9 de fevereiro de 2020

Marcos 2.23-28

Cristo é o Sentido da Fé
Marcos 2.23-28

Introdução
Na perícope anterior, vimos a respeito da verdadeira espiritualidade, quando Jesus respondeu às acusações dizendo que estando o noivo presente não é necessário fazer jejum, mas regozijarem-se. A presença de Cristo é a alegria da espiritualidade humana. No texto diante de nós hoje, o tema da verdadeira espiritualidade volta à tona, agora, porém, em um assunto aparentemente mais profundo: o sábado.  
O tema do sábado é um ponto de honra da espiritualidade judaica e de outros grupos ainda até os dias de hoje. Mas eles não compreenderam a Lei, nem mesmo a Lei do Sábado, cujo supremo propósito é nos levar a Cristo. 
Paulo nos diz que a Lei é o aio, o pedagogo, que nos leva a Cristo. Jesus advertiu os fariseus dizendo: 
Examinais as Escrituras por que julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim. Contudo não quereis vir a mim para terdes vida (João 5.39-40).
Este ponto precisa ser importante para nós também. Muitas vezes, usamos a vida cristã, usamos a vida na igreja, usamos nosso conhecimento das Escrituras para lidar com estas coisas sem Cristo, sem que estas coisas nos apontem o caminho que leva a Cristo. 
O sentido da fé é Cristo, isto é, o fé deve nos levar a Cristo. A direção para onde nossa fé deve apontar é a direção de Cristo Jesus, de nos levar a Ele. Se nossa fé não é Cristocêntrica não é fé bíblica. Se nossa fé aponta apenas par ao caminho dos rituais da religiosidade não é a fé bíblica, mas uma proposta demoníaca de amor a nós mesmos e a nossos interesses. Quando crescermos neste ponto mudaremos tudo na nossa vida. 
Quem dentre vós é sábio e inteligente? Mostre mansidão de sabedoria, mediante condigno proceder, as suas obras. SE, pelo contrário, tendes em vosso coração inveja amargurada e sentimento faccioso, nem vos glorieis disseo, nem mintais contra a verdade. Esta não é sabedoria que desce lá do alto; antes, é terrena, animal e demoníaca (Tiago 3.13-15).
Este é o ponto que precisamos avaliar bem enquanto construímos nossa relação com a fé. A fé não se justifica em nós, em nossas perspectivas, mas em Cristo e na perspectiva de que nossa vida cresça, naquele que deu a vida por nós. Ele é a razão da fé, sua direção e sentido.

Cristo é o Sentido de Todo o Trabalho Que Supre as Necessidades

Ora, aconteceu atravessar Jesus, em dia de sábado, as searas, e os discípulos, a passarem, colhiam espigas. Advertiram-no os fariseus: Vê! Por que fazem o que não é lícito aos sábados? (Marcos 2.23-24)
O ponto deste trecho é nos mostrar que os fariseus tinham uma ideia equivocada da Lei, no sentido de que eles não conseguiram perceber que as Escrituras sempre nos desejaram nos levar a Cristo. Cristo sempre será a finalidade das Escrituras, porque Cristo é o Redentor de toda a vida humana. AS necessidades dos homens devem ser vistas à luz da centralidade de Cristo Jesus. 
Atravessar Jesus em dia de sábado as searas – Jesus caminha com seus discípulos em um dia de sábado. Os discípulos, estavam caminhando com aquele que é o Senhor do sábado, o noivo com eles não são chamados ao jejum, mas sim à alegria e ao desfrute. Jesus dava sentido maior àquele momento.
Os discípulos colhiam espigas – os discípulos, para permanecerem com Cristo deixaram com que suas necessidades básicas fossem centradas na presença de Cristo e este é o ponto mais importante do que este ato significou. Eles não estavam buscando afrontar os fariseus ou mesmo à sua consciência, mas eles buscavam suprir necessidades, enquanto estavam com Cristo.
Advertiram os fariseus – o que não é lícito aos sábados – Os fariseus estavam certos no que leram na Lei, mas a Lei não possui sentido em si mesma, ela não deve nos levar somente à ela. A Lei de Deus nos leva a Cristo, a justiça de Deus, o amor de Deus, o próprio Deus.
Precisamos compreender que nossa vida e nossas necessidades mais básicas precisam estar em conexão com o nosso amor a Cristo. Tudo o que acontece conosco e ao nosso redor deve nos levar a experimentar Cristo Jesus. A verdadeira espiritualidade é Cristo. 

