando sua clara responsabilidade, honestidade, técnica está a serviço de algo muito maior, no desejo de cuidar bem do jardim de Deus, o lugar onde o Reino de Deus se manifesta neste mundo é ao redor do crente. 
Assim, mais que pregadores: precisamos de homens que vivam com Cristo e façam da sua vida a Estrada de Cristo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda mensagem escrita é apenas um registro. O sermão bíblico de fato é único, como um rio que passa e muda a cada instante. Um sermão só pode ser pregado uma única vez. Caso seja repetido em outro púlpito, ainda que use os mesmos registros, será outro, por várias razões: a) o pregador nunca é o mesmo, pois está sendo transformado a cada mensagem que prega; b) os ouvintes são outros; c) o Espírito é o mesmo, mas é dinâmico e aplica o que quer aos corações.
Obrigado por ler estes pequenos e falhos esboços!