16 de fevereiro de 2020

1 Pedro 2.1-8

Como se Faz a Construção de Uma Casa Espiritual
1 Pedro 2.1-8

Introdução
Um dos motivos para Pedro chamar estes crentes à reflexão sobre a construção da Igreja como uma casa espiritual está centrado no fato de que muitos crentes estavam perdendo essa dimensão da existência em Cristo. Naqueles dias, muitos haviam deixado sua vida transitar por outros caminhos, perdendo o foco da verdadeira vida cristã e o seu propósito neste mundo. 
Quando a perseguição veio e a busca de outros interesses tomaram conta do coração dos irmãos, a Igreja falhou na construção de uma relação viva com Deus. Este deve ser um ponto de preocupação para todos nós hoje: o fato de que é muito fácil viver como se estivesse vivo, mas estando morto. Infelizmente, este tipo de vida cristã enganosa e empobrecida não é um raridade, ao contrário, é bastante possível que hoje aqui, muitos que tenham uma reputação cristã ilibada, tenham um Cristianismo morto e sem Cristo, sem vida, sem amor, sem propósito. 
Perder o propósito existencial é perder a própria vida! Você precisa refletir sobre sua vida nesta manhã e necessita continuar a construção de sua vida com Deus. Neste texto, podemos ver alguns passos para essa construção espiritual e você, hoje, pode começar este grande projeto de construção e ou reforma da sua vida.  

Para Construir Uma Casa Espiritual 
Limpe Bem o Terreno 

Despojando-vos, portanto, de toda a maldade e dolo, hipocrisia e invejas e de toda sorte de maledicências, desejai ardentemente, como crianças recém nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para a salvação, se é que já tendes a experiência de que o Senhor é bondoso (1Pe 2.1-3)

Quando você entra em um terreno para começar uma construção, a primeira coisa que você providencia é a limpeza deste terreno. Começar a construção com um terreno cheio de lixo, entulho e coisas que sirvam de obstáculos à construção é um passo para erros e atrasos desastrosos. 
Despojando-vos, portanto – Pedro já vinha falando com a Igreja sobre a purificação da alma pela obediência, sobre a nova vida que carregavam e que precisavam manifestar neste mundo, eles deveriam viver de acordo com o Evangelho que receberam. Para isso, PORTANTO, eles precisavam “despojar-se”, um movimento de renovação pessoal. Ele percebe que os crentes estavam sobrecarregados de empecilhos à sua fé e este era o problema que os levara a fracassar na jornada e desistir de construir, ou construir pela metade. 
Maldade e dolo – hipocrisia, invejas e maledicências – como a continuidade do texto irá nos mostrar, eles se mantinham infantis na sua fé e por isso, mantinham-se incapazes de cumprir o propósito a que estavam destinados. Eram crentes que não interferiam na realidade do mundo ao redor, ao contrário, o mundo ao redor interferia na sua vida. Pedro identifica que as coisas que estavam atrapalhando a igreja eram definidas por movimentos de destruição dos outros. Maldade e dolo – eles não conseguiam ver nos outros companheiros de luta, mas adversários. Crentes que não conseguiam se alegrar no crescimento do outro e que não pensavam nisto, mas buscavam a destruição, com um coração desejo do mal do outro, maldade proposital (dolo). Invejas, hipocrisias, maledicências – estas palavras definiam ou mostravam o tipo de problema que havia se instalado na experiência cristã deles. Não eram movidos por amor, mas por inveja. Não tratavam com a transparência, mas com hipocrisias e não se estimulavam às boas obras, mas queriam destruir as reputações dos outros. 
Desejai ardentemente o leite espiritual genuíno – as crianças recém nascidas buscam no leite da mãe alegria, e satisfação de suas necessidades mais básicas. Pedro contrasta o lixo que os atrapalha crescer, com um desejo de crescimento.Este era o estimulo que precisavam: DESEJAR CRESCER ESPIRITUALMENTE. Você precisa disto, você precisa do genuíno leite espiritual para poder crescer. 
Para que vos seja dado o crescimento – o lixo atrapalha a Igreja, o lixo inibe e distorce a nossa construção. Ela não se levanta, não anda. Precisamos pensar muito sério sobre isto! Precisamos lidar com isso em nossa igreja e precisamos urgentemente DESEJAR ARDENTEMENTE este CRESCIMENTO. Precisamos arrancar todo lixo que nos atrapalhe, quer esteja ele visível ou não.   
Você precisa saber identificar isso! Você precisa olhar para os seus próprios olhos antes de olhar para os olhos dos outros. Precisamos descobrir o que está nos impedindo de crescer na vida com Deus, o que está atrapalhando você de ir em frente e nos ajudar a ir frente. 
O primeiro passo para essa construção é uma profunda limpeza e essa limpeza exige honestidade com Deus e coragem. Esse é o passo inicial e decisivo, sem isso, sua construção espiritual será torta e falida. 

