24 de julho de 2010

Atos 6. 1 a 7

Sinais e Resultados da Presença da Sabedoria do Alto na Igreja
Tenho tratado em alguns textos sobre este tema, "Sabedoria do Alto", denominando-a de "Inteligência Redencional". Para mim, essa capacidade é conferida ao homem pela ação redentiva de Deus, que coloca no cristão, verdadeiramente convertido, uma capacidade de crer e pensar em conformidade com as realidades superiores do Reino Celestial. 
Não se trata de um tipo de gnosticismo, com uma verdade encoberta que pode ser apreendida apenas por alguns "iluminatis". Trata-se do tema que foi tratado no Evangelho, conforme apresentado por Cristo e os Apóstolos, que foi revelado somente àqueles a quem Deus deseja colocar o novo princípio de vida, isto é, a ressurreição em Cristo. 
Existem verdades gerais sobre Deus, as quais podem ser discernidas pela "sabedoria humana", outras entretanto, só podem ser comunicadas ao homem que nasceu de novo.
Um outro aspecto interessante sobre essa "Inteligência Redencional", é que ela manifesta uma capacidade singular para resolver problemas comuns, visando benefícios redencionais em primazia aos benefícios materiais. 
O texto que separamos para meditarmos, é uma amostra da presença da Inteligência Redencional na igreja primitiva. Buscaremos analisar o acontecimento da Escolha dos Diáconos como uma prova de que o Espírito Santo estava atuando na mente dos apóstolos e dos irmãos, de modo a lhes conduzir a encontrar soluções que tivessem prioridade redencional em sua concepção. 

FCD - Foco da Nossa Condição Decaída
O homem, criado por Deus como um ser pensante, deveria escolher sempre servir e amar a Deus, no entanto, por causa do pecado que lhe afetou primordialmente a capacidade cognitiva, o homem se desvia comumente de Deus e não escolhe seu caminho, a não ser que Deus lhe conceda a "capacidade de agir na direção de Deus", a esta capacidade chamamos de "Inteligência Redencional", cuja finalidade é aproximar o homem de Deus". Esperamos que o crente, meditando no modo como os primeiros cristãos identificavam e resolviam as questões mais simples da vida, comece a buscar esse mesmo discernimento para sua vida. 


INTRODUÇÃO
Como temos apresentado em alguns dos nossos textos, Lucas escreveu este seu segundo livro com a finalidade de confirmar a fé Cristã como algo que procede realmente de Deus. 
Neste texto, Lucas descreve uma situação comum em um grande grupo, ou seja, a necessidade de uma melhor organização para que as coisas acontecessem de uma maneira ordeira e boa para toda a comunidade. 
Lucas introduz o texto destacando justamente o problema: 


Ora, naqueles dias, multiplicando-se o número dos discípulos, houve murmuração dos helenistas contra os hebreus, porque as viúvas deles estavam sendo esquecidas na distribuição diária.


A descrição de Lucas mostra o problema como resultado de um convívio prático e que surgiu involuntariamente, não como fruto de algum menosprezo, nem discriminação desejada pelos líderes, mas acontecia decorrente das exigências naturais do crescimento da comunidade cristã.
Entretanto, o problema afetava algo fundamental na raiz de uma dos principais alicerces redencionais do REino de Cristo, que é a unidade e comunhão da Igreja de Cristo. A palavra murmuração, uma certa desconfiança se levantava no coração dos que eram prejudicados.  
Apresentado o problema, veremos como Lucas descreve a busca de uma solução para essa situação.


