9 de fevereiro de 2020

1 Pedro 1.22-25 (em construção)

A Obediência Que Purifica a Alma
1 Pedro 1.22-25

Introdução
Pedro está construindo um longo argumento para que a Igreja compreenda o seu dever de vida santa neste mundo, em consonância com o seu chamado para ser de Deus, de quem, cada um de nós, pedras da Igreja somos filhos. 
Tendo purificado vossa alma pela obediência – essa é a expressão que controla a passagem e o argumento de Pedro nestes versos. Ele está claramente em uma conexão com os versos 14 a 16, nos quais ele qualifica os crentes como “filhos da obediência”, os quais se tornam santos em todo o procedimento, promovendo a glória de Deus, o Pai, que é santo.
Portanto, o que Pedro está fazendo é conceituando aos crentes que a vida cristã exige a obediência como método para que andemos neste mundo como filhos de Deus, que não envergonham o Pai e dão provas de valorizam o sacrifício de Cristo. Desta forma, Pedro também os conclama à vida cristã, que estão rejeitando, ou na qual estão falhando, devido às dificuldades próprias da vida. 
Obediência à verdade – a questão aqui é que Pedro é muito objetivo sobre o critério da obediência ou o padrão a ser seguido, isto é, a verdade. A obediência à verdade é posta aqui como um desafio para crentes que estão deixando de seguir a verdade, por causa dos problemas que sofrem. Eles são convocados a obedecer à doutrina que receberam, à Palavra que lhe foi pregada com fidelidade pelos apóstolos e pelo próprio Senhor Jesus Cristo. Eles não podem deixar de considerar o fato de que: Se o que creram é a verdade, há uma só possibilidade: obediência.
Neste contexto de desejo de ver o povo andando com Deus e vivendo com coragem o Evangelho de Cristo, que Pedro lhes escreve, procurando encorajá-los, fazendo-os pensar, as implicações da obediência e o seu poder de purificar a nossa alma e nos fazer andar neste mundo para Deus, vencendo todos os obstáculos.
A atitude mais correta diante de texto é a humilde entrega de toda a nossa disposição para buscar na verdade do evangelho um compromisso que nos faça pessoas diferentes das demais, que simplesmente vivem. Nós buscamos viver para Deus! Essa é a nossa busca, por isso, purificamos nossa alma pela obediência à verdade. 

O Obediência à Verdade Purifica a Alma Porque o Seu Resultado é Um Coração Que Sabe Amar ao Irmão

Tendo purificado a vossa alma, pela vossa obediência à verdade, tendo em vista o amor fraternal não fingido, amai-vos, de coração, uns aos outros ardentemente (1Pe 1.22)

Tendo em vista o amor fraternal não fingido – A alma humana, por causa do pecado, carrega um enorme peso, uma enorme luta contínua. Podemos notar isso, quando atentamos para os sentimentos que nos transtornam e dificultam a nossa vida. Note, como é difícil mantermos o nosso coração sempre pronto a amar. NO que diz respeito ao ódio e amargura, podemos dizer claramente, que ninguém precisa nos pedir duas vezes. O que nos falta? OBEDIÊNCIA À VERDADE.
Caim e seu semblante, Caim e sua ira (Gn 4.7-8). 
O amor fraternal é como a obediência se torna visível, se torna sensível, se torna tangível. O amor fraternal, segundo Pedro, não é aquele que manipulamos, para parecer que amamos, ele é não fingido (anipókritos).   
Amai-vos de coração uns aos outros – Para que isto aconteça, este amor deve emergir do coração, deve receber reciprocidade, deve saber dar e receber
Amai-vos ardentemente – Este amor precisa ser com uma intencionalidade, na busca de fazer o outro se elevar. Deve-se empreender uma atitude positiva na construção deste amor, desta marca, desta entrega a Deus. 


A Obediência à Verdade Purifica a Alma Porque Ela Deriva de Uma Nova Vida Que Nasce da Palavra Viva de Deus

Pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente  (1Pe 1.23). 
Pois fostes regenerados não de semente corruptível – 
Mas de incorruptível –
Mediante a palavra de Deus a qual vive e é permanente -  

A Obediência à Verdade Purifica a Alma Porque Ela Provoca em Nosso Coração a Segurança Eterna do Evangelho

Pois toda carne é como erva, e toda a sua glória, como a flor da erva; seca-se a erva, e cai a sua flor; a palavra do Senhor, porém, permanece eternamente. Ora, esta é a palavra que vos foi evangelizada (1Pe 1.24-25). 

Toda carne, erva, flor seca e perde a glória – 
A palavra do Senhor permanece eternamente - 
O Evangelho é Cristo - 


Conclusão

Você pode seguir em frente, pode decidir que esse não é o seu chamado e continuar a viver sem o compromisso de vida que Deus lhe faz em Cristo Jesus. Mas o Evangelho que lhe alcançou não será honrado, Jesus não brilhará na sua vida e, muito possivelmente, você demonstrará que não pertenceu a Ele, que nunca foi, de fato filho da obediência, filho do Pai Santo. 
Mas, você pode, considerar atentamente o fim da obra do Evangelho na sua vida. Cristo deu a vida para que você vivesse “novidade de vida”, fosse vida em um mundo de morte, por meio de sua vida obediente. Sua obediência à verdade é capaz de purificar sua alma, levar ao seu mundo interior uma paz profunda, perfeita, completa. A sua obediência à verdade pode resultar em alguém que marque o mundo deixando um aroma de vida onde passa. 
Sua obediência à verdade, sua alma purificada, precisa que você ame mais, sirva mais, saia do comodismo, do egoísmo, no qual você se prendeu, o qual você ama mais que a Cristo na sua vida, a ponto de pensar em si mesmo, mais que na própria obra de amor que se faz entre os irmãos de Cristo. 
Essa obediência mostrará que sua nova vida veio do lugar certo, nasceu de uma fonte incorruptível, que não morre, que não passa, não esmorece... Você insistirá em continuar vivo diante de Deus e dos homens. 
Por fim, você espalhará aroma de vida, porque você está pronto para compartilhar CRISTO, o EVANGELHO. Você está pronto para mostrar ao mundo a BOA NOVA da NOVA VIDA, que primeiramente atingiu a sua vida. Seus filhos, não importa quão duros sejam os seus corações, verão vida em você, verão Cristo em você e isto os incomodará. Assim como incomodará o mundo, quando virem em nós, na Igreja que vivemos por algo muito maior, mais belo e melhor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda mensagem escrita é apenas um registro. O sermão bíblico de fato é único, como um rio que passa e muda a cada instante. Um sermão só pode ser pregado uma única vez. Caso seja repetido em outro púlpito, ainda que use os mesmos registros, será outro, por várias razões: a) o pregador nunca é o mesmo, pois está sendo transformado a cada mensagem que prega; b) os ouvintes são outros; c) o Espírito é o mesmo, mas é dinâmico e aplica o que quer aos corações.
Obrigado por ler estes pequenos e falhos esboços!