Cristo é o Sentido de Todos os Atos de Adoração 

Mas ele lhes respondeu: Nunca lestes o que fez Davi, quando se viu em necessidade e teve fome, ele e os seus companheiros? Como entrou na Casa de Deus, no tempo do sumo sacerdote Abiatar, e comeu os pães da proposição, os quais não é licito comer, senão aos sacerdotes, e deu também aos que estavam com ele? (Marcos 2.25-26). 

Nunca lestes o que fez Davi – Jesus conclama aqueles fariseus a considerarem a própria lei que tinham em tão grande apreço e que lhes parecia ser o ponto para sua arguição. Ele lhes pergunta sobre como interpretavam este episódio de Davi. 
Como entrou na Casa de Deus no tempo do sumo sacerdote Abiatar – a figura de Abiatar era reverenciada pela linhagem sacerdotal de Ahimeleque e como é considerados fiéis nos dias de Davi. Abiatar que era um dos sobreviventes dos ataques contra a casa sacerdotal. Jesus está convocando os fariseus a se debruçarem sobre a própria lei e a se humilharem diante dela. Como vocês lêem esta passagem, ela não está a serviço dos seus interesses, mas aos interesses de Deus. A Casa de Deus foi violada por Davi? Davi era o homem segundo o coração de Deus.  
Davi deu aos que estavam com ele – Naquele dia, os pães da proposição, não estavam ali senão para mostrar que Deus cuida do seu povo e foi exatamente isto que Davi propôs aos seus soldados. Amados irmãos, precisamos considerar que os elementos de nossa adoração só possuem sentido, quando ele nos levam realmente a Jesus. 
Em nossos dias há muita adoração antropocêntrica, centrada nos interesses do homem e servindo aos seus propósitos. Não estou falando somente das novas liturgias, mas também, muitas vezes, liturgias mais tradicionais são um fim em si mesmas. Muitas vezes, desejamos reforçar somente nossa personalidade na adoração: a liturgia que eu gosto, a música que eu prefiro, o instrumento que mais eu gosto... muitas vezes nos esquecemos de que todas estas coisas são servas de Cristo e devem nos levar a Cristo.  

Cristo é o Sentido de Toda a Criação

E acrescentou: O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado; de sorte que o Filho do Homem é senhor também do sábado  (Marcos 2.27-28). 

O sábado foi estabelecido por causa do homem – O sábado não é somente um elemento da liturgia, o dia de descanso não é apenas um tempo para os atos litúrgicos formais, quer do judaísmo, quer do cristianismo. O sábado é um elemento do perfeito equilíbrio da criação. O dia de descanso foi estabelecido na criação para o bem do homem, para que ele encontre todo o equilíbrio e este equilíbrio está na busca de seu Deus.
O sábado era para que o homem tenha a busca da sua semana apontada para Deus. Contudo, os fariseus não conseguiram compreender o seu verdadeiro significado. Estava ali Jesus, o Filho de Deus, o Deus encarnado, e eles queriam usar o sábado para acusa-lo e não para busca-lo
O Filho do Homem é senhor do sábado – Jesus é o Senhor do sábado, Jesus é aquele para quem o sábado aponta. A estrutura da criação existe para nos conduzir a Cristo. Toda a realidade aponta para ele! Ele é o centro de toda a realidade.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda mensagem escrita é apenas um registro. O sermão bíblico de fato é único, como um rio que passa e muda a cada instante. Um sermão só pode ser pregado uma única vez. Caso seja repetido em outro púlpito, ainda que use os mesmos registros, será outro, por várias razões: a) o pregador nunca é o mesmo, pois está sendo transformado a cada mensagem que prega; b) os ouvintes são outros; c) o Espírito é o mesmo, mas é dinâmico e aplica o que quer aos corações.
Obrigado por ler estes pequenos e falhos esboços!