Um Sinal da Presença da Sabedoria de Deus na Igreja a Leva a Encarar as Situações de Forma Realista Sem Negar as Dificuldades.
Uma das coisas que me chama a atenção na Escritura é que ela não procura esconder as mazelas que aconteceram no meio do povo de Deus, tampouco cria heróis através de biografias vencedoras sempre.
Naqueles dias, houve murmuração entre os irmãos, porque as viúvas dos gregos estavam sendo prejudicadas e os mandamentos não estavam sendo cumpridos de uma maneira imparcial e isenta de privilégios. 
Nós não precisamos nos amedrontar diante das dificuldades da vida. Muitas vezes, preferimos nos omitir e negar os problemas que acometem nossa vida e relacionamentos com Deus e com os outros, em particular na família. 
Quando somos dirigidos pela "sabedoria do alto" sabemos que "um pouco de fermento leveda toda a massa". A Inteligência Redencional promove uma mudança como encaramos as dificuldades. 
Podemos tomar como exemplo o modo como Davi enfrentou Golias. Para muitos um ato de bravura, às vezes é conduzido por pouca inteligência. No caso de Davi fora ao contrário. Ele não estava negando que diante dele estava um gigante, especialista em guerra. Não obstante a dificuldade, Davi tinha capacidade de avaliar a situações do ponto de vista de Deus e enfrentar a mais complexa situações com a visão de que Deus não o abandonaria, pois só havia uma solução, o enfrentamento. 
Havia em Davi, um discernimento sobre a realidade que lhe mostrava a possibilidade de vitória em Deus. 
Você pode não ser tão corajoso assim, mas deveria começar a pensar de uma forma um pouco mais simples sobre os mais complexos problemas da vida, ou seja, Deus me guiará pelos caminhos da vida e não preciso temer enfrentar as situações. 


Um Sinal da Presença da Sabedoria de Deus é Valorização da Própria Sabedoria Por Parte dos Crentes
Todos os crentes concordavam que era necessário fazer algo, todos concordavam que a proposta dos apóstolos era uma ação sábia e todos sabiam que não poderiam escolher qualquer homem para esta tarefa, pois percebiam que a vida da igreja era algo muito importante, que somente homens cheios do Espírito e Sabedoria seriam capazes de responder adequadamente à essa necessidade.
No texto, observamos que o parecer agradou a todos. Todos sentiram tranquilidade em encontrarem uma solução. Veja que eles não se puseram a discutir posições pró e contra, havia uma necessidade fundamental a ser resolvida que traria problemas para todos. 
O outro modo como a sabedoria era valorizada entre eles é que ao escolherem as pessoas, na prática, escolheram entre tantos, a Estevam, homem cheio do Espírito e de Sabedoria. Não somente ele, mas temos o exemplo também de Filipe e, acreditamos, que os outros também estavam nessa mesma condição.  

Um Sinal da Presença da Sabedoria de Deus na Igreja é Confirmada Pelo Fato de Que Busquemos Soluções Dentro de Uma Perspectiva Redencional
Uma escolha dentro de uma perspectivia redencional é aquela que privilegia principalmente o Reino e a Vontade de Deus para a transformação da vida dos seus filhos. 
A Lei de Deus é a principal fonte de orientação sobre o que é redencional. Também existem aquelas situações que não são propriamente uma contrariedade da Lei de Deus, mas que facilitam ou promovem melhor o cumprimento da mesma na nossa vida. 
No caso de Atos dos Apóstolos vejam que eles precisavam resolver o problema da distribuição das mesas. Os apóstolos faziam isto até então, ou deixavam que as pessoas fizessem isso de forma pouco organizada. Mas o crescimento do grupo exigiu uma mudança no modo como se deveria fazer o trabalho. 
Perceba que eles poderiam dizer assim: nós iremos fazer isso pessoalmente acumulando algumas funções. Mas, perceberam que para promover a vontade de Deus, o crescimento da Igreja e a glória de Cristo, eles deveriam continuar se dedicando à oração e ao estudo da palavra de Deus. 
A igreja compreendia que aquilo era o melhor realmente. Então, o caminho adotado foi o de delegar a outras pessoas aquele trabalho. O fato de procurarem pessoas cheias do Espírito e de Sabedoria decorria do fato de que a comunhão é algo central na vida da igreja e não poderia ser executada por pessoa sem discernimento do Reino de Deus, pois injustiças e outras males muito frequentemente ocorrem nessa área da distruibuição prática do amor. 


Um Sinal da Presença da Sabedoria de Deus na Igreja é Comprovada nos Resultados Positivos Decorrentes de Ações Sábias
Nós não podemos controlar os resultados das nossas ações, mas com certeza, ações que foram determinadas pelo temor a Deus, que é o princípio da Sabedoria, só podem trazer resultados positivos. 
Não significa que serão resultados afastarão dificuldades, mas nos levarão para perto de Deus e os resultados de estarmos perto de Deus sempre serão positivos. 
No caso do texto, o que ocorreu é que o resultado da escolha trouxe paz e o crescimento do rebanho continuou ser verificado, a ponto de Lucas encerrar a pequena perícope com o seu costumeiro ponto de observações sobre o crescimento da fé, o que pontuava ser resultado da presença de Deus na Igreja. 


