7 de julho de 2010

Tiago 1.20 - Aprenda a Lidar Biblicamente Com a Sua Ira

Aprenda Lidar Biblicamente
Com a Sua Ira
Nesse estudo, abordaremos a questão da "ira", tendo como fundamento o modo como a Escritura trata esse fenômeno da emocionalidade humana. Quase todos temos momentos em que temos de encarar a ira instalada dentro da nossa alma, mas nem todos sabemos lidar bem com isso e, com certeza, colhemos frutos extremamente indesejados por conta de nossas ações cheias de ira. 
Na verdade, estamos abordando esse tema, dentro de um tema ainda maior que é a "Glória de Cristo". Nossa perspectiva é tratar do fato de que um dos problemas que encobrem a clara manifestação da Glória de Cristo na vida da Igreja (dos crentes em geral) é que a "Ira Pecaminosa" tem sido um grave empecilho e se mantém sem tratamento em muitos casos. 
Algumas vezes, preferimos dizer que nossa ira é justificada por causa do comportamento das pessoas, afinal se não agirmos com energia muitos males não são corrigidos. 
Mas também não podemos nos esquecer de que existe um outro lado dessa questão. Muitas pessoas fogem tão completamente da ira, considerando-a ser algo unicamente produzida pela velha natureza e esquecendo-se de que a ira não é em si um fruto do pecado, pelo contrário, a própria Escritura afirma: "Irai-vos e não pequeis (Ef.4.26)". O que certamente nos indica que existe algum motivo e alguma maneira de se manifestar a ira que seja sem o conteúdo do pecado presente. 
Na verdade, essas duas posições são maneiras pecaminosas de lidar com a ira, pois, dar vazão completa à ira, justificados nos erros dos homens não produzirá a justiça de Deus e, ao contrário, considerar que nunca existem momentos em que é possível e necessário se irar, como se a ira fosse sempre algo pecaminoso, também não espelha a verdade escriturística sobre esse assunto. 
Avaliaremos o assunto procurando ver o que a Escritura diz sobre a Bíblia, pois entendemos que, quando as pessoas aprendem a lidar com a sua ira, elas também se dispõem à manifestar de maneira mais clara a glória de Cristo Jesus.


Faremos essa busca de aprendizado seguindo quatro passos: 
definindo o que é a ira; 
o nascimento da ira; 
o poder destrutivo da ira e, por fim, 
domínio sobre a ira. 


O Que é a IRA?
Primeiramente, devemos considerar a ira como parte da natureza emocional humana, desde a criação e não como um acontecimento decorrente da queda. 
Uma boa maneira de chegarmos à essa conclusão está na própria natureza divina de Deus. A Bíblia afirma que Deus se ira e que a manifesta e, se Deus se ira e a manifesta devemos compreender que a ira não é em si mesma algo ruim ou totalmente inaceitável. 
O homem, sendo criado para espelhar o próprio ser de Deus, também foi criado com a capacidade de se irar. O problema com a questão da ira é que, depois da queda, o homem perdeu a capacidade de dominar sua ira e utiliza-la de modo a trazer à luz a justiça de Deus. 


A IRA é Uma Reação Emocional Natural
Bem, como já consideramos no parágrafo anterior, a ira é parte da natureza do homem, portanto, ela é natural em nós. Irar-se é uma resposta natural do nosso ser interior a alguns acontecimentos a que somos expostos. Sendo uma reação natural, a ira estará presente em nossa vida e não poderemos fugir totalmente à sua presença em nós. 
Todos os seres humanos normais se iram. A Bíblia nos exorta a afastarmo-nos da ira, mas ela não esconde de nós o fato de que nós nos iramos. Quando ela nos exorta a nos afastar da ira, ela, na verdade, nos exorta a afastar da "ira pecaminosa", isto é, aquele tipo de ira e de sua manifestação, que não decorre de um reflexo ajustado da imagem de Deus, mas do pecado que nos contamina a mente. 


A IRA pode ser controlada
Quando o apóstolo Paulo nos disse: irai-vos, mas não pequeis. Não se ponha o sol sobre a sua ira, nem deis lugar ao Diabo (Efésios 4. 26 e 27). Algumas verdades anuncia direta e indiretamente neste texto. Primeiro, que a manifestação pecaminosa da nossa ira é uma ação contra Deus e pode ser usada pelo próprio Diabo para completar sua sagaz perseguição à nossa fé. Por outro lado, ele fala sobre a nossa capacidade de dominar essa manifestação, bem como o tempo com que a ira permanece em nosso coração. 
Voltaremos a falar um pouco mais sobre esse controle da ira mais a frente. Por enquanto, queremos apenas pontuar que a ira não é um poder totalmente fora do nosso controle. 


A IRA tem um grande poder construtivo
Como já dissemos, a ira é uma reação emocional natural e, de alguma maneira, tem a ver com os traços da imagem de Deus em nós. Vimos também que o próprio Deus se ira e que, portanto, ela não é má em si. Por isso, podemos dizer que existe um propósito santo e construtivo para que Deus tenha depositado em nossa constituição natural essa capacidade. 
Sim, a ira pode ter um potência construtivo muito grande, especialmente quando ela nos faz ficar incomodados com uma determinada situação e nos estimula a uma reação positiva aos fatos que geraram a ira em nosso coração. 
Também esperamos tocar nesse assunto um pouco mais tarde. 


A IRA tem um grande poder destrutivo
O outro lado dessa moeda que acabamos de rodar é que a IRA também tem um grande potencial destrutivo e sobre esse assunto desejo discorrer a seguir. Na verdade, creio que um dos problemas que temos enfrentado é que as pessoas têm mascarado sua ira, com medo de reconhecer o seu poder destrutivo. Mesmo na vida daqueles crentes, aparentemente mais pacíficos e calmos. 
Vamos lidar com o este estudo sobre o poder destrutivo da ira de duas maneiras. Primeiro, iremos ver as afirmações bíblicas sobre a ira no livro de Provérbios e notar o que ela faz acontecer na vida das pessoas, segundo as instruções desse livro de sabedoria. Depois, iremos tomar alguns casos bíblicos sobre a ira e veremos, na vida prática das personagens das Escrituras, como a ira produziu tantos infortúnios destruidores. 
A medicina preventiva é sempre uma maneira mais adequada de se lidar com  a maior parte dos problemas de saúde, isso não é nenhum segredo para ninguém, e o mesmo pode ser aplicado em relação aos problemas das enfermidades espirituais. 
No entanto, a medicina preventiva dificilmente nasce de uma forma natural, pelo contrário, para que apareça determinada prática preventiva para qualquer mal, primeiramente, as pessoas precisam estar conscientes do mal que se lhe pode acometer. Por isso, iremos começar falando acerca do "poder destrutivo da ira". 


O PODER DESTRUTIVO DA IRA nas afirmações de Provérbios
Na verdade, estamos apenas tomando o livro de Provérbios como um exemplo de como a ira pecaminosa deve ser tratada preventivamente. Poderíamos, como já fizemos em parte, elencar o tema em outros textos, mas poderemos aprender bastante sobre o poder destrutivo da IRA nestes textos proverbiais. 


Provérbios 14.17 - 14.29
O homem que se deixa denominar pela ira pecaminosa age sempre como um louco, o implica no fato de que ele nunca anda na direção de Deus e do temor do Senhor. Esse homem será odiado pelas pessoas e, naturalmente, não obterá o favor de Deus, pois não faz o que Deus espera que ele faça, afinal os seus designios são maus. 
A ira pecaminosa não exalta a Deus e a sua vontade, mas a sua loucura estará em relevo e perceptível na sua vida. 


Provérbios 15.18 - 
A ira pecaminosa causa uma dificuldade muito intensa de relacionamento com as pessoas ao seu redor, pois o seu padrão de relacionamento é de causar lutas, discussões ao seu redor. Ele contamina o ambiente ao seu redor e causa todo tipo de problemas  


Provérbios 19.19
O padrão do homem que se ira de forma pecaminosa, acaba adotando um padrão de ira em suas reações, pois ela domina seus pensamentos. Por isso, é comum que ele seja constantemente reincidente em seus mesmos pecados, decorrentes da ira.


Provérbios 21.9; 19
Problemas familiares e dificuldade para o diálogo familiar. As famílias não têm um crescimento emocional, porque as pessoas procuram ficar o menor tempo possível com pessoas com reações iracundas. Veja que a razão da felicidade de um lar, está mais centrada no ambiente que existe numa casa que nos bens que possuem os seus moradores (Provérbios 17.1). 


Provérbios 22.24 e 25
O homem colérico e iracundo contamina os que andam com ele. Na verdade, as pessoas que se deixam dominar pela ira pecaminosa é um má influencia na vida de outras pessoas, pois o seu procedimento sempre levando à laços perigosos na vida. Portanto, os amigos do homem iracundo serão, mais tarde, iracundos com ele. 


O PODER DESTRUTIVO DA IRA na vida de algumas personagens bíblicas
Algumas personagens da Escritura deixaram-se dominar pela IRA PECAMINOSA e viram os efeitos dessa nefasta presença na sua própria vida, através das consequencias que a IRA deixou-lhes. 


CAIM MATOU ABEL
Caim matou Abel como produto de sua IRA PECAMINOSA. Talvez se tivesse controlado sua IRA não teria matado Abel, teria sido recebido por Deus e aprovado por Ele. Ele matou seu irmão, causou dor no coração de Adão e Eva e tornou-se pai de uma família de assassinos. 


A IRA DE ESAÚ
Esaú tinha uma razão justa para se irar, pois seu irmão Jacó havia enganado o Pai e roubado o seu direito. Entretanto, por ser ele um homem iracundo, cujas ações eram marcadas pela violência, ele afastou o seu irmão e trouxe grande tristeza à sua família (Gn 27.41ss). 


A IRA DE LABÃO
Labão, por causa da ira pecaminosa, contra Jacó, delimitou um linha da qual enfaticamente determinou que Jacó não passasse. Isso o impediu de conviver com suas filhas e netos o resto de sua vida. Genesis 31.48ss.


A IRA DOS IRMÃOS DE JOSÉ
Os irmãos de José iraram-se contra o fato de que Jacó dava uma atenção maior para José. Sua reação foi a de se confabularem a morte do irmão. Felizmente, pela intervenção divina, decidiram vendê-lo aos ismaelitas. Bem, a ação trouxe mentira, tristeza e toda uma série de conflitos familiares. 


A IRA DE POTIFAR
Quando ficou irado, por causa do relato mentiroso de sua mulher a respeito de José. Potifar agiu injustamente contra José, perdeu seu melhor empregado e lançou-o na prisão. 


Quando a ira pecaminosa determina os padrões do nosso comportamento, podemos colher os mais terríveis resultados. Passemos a meditar de forma mais prática em nossa própria vida. 


O PODER DESTRUTIVO DA IRA na sua vida
A IRA PECAMINOSA terá um poder destrutivo na sua vida de algumas formas. Ela irá influenciar na sua vida social, no seu relacionamento com Deus e até mesmo no modo como você aceita e reage a realidade ao seu redor. 


A Ira Pecaminosa Compromete a Mente
Primeiramente, gostaria de dizer que a IRA produz afetação cognitiva na sua vida. Isso significa que ela atua primordialmente no modo como você reage mentalmente às coisas que te cercam, bem como e principalmente, todas as pessoas que estão ao seu redor. 
A IRA pecaminosa irá fazer você ter sempre um conceito muito ruim sobre as pessoas e o modo como elas te tratam. Você poderá se voltar contra uma pessoa por causa de algo ruim que ela te fez, mesmo que já tenha doado a você uma vida inteira de coisas boas. Isso acontece porque a sua mente, por causa da ira, fica pervertida e não consegue pensar e valorizar comparativamente quão boa é aquela pessoa que você por quem, agora, você tem raiva. 


A IRA Pecaminosa Afasta Você das Pessoas Que Você Ama e Que te Amam
Quando uma pessoa trabalha a sua vida e seus relacionamentos de forma influenciada pela Ira Pecaminosa existe uma tendência a prejudicar o seu relacionamento com as pessoas que vivem mais perto de você.


A IRA Pecaminosa Destrói a Igreja
Muito facilmente podemos perceber que a IRA Pecaminosa é quase sempre a responsável pela quebra da comunhão entre os irmão, a falta de trabalho e colaboração, bem como, chega a dividir igrejas. 


A IRA Pecaminosa Pode Causar Problemas Sociais e Financeiros
Algumas pessoas, deixaram-se dominar tão completamente pela ira pecaminosa que,  perderam empregos, oportunidades maravilhosas de promoção e outras situações ligadas à vida social, bem como financeira. Pessoas iracundas, não conseguem estabelecer-se socialmente, portanto, têm dificuldades enormes para ocupar determinados postos profissionais. 
  




Causas da IRA PECAMINOSA


Causa primordial


Causas circunstanciais




(sofrerá revisão...)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda mensagem escrita é apenas um registro. O sermão bíblico de fato é único, como um rio que passa e muda a cada instante. Um sermão só pode ser pregado uma única vez. Caso seja repetido em outro púlpito, ainda que use os mesmos registros, será outro, por várias razões: a) o pregador nunca é o mesmo, pois está sendo transformado a cada mensagem que prega; b) os ouvintes são outros; c) o Espírito é o mesmo, mas é dinâmico e aplica o que quer aos corações.
Obrigado por ler estes pequenos e falhos esboços!