Para Construir Uma Casa Espiritual 
Lance o Alicerce Certo

Chegando-vos para ele, a pedra que vive, rejeita, sim, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, também, vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo. Pois isso está na Escritura: Eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será, de modo alguém, envergonhado (1Pe 2.4-6).
Chegando-vos para ele – a pedra que vive – Muita gente que deseja construir na sua vida uma casa espiritual erra, quando procura as bases erradas para sua construção. Apegam-se a tradições vazias da vida cristã, rótulos que nada podem construir senão enganos na mente. Outros, se apegam a prazeres pessoais, escolhem ministérios que lhes agradam e tornam aquilo o todo da sua vida cristã. Pedro, busca orientar os crentes a se aproximarem de Cristo, quanto ele for o fundamento da sua fé, da sua atividade, do seu entusiasmo, da sua disponibilidade, então, todo o mas será facilmente encaixado na sua construção. Cristo como fundamento da sua construção lhe dará vida, porque Ele é a pedra que vive e que dá vida.
Rejeitada pelos homens – eleita e preciosa para Deus – os que estão na vida cristã cogitando as coisas dos homens, mais cedo ou mais tarde, irão rejeitar a Cristo. Pedro sabia muito bem sobre isso, pois quando tentou impedir e dissuadir o Mestre de ir à cruz ouviu uma sonora repreensão: ARREDA SATANAS, PORQUE COGITAS DAS COISAS DOS HOMENS E NÃO AS DE DEUS! 
Enquanto você seguir cogitando as coisas dos homens, certamente permitirá sua vida manter fria e cheia de entulho. Uma casa espiritual precisa do alicerce correto, precisa ter em Jesus o único fundamento e motivação. 
Vós mesmos casa espiritual – precisamos desejar espelhar o nosso próprio alicerce, precisamos almejar que vejam Cristo em nós e espalhar a fragrância dele e não a nossa pelo mundo. O que você precisa para que sua relação com Deus seja uma casa espiritual, o que precisamos para que nossa igreja seja uma casa espiritual é ter em mente que enquanto deixamos a Igreja fracassar, porque não colaboramos com ela, deixamos também de revelar ao mundo quem Ele é. Nós somos a amostra do alicerce! 
Sacerdócio que oferece sacrifícios agradáveis – Pedro está dizendo aos crentes que enquanto eles não empreendem a caminhada de ter Cristo como alicerce, eles não conseguem oferecer a Deus o que é agradável. Eles precisam aprender a renunciar a própria glória para mostrar a de Cristo. Essa é uma lição que precisamos aprender e praticar. 
Você não pode se omitir nisto, para que sua vida não esteja apoiada em algo falso e perigoso. Um dia, virão as chuvas e o seu alicerce é o que te segurará, se este alicerce for Cristo. Mas se o seu alicerce é outro, sua vida desmoronará e não será possível restaurar sua casa, senão com muitos ferimentos e rachaduras importantes. 
Está escrito – esta é a pedra angular – A Escritura é o projeto que determina o ponto de partida e o controle de toda a obra. Você precisa ser mais cuidadoso com isso. Infelizmente, há muita negligência e a muito cristianismo sem palavra. Muito pragmatismo cristão e muito auto convencimento que afasta pessoas de Cristo e dos que são de Cristo. 

Para Construir Uma Casa Espiritual
VOCÊ PRECISA CONSTRUIR PENSANDO QUE ELA É A CASA QUE PERTENCE A DEUS

Para vós outros, portanto, os que credes, é a preciosidade; mas, para os descrentes: A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular e; Pedra de tropeço e rocha de ofensa, sendo desobedientes, para o que também foram postos (1Pe 2.7-8). 

Não podemos nos esquecer de que a Igreja é a portadora da BOA NOVA, o EVANGELHO. Ela é quem apresenta ao mundo o Evangelho, pois foi a única a recebe-lo e o EVANGELHO É CRISTO EM NÓS.
Toda carne é como a erva e toda a sua glória como a flor da erva; seca-se a erva, e cai a sua flor; a palavra do Senhor, porém, permanece eternamente. Ora, esta é a palavra que vos foi evangelizada (1Pe 1.24-25). 
O Evangelho é a nossa MISSÃO! Portanto, não podemos perder o senso do propósito de ser a IGREJA, o Edifício Espiritual, construído sobre o alicerce que é CRISTO. Não podemos permitir que essa construção esteja cheia de entulhos e lixo. Não podemos, porque esse prédio que foi construído é CASA DE DEUS e serve aos seus propósito curadores e de juízo neste mundo. 
Pedra que os construtores rejeitaram – principal pedra angular – Pedro está lembrando a Igreja tudo o que havia acontecido com os judeus, que rejeitaram a Palavra de Deus, que rejeitaram a sua missão e que não fizeram de Cristo o seu alicerce. Eles tentaram construir um relacionamento com Deus sem a base sólida na Rocha que é Cristo. Buscaram construir isso a partir de si mesmos, de suas próprias ideias de retidão etc. Eles rejeitaram a Pedra. No entando, sua construção visivelmente estava sendo acusada de erro, porque a Pedra Angular que é Cristo revelava seus desvios, revelava a imprecisão de sua vida com Deus.
Pedra de tropeço e Rocha de ofensa – Eles caíram por causa do seu erro e da sua rejeição, Cristo os acusava, a santidade do Senhor revela a pecaminosidade do homem. Não pense que isto será diferente com você, que rejeita o Caminho de Cristo, que se permite um Evangelho de rótulos, mas sem Cristo, que vive das aparências e não da Verdade. 
Estes, os desobedientes tropeçam – devemos lembrar que este tema é importante para Pedro, no verso 14, do capítulo primeiro, ele os havia chamado de “FILHOS DA OBEDIÊNCIA” e mais à frente, no verso 22 ele diz textualmente: TENDO PURIFICADO A VOSSA ALMA, PELA VOSSA OBEDIÊNCIA. 
Meus irmãos, o que será daqueles que, disfarçadamente DESOBEDECEM? Daqueles que desejam parecer obedientes, mas no final de tudo, fazem apenas o que querem e não que o Cristo ordena. Aqueles que dizem que morreriam por Cristo, mas no final, buscam seus interesses dizendo: NÃO O CONHEÇO?
Não se esqueça que Cristo não os protegerá das tempestades, nem das inundações, nem dos ventos e muito menos do DIA DO JULGAMENTO. Ele não receberá aqueles que apenas parecera TRIGO, mas no fim de tudo eram JOIO. 
UMA CASA ESPIRITUAL PRECISA MOSTRAR A TODOS A QUEM ELA PERTENCE, quem é o SEU DONO E PRECISA CUMPRIR ESTE PROPÓSITO. 

Conclusão

Você pode sair hoje por estas portas e decidir que vai dar continuidade à sua vida, mesmo sabendo que muito do que tem construído é só PALHA, FENO E COISAS QUE IRÃO PASSAR. Aparências, reputações, elogios humanos etc não podem te dar a Eternidade de Viver com Cristo a ROCHA ETERNA. 
Mas hoje você pode começar a buscar a Deus de verdade! Arrepende-te e retoma a vida com Deus. Não discuta com o Senhor, apenas ouça o seu conselho e siga na direção que Ele te dá. Ajuste sua construção. 
Hoje ainda limpe o terreno, tire o lixo que te atrapalha, as mágoas, as invejas, a hipocrisia, a revolta contra os outros. Hoje ainda trace um novo projeto para sua vida e ASSUMA A PALAVRA DE CRISTO, O PRÓPRIO CRISTO COMO O SEU ALICERCE, SEU MOTIVO, SUA RAZÃO DE FAZER A VIDA BRILHAR NESTE MUNDO. 
Não se esqueça de que SUA VIDA É TAMBÉM A MORADA DE DEUS! Essa casa deve servir a Ele. Sendo ele o PROPRIETÁRIO DA CASA, ela tem de estar compatível com Ele. ESSE É O SEU DEVER: TER UMA VIDA QUE REVELE QUE VOCÊ PERTENCE A DEUS. 
Como Igreja Presbiteriana do Tatuapé PRECISAMOS DE IRMÃOS E IRMÃS QUE ESTEJAM DISPOSTOS A VIVER PARA ELE. Precisamos nos estimular ao CRESCIMENTO, à SANTIDADE, ao EVANGELHO. Precisamos lutar contra tudo o que destrói a nossa CASA, que é CASA DE DEUS. Não nos deixemos guiar por qualquer outra coisa, nem percamos o ALVO! 
SOMOS A CASA ESPIRITUAL, QUE VIVE EM CRISTO JESUS! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda mensagem escrita é apenas um registro. O sermão bíblico de fato é único, como um rio que passa e muda a cada instante. Um sermão só pode ser pregado uma única vez. Caso seja repetido em outro púlpito, ainda que use os mesmos registros, será outro, por várias razões: a) o pregador nunca é o mesmo, pois está sendo transformado a cada mensagem que prega; b) os ouvintes são outros; c) o Espírito é o mesmo, mas é dinâmico e aplica o que quer aos corações.
Obrigado por ler estes pequenos e falhos esboços!