Um Sinal da Presença da Sabedoria de Deus na Igreja é Que Deus Jamais é Domesticado Pela Igreja
Muitas pessoas pensam que Deus deve dar sempre uma resposta positiva às suas ações e que Ele não pode agir diferentemente do que desejamos. Isso não é sabedoria do alto, pelo contrário, a Inteligência Redencional reconhece a Soberania de Deus em todas as coisas. 
Na verdade, Deus não pode ser realmente domesticado, mas muitos crentes pensam que ele se submete à nossa vontade. Outros acham que ele age sempre dentro de uma lógica cartesiana e humana. Desculpem-me aqueles que pensam assim, Deus é imprevisivel muitas vezes, pois, por mais que procuremos usar a sabedoria do alto, a tendência é que busquemos uma situação de comodismo. ÀS vezes, Deus precisa chacoalhar nossas vidas para que cresçamos mais e partamos para outros pontos da montanha que subimos na direção de Deus. 
Não exatamente na perícope, mas na continuação do texto, quando o destaque é dado a Estevam e se introduz outra parte do livro de Atos, quando a igreja se espalha pelas regiões de Samaria, na Judéia e em outras regiões. 
Deus, não obstante ter a sua igreja em Jerusalém conhecido o evangelho e o seu poder e nele crido de forma absoluta, não obstante estar os discípulos desfrutando da comunhão e do crescimento, precisava fazer essa igreja dar outros passos na sua carreira como anunciadora da verdade do Reino, por isso, mesmo enquanto agiam com Inteligência REdencional, ele a fez objeto de uma grande perseguição por parte dos judeus. 
O povo de Deus, não se revoltou o que é próprio dos que querem domesticar a Deus, mas não conseguem, pois é impossível. Ao contrário, eles com grande ousadia se espalhavam e pregavam a Cristo, que é a Sabedoria de Deus para  a salvação dos homens. 


Conclusão
Todos percebemos que existem situações na vida da gente que precisam ser tratadas com a Sabedoria que Vem do Alto. É muito comum que procuremos soluções sábias, pois evidentemente todos queremos o melhor. Mas será que nossa sabedoria está baseada na verdade REdencional e na REalidade do Reino de Cristo? 
Bem, uma das coisas mais importantes para que você cresça, amadureça e se torne alguém mais pronto para viver, servir e agradar a Deus é que comece a buscar discernimento do que mais te aproxima de Deus e coopera para a sua vida espiritual. 
Aquilo que acontece na vida pessoal pode muito bem ser aplicado na vida eclesiástica. Infelizmente, as soluções que são aplicadas pela maior parte dos crentes não estão baseadas na capacidade de Inteligência Redencional, mas preferem elementos humanos como fundamentos para suas escolhas. Hoje eu lhes recomendo que se aproximem de Deus. 


Aplicação
Comece a repensar os valores que têm determinado suas escolhas, comece a pensar no quanto você ainda precisa crescer. Você talvez me diga que tem dificuldade para esse discernimento. 
Não existirá discernimento se não houver oração e leitura da Palavra. Não existirá crente maduro e capaz, se não fizermos com os apóstolos: nos dedicaremos a oração e à palavra. 
Hoje pode ser um dia para uma mudança muito importante na sua vida. Você é capaz de ser um crente melhor, a capacidade de crescer já está colocada em sua alma. 













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda mensagem escrita é apenas um registro. O sermão bíblico de fato é único, como um rio que passa e muda a cada instante. Um sermão só pode ser pregado uma única vez. Caso seja repetido em outro púlpito, ainda que use os mesmos registros, será outro, por várias razões: a) o pregador nunca é o mesmo, pois está sendo transformado a cada mensagem que prega; b) os ouvintes são outros; c) o Espírito é o mesmo, mas é dinâmico e aplica o que quer aos corações.
Obrigado por ler estes pequenos e falhos esboços!