24 de julho de 2010

Como a Sabedoria do Mundo Tem Atrapalhado a Fé Cristã

"Tais coisas, com efeito, têm aparência de sabedoria, como culto de si mesmo, e de falsa humildade...".
Colossenses 2.23.


O ser humano, criado à imagem e semelhança de Deus, possui uma capacidade que o diferencia de toda a Criação no mundo material: o homem foi criado “ser pensante”. Tal característica promove uma condição excepcional para o homem, pois este, busca a Deus, não como um mero reflexo da sua natureza, mas por um gesto de compreensão racional de quem é Deus.
Os animais louvam a Deus sem uma consciência clara disto. Para eles, o simples existir e fazer aquilo para o que sua natureza foi programa já resulta no louvor da glória de Deus. O homem, diferenciadamente, busca a Deus e a sua vontade de forma consciente, ou seja, sabendo racionalmente o que está fazendo e isso é glorioso para o homem! Ele desfruta da graça do “entendimento acerca de Deus” e o que ele faz.
O problema com essa qualidade do homem é que o pecado afetou de forma profunda a mente humana, que ela não consegue compreender a Deus de forma natural. Pelo contrário, o homem, na tentativa de buscar a Deus por suas próprias forças se desvia de Deus e conceber um Deus segundo os seus desejos, inclinando-se à idolatria. Dessa situação, decorre a necessidade de que busquemos a “Sabedoria de Deus” como a forma de novamente voltarmo-nos a Ele, como verdadeiros adoradores.
Na Bíblia, a verdadeira sabedoria é definida como sendo a busca de Deus e sua vontade segundo o que o próprio Deus instrui acerca disso. Esse discernimento de Deus é a sabedoria que vem do alto e contrasta com a “sabedoria do mundo”. Paulo nos diz em 1 Coríntios que a sabedoria do mundo não é capaz de compreender Deus e, por isso, ela, em lugar de causar aproximação, afasta o homem do seu Criador, pois busca apenas os interesses do próprio homem.
A mais danosa manifestação da “sabedoria do Mundo” ocorre quando ela, parecendo promover a glória de Deus, torna o homem cada vez mais inclinado e centrado em si mesmo. Hoje não é incomum ouvir de grandes pregadores mensagens completamente centrada nos interesses humanos. Falam de prosperidade, sucesso e poder, quase sempre afirmando ser essa a vontade de Deus para os seus filhos. Ao contrario disto, o  homem sábio busca a Deus pelo que Deus é, e não somente pelo que Ele lhe pode dar.
Como podemos ver, no texto destacado acima, o apóstolo Paulo enfrentou a mesma situação em seu tempo, pois um tipo diferente de mensagem estava se espalhando na Igreja e levando os crentes a viverem para Deus na busca de seus próprios interesses. 
Os proponentes mudaram, mas a mentira é a mesma que se propaga ainda hoje. É necessário observar que essa pretensa "nova sabedoria" não é outra senão a "sabedoria do mundo" transformando o evangelho da graça em um evangelho empobrecido de Deus, enriquecido do querer humano. 
Para que você consiga obedecer ao chamado de Cristo - Negue-se a si mesmo e siga-me - será necessário que o Espírito Santo desperte a sua mente para um novo entendimento do que é a vida e o propósito da sua existência. Essa obra, não pode ser produzida pela vontade do homem, mas pelo agir de Deus. 
Precisamos orar para que Deus desperte o seu povo para ter a mente de Cristo, para que redescubra a graça de viver na expectativa de fazer a vontade de Deus. Que o temor do Senhor, volte a ser, na mente da Igreja, o princípio de toda a sabedoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda mensagem escrita é apenas um registro. O sermão bíblico de fato é único, como um rio que passa e muda a cada instante. Um sermão só pode ser pregado uma única vez. Caso seja repetido em outro púlpito, ainda que use os mesmos registros, será outro, por várias razões: a) o pregador nunca é o mesmo, pois está sendo transformado a cada mensagem que prega; b) os ouvintes são outros; c) o Espírito é o mesmo, mas é dinâmico e aplica o que quer aos corações.
Obrigado por ler estes pequenos e falhos